31 julho, 2007

Achados no Youtube

Achei particularmente intensos estes dois:

Nirvana rehearse in a garage in Aberdeen, Washington, 1988.
An early Dave Grohl-less Nirvana let rip in the garage of Krist Novoselic's mum's house. 'Love Buzz', 'Scoff' and 'About A Girl' all get a right good kicking. Kurt sings into the wall. The grassroots of grunge.

Joy Division: a pub in Altrincham, 1979.
Malcolm Whitehead's dark and evocative Super 8 film of an early Joy Division gig captures Ian Curtis at his most mesmerising. 'She's Lost Control' and 'Shadowplay' in their entirety, plus Barney's floppy fringe and Curtis dancing like a marionette on speed. Mesmerising.

Lista e vídeos

Social networks influence music buying habits


"Social networks are fundamentally changing the way we discover, purchase and use music. The dynamics of democratisation, word of mouth recommendation and instant purchase challenge the established order and offer huge opportunities to forward-thinking businesses."

Ler

A rodar...

Jesu - Eluvium Split LP [Temporary Residence, 2007]
Justin Broadrick não pára quieto, acho que já todos sabemos isso e no dia em que estivermos mais de seis meses sem ouvir nada novo do mestre então é melhor nos começarmos a preocupar. Cada vez mais longe dos tempos de Godflesh e os seus Jesu cada vez mais acessíveis, os três temas deste split não deixam de estar ao nível que nos tem habituado: uma melancólica e catchy “Farewell”, uma curta e instrumental “Blind and Faithless”, e uma intimista “Why are we not perfect?”. Adoro a evolução destes gajos, adoro esta banda. Já a faixa de Eluvium achei um pouco cansativa, vinte minutos que não parecem chegar a lado nenhum mas talvez esteja a ser um pouco preguiçoso. Confirmem enquanto eu espero pela edição em cd da Hydra Head.


Lotus Eaters - Wurmwulv [Troubleman Unlimited, 2007]
Aaron Turner dos Isis, Stephen O'Malley dos Sunn 0))) e James Plotkin ex-Khanate. É preciso dizer alguma coisa? É mesmo? Ok, Aaron Turner dos Old Man Gloom, Stephen O’Malley dos KTL e James Plotkin dos Khlyst. Mais? Aaron Turner dos House of Low Culture, Stephen O’Malley dos Ginnungagap e James Plotkin dos Phantomsmasher. Chega? Atenção ao original, é daqueles de colecção. Os três temas gravados entre 2000 e 2003 vêm embalados num digipack em formato dvd.


Nadja - Guilted By The Sun EP [Elevation Records, 2007]
Está a ser um grande ano para estes canadianos. Álbuns, EPs, reedições de cdr, tours, primeira parte de bandas como Isis ou Pelican, destaques na imprensa, etc. E ainda bem, para mim são a descoberta de 2007. Confesso que demasiada música da mesma banda em pouco tempo provoca-me um certo efeito de cansaço e tira-me algum entusiasmo mas Aidan Baker (desculpa-me Leah) nunca nos deixa ficar mal. Engane-se quem pensar que é mais do mesmo, não é. Desta vez os Nadja decidiram percorrer um trilho um pouco mais pesado, mais “sludgy” e directo mas sem perder a sua identidade. Será uma questão de tempo para os ver na liga principal? Creio e desejo que sim.


Omega Massif - Geisterstadt [Radar Swarm, 2007]
Foda-se, que grande álbum!!! Isis meets Cult of Luna meets Red Sparowes meets Pelican, ponto final e não quero saber de mais nada. Isto soa muito mas muito bem. As bandas que referi podem estar lá completamente à vista de todos, não escondo isso e eles também não, mas estes alemães rulam à brava e fizerem um excelente álbum de estreia. Post-metal instrumental do melhor que ouvi este ano. Espreitem o meu peixe e ouçam logo a primeira "In Der Mine":
http://www.myspace.com/omegamassif
Fiquei fã ao primeiro acorde.

30 julho, 2007

Shoegazing - o barulho bonito.


Artigo acerca de bandas recentes que tentam recuperar o estilo Shoegazing.

"It's all about music that doesn't stare at its shoes. It stares at the stars."

Ler

“It is preferable not to travel with a dead man"

Há obras assim, marcantes e intemporais. Há obras sobre as quais não as sabemos descrever aos amigos quanto mais escrever sobre elas e apesar deste ser sobretudo um blog sobre música, a obra a que me refiro é ao filme e à sua banda sonora pois não consigo separar as duas tal é a sua cumplicidade. Mas sim, é o excelente trabalho de Neil Young que quero realçar. Não sou grande fã deste senhor, preguiça talvez, mas respeito-o e reconheço a sua importância. Li por aí que ele compôs estas canções em tempo real enquanto via a projecção do filme. Não sei se é verdade mas isso ainda lhe dá mais mérito. Quando ouço consigo ir onde poucos me conseguem levar, é um desafio tal como o próprio filme, é guitarra eléctrica tocada com o coração. Infelizmente nada é perfeito, o belissímo e dramático tema dos créditos não aparece no álbum. É pena… Para terminar, a banda sonora não é só Neil Young. É também Johnny Depp a recitar poemas de William Blake.

29 julho, 2007

Concertos de Domingo.

28 julho, 2007

Alamaailman Vasarat

Uma banda fantástica.

Música: Kivitetty Saatana

Sigh - Hangman's Hymn [2007]

Muito se tem falado de Black Metal e de bandas que recuperam uma faceta mais tradicional e primitiva como os Deathspell Omega, Furze ou por exemplo os Leviathan. Os próprios Sunn0))) encarregaram-se de atirar as atenções todas para o estilo aquando o lançamento de Black One.

Por outro lado existem bandas que tendem a romper com os limites, metamorfoseando cada vez mais o Black Metal, tornando-o até incaracterístico, vejam por exemplo, a evolução musical dos Ulver. Os Arcturus e Enslaved merecem destaque por terem lançado discos geniais mantendo a brutalidade e frieza dos primórdios, adicionando outras influências como a música psicadélica “floydiana” ou até a electrónica entre outras.

Quando todos olham para os países nórdicos para contarem uma história, esquecem-se que no Japão existem bandas como os Sigh. Formados em 1989 estiveram "presentes" no eclodir do Black Metal, assim como foram mutando o seu som mais Black/Thrash na linha de Venom e Celtic Frost para nos últimos anos se terem tornado uma das bandas mais geniais e vanguardistas.

Os primeiros passos deram-se com a atenção dada por Euronymous (Mayhem) e da sua amaldiçoada editora Deathlike Silence, selo do primeiro trabalho dos Sigh, Scorn Defeat, isto em 1993 pouco depois de Varg Vikernes ter morto Euronymous - com ele acabaria por desaparecer a editora.

Os Sigh continuaram a trilhar caminho transformando cada vez mais o seu som que na altura de Hail Horror Hail resultou em Black Metal formato banda sonora de filmes de terror. Aliás os filmes de terror mantiveram-se sempre como uma clara influência para os Sigh. O alquimista dos teclados, Mirai, chegou a juntar-se aos Necrophagia que detinham os rumores de Phill Anselmo pertencer ao lineup. Mirai envolveu-se ainda em trabalhos de bandas como os Meads of Asphodel, Cut Throat, Hallowmas e Hidden.

Mas foi com Imaginary Sonicspace que as coisas atingiram novas dimensões. O colectivo usou equipamento do período psicadélico dos anos 70, mas não ficaram parados na máquina do tempo. Com um artwork feito por Stephen O'Malley, ninguém esperava que aquela capa verde cheia de formas estranhas escondesse tantas surpresas. Um disco carregado de teclados e orquestrações (usaram-se Moogs, Hammonds, Rhodes e tudo que pudesse criar sons "exóticos" para o estilo). Com o distanciamento dos filmes de terror, afirmava-se o imprevisto esquizofrénico de músicos como John Zorn ou Frank Zappa. Mirai não esconde as suas influências, para além de ter tido aulas de piano clássico durante mais de 20 anos, mantém a paixão pela música clássica, algum free-jazz e bandas/compostiores como The Beach Boys, Stockhausen ou Xenakis etc..
Com Gallows Gallery as cartas voltaram a ser baralhadas e mais um disco genial veio cá para fora. Este ano chega-nos Hangman's Hymn - um colosso de Black Metal orquestral. Nas asas de Richard Wagner, os Sigh voltam ao passado para escreverem um dos seus trabalhos mais violentos e coesos. Voltam as vozes agressivas, coros femininos, ambientes sinfónicos e ritmos fustigados a alta velocidade. Juntemos a técnica de uns Mercyful Fate, violinos, sintetizadores e os dedos de James Murphy que ajudou na produção e no paladar Thrash deste disco. As melodias são dignas dos clássicos Heavy Metal com refrões memoráveis, tudo iluminado pela vela negra dos primeiros trabalhos dos Cradle of Filth. Podiam ser feitas ainda dezenas de referências como as cavalgadas "power-épicas" dos Hollenthon ou Bal-Sagoth, mas apenas me resta dizer que os Sigh estão a fazer pelo Black Metal o que os Nile fazem pelo Death Metal - reinventa-se o passado quebrando qualquer barreira do presente. Um dos melhores discos do ano.

27 julho, 2007

Heavy Metal Symposium

None of my friends wanted to come with me to the mid-July heavy metal symposium at the New Art Gallery in Walsall. The promise of a Friday evening spent listening to lectures on such topics as the Brummie origins of Black Sabbath and the history of grindcore (the extreme offshoot of metal invented in the 1980s by Napalm Death, if you were wondering) failed to attract them, for some reason. They missed out. Four decades after the words "heavy metal" were first used by the rock critic Lester Bangs to describe Black Sabbath, the West Midlands is rightly celebrating its place as the epicentre of a cultural movement that has swept the globe.

Heavy metal has long been sneered at by music snobs for being resolutely proletarian, often aggressive, and obsessed with macabre, occult imagery. Over its 40-year history, however, it has achieved a level of worldwide ubiquity rivalled only by that of hip-hop.

The discussion opened up to questions from the floor. "Why do so many people hate heavy metal?" asked an audience member. This brought a blunt response from the musician and DJ Jon Pickering: "Because most of it is rubbish."

O artigo completo aqui.

\oo/

Música influencia condução

"Um estudo levado a cabo pela organização DriveSafe concluiu que a música que os condutores ouvem pode influenciar a sua condução. Certos tipos de música a tocar no carro podem, inclusivé, aumentar as probabilidades de ocorrer um acidente, por levarem os condutores a comportar-se de foram ofensiva."

77 Boredoms



Deve ter sido do caraças...
Gravação audio aqui.

26 julho, 2007

SCUMM 0)))

Post sugerido pelo Luís. Ouvir/sacar aqui: http://sendhelp.org/video/scummm.mp4

Mastallica!



@pitchfork.

The Fall of Troy - Manipulator [2007]

É quase inevitável que um trabalho tão extravagante como este tenha um impacto [positivo ou negativo] imediato muito forte, mas a abrangência musical que os the Fall of Troy pretendem insinuar com este disco, provocou-me alguma estranheza das primeiras vezes que o ouvi e amenizou o impacto. Não é que seja terrivelmente diferente daquilo eles gravaram nos dois álbuns anteriores, alguns temas [Sledgehammer e Ex-creation por exemplo] continuam a ter estruturas Euclideanas maradas, incursões esquizofrénicas pelo sinuoso post-hardcore, montes de efeitos e modulações, e os berros screamo da praxe. Acontece que aqui a música é mais extravagante derivado à exploração de outros territórios sonoros do que propriamente pela constante imposição de mutações rítmicas. É um experimentalismo mais extravasado, com inclinações pop, momentos bluesy, punky e 70s prog-rock, incorporando mais melodia e que acaba por ser musicalmente menos desordenado e caótico. E um dos aspectos em que há uma maior experimentação é mesmo na voz, que alcança novas dimensões nem sempre fáceis de assimilar nomeadamente nos momentos mais emo pop, em The dark trail atinge os extremos do agudo e do grave, inspirada num cruzamento entre The Mars Volta, Coheed & Cambria e King Diamond, e em Oh! the casino é extremamente happy-teen. Mas o extraordinário é que quase tudo encaixa na perfeição, e ultrapassada que foi a surpresa inicial, a aparentemente estranha combinação dos diferentes elementos demonstrou ser uma montanha-russa irresistível, formando uma amalgama sonora ainda mais singular. Manipulator é um óptimo disco, mas cuidado, não é para todos.

Rock-a-Rolla nº 10

A Rock-A-Rolla é uma revista Inglesa dedicada ao avant-rock, metal, noise, sonoridades experimentais e a todos os artistas que estejam de algum modo a estimular o mundo da música e a demolir fronteiras. É uma revista abrangente, que reúne uma excelente secção de notícias, artigos sobre música, entrevista e resenhas a discos e filmes, assim como nos faz chegar o que de mais excitante se passa nos palcos de Inglaterra e um pouco por todo o globo. Numa edição bi-mensal, totalmente a cores e com aspecto de coleccionáveis, a Rock-A-Rolla tem vindo a assegurar distribuição num número cada vez maior de países (Canadá, EUA, Japão, Austrália, e vários países da Europa). Em pouco mais de ano tornou-se numa das publicações mais faladas e elogiadas por todos aqueles que se interessam por música e seguem a sua evolução, tendo já adquirido estatuto de culto. Khanate, Wolf Eyes, Justin Broadrick, Melvins, Mike Patton e Sunn0)) + Boris foram alguns dos artistas escolhidos para capa da Rock-A-Rolla, pelo que podemos esperar novas escolhas impares e muitas surpresas fascinantes… A Rock-a-rolla passa agora a ter distribuição exclusiva em Portugal via Amplificasom.

Rock-a-Rolla nº 10:
SUNNO)))
TOMAHAWK
KTL
LIARS
PELICAN
NEUROT
CEPHALIC CARNAGE
SLEEPYTIME GORILLA MUSEUM
plus loads of album reviews, live action, news and much more.

5€ em mão (Porto e arredores)
6€ via ctt azul

25 julho, 2007

Tree Nation

A Tree Nation é um projecto ambiental sediado em Barcelona. Visitem o website e inscrevam-se :)

http://www.tree-nation.com

The Pax Cecilia - Blessed Are The Bonds


Futuro? Má escolha? A verdade é que estamos perante um dos discos do ano cuja a banda decidiu enviar os cds para quem quiser e de borla. Os detalhes seguem em baixo:

“We’re attempting to exist on a donation-based model,” says band member John Feustel, “We realize that the music industry is undergoing a radical change, and we want to be at the front of separating the art of music from commercial interests.”

Simply send your mailing address to their email and you will promptly receive a free copy of Blessed of the Bonds

But remember, bands like the Pax can’t survive without your support. If you dig their music, head over to the band’s Donation Page and drop them a few bucks.

Do myspace da banda: BLESSED ARE THE BONDS, our new release, is now available! it is free, and we still have many unclaimed... please send your mailing address to cd@paxcecilia.com... (we happily ship overseas)


Quem quer encomendar?
Se alguém quiser um link com o disco todo para download é só dizerem.

Myspace

Hellmeirim

Mais uma sugestão para um Verão de peso... A entrada é gratuita!

A persistência do METAL


Aqui fica um artigo interessante publicado na New Zealand Listener
Ler

24 julho, 2007

Black metal norueguês inspira verão

23 julho, 2007

E por falar em carros

Como é que com meia dúzia de diálogos e meia dúzia de carros se faz um filme do caneco? O Tarantino sabe. Quero lá saber de enredos complicados!
Agora tenho aqui isto para ouvir (também está incluída a BS do Planet Terror).

Orange Goblin - Healing Through Fire [2007]

6 álbuns em 10 anos é uma boa marca, sempre com uma orientação muito coerente desde o início, não foi por saírem da Rise Above que os Orange Goblin decidiram dar outra roupagem à sua sonoridade, ainda bem! Conceber outra coisa também seria utópico e até antes de carregar no play uma gajo já imagina em que territórios isto se move. O Heavy Rock Stoner Blues Metal atravessa indiscriminadamente o disco de uma ponta à outra, nunca de uma forma linear, mas em doses que pendem por vezes para a veia mais Riffistica e pesada, e em alternativa confluem abertamente numa maior variedade de sonoridades rockeiras. A sensação de familiaridade com os estágios anteriores ou com os parentes do costume como Black Sabbath, Monster Magnet, Electric Wizard, Spiritual Beggars, Kyuss e outros que tal, não deslustra a motivação rockeira, até porque eles nunca se limitaram a reciclar ideias nem pretenderam ser mais do que aquilo que são. They come back (harvest of skulls), Cities of frost e Hounds ditch são do melhor que por aqui há, temas porreiros para ouvir em alto volume enquanto se conduz, e se eu corresse, também dariam óptimos companheiros para a ocasião.

Dylan Carlson

Sabiam que foi este senhor que vendeu a espingarda a Kurt Cobain com a qual o mesmo se suicidou?

Malha Coração

Novo tema dos Linda Martini: http://www.myspace.com/lindamartini

20 julho, 2007

Cartaz fechado

Procura-se!!!!!!!

Jesu / Eluvium - Split
Orthodox - Amanecer en Puerta Oscura

Caos Emergente 2007


Haverá posteriormente mais coisas a comentar, para já faço referência aos Melechesh que gosto muito.

Thurston Moore - Trees Outside The Academy [Ecstatic Peace, 2007]

O álbum só sai dia 18 de Setembro e já toda a gente falou dele mas eu não resisto em dar-lhe um cantinho aqui no tasco. O mestre está de volta aos álbuns a solo depois de em 1995 ter editado "Psychic Hearts". Não é que estivesse parado este tempo todo, os Youth - falta menos de um mês, menos de um mês - lançaram vários álbuns nesse período e as colaborações e projectos com outros músicos são incontáveis mas, Thurston Moore a solo é diferente. É mais intimista sem perder o lado noisy da coisa, é distinto mas os riffs soniquianos estão lá, é mais acústico e até a violino e piano temos direito!! A lista de colaboradores neste "Trees..." conta com J. Mascis (Dinosaur Jr., Witch) e o seu estúdio, Christina Carter dos Charalambides num belo dueto em “Honest James”, Andrew Macgregor, a violinista Samara Lubelski e a ainda desconhecida Leslie Keffer. Mestre, vemo-nos dentro de um mês. Entretanto vou fazer play outra vez.

Domingo não é para descansar


FROMTHEASHES (sw) Myspace
THE LADDER (pt) Myspace
INSIDE FOUR WALLS (pt) Myspace
CHAMBER SPINS 3 (pt) Myspace
SUKK (pt) Myspace

19 julho, 2007

Novo espaço no Porto: Mutantes


Sopor Aeternus - Les fleurs du mal (Teaser)

Tributo a Jeff Buckley

Netlabels - 12rec.


Falámos de futuro, falámos de cultura e mais especificamente música. As netlabels crescem cada vez mais e por isso deixo aqui a sugestão de uma muito interessante. Não são necessárias grandes palavras, podem ouvir todos os lançamentos num player disponível no site e de seguida descarregar todos os discos que gostarem.
12rec. Netlabel

Comecem pelo I.M. Wagner EP dos Milhaven
Milhaven Post-rock

18 julho, 2007

Green Machine em Braga já este sábado!



Não sei se o André vai concordar comigo, mas continuo a achar que os Green Machine dão um concerto bem porreiro. After Hours a cargo da Rádio Universitária.

Myspace Green Machine

Tim Hecker em Portugal


Eu acho que o pessoal já se apercebeu que a malta aqui do tasco não é só metal, temos todos uma grande flexibilidade nos gostos musicais. Eu, por exemplo, adoro o senhor Tim Hecker e não podia estar mais contente: o homem vem cá em Outubro!!!!! http://www.sunblind.net/live/live.html
A Amplificasom sabe que uma das datas será no EME em Palmela, espero é que também nos faça uma visita no norte.
Edit 23/07:
October 7-8 / Porto, Portugal / artist talk only
October 6-7 / Coimbra, Portugal / (tbc)
October 5-6 / Lisbon, Portugal / EME Festival

Tributo aos Eyehategod


Só recentemente é que comecei a descobrir dignamente a discografia dos Eyehategod (opiniões?). Também não sou grande apreciador de discos tributo mas as bandas presentes neste chegam para despertar a minha atenção:

Dot(.); Unearthly Trance; Cable; Deadbird; Kylesa; Rue; Buried At Sea; Raging Speedhorn; Minsk; Ramesses; Lair Of The Minotaur; Sourvein; Bloody Panda; Mouth Of The Architect etc...

Disco a ser lançado este ano.

As histórias dos Dwelling.


Há algum tempo atrás num concerto dos Ataraxia, onde estiveram os caríssimos Crest e Mel, tive a oportunidade de ver os Dwelling ao vivo. Sexteto que tem como mente criadora central Nuno Roberto responsável pela muito recomendável Equilibrium Music. Os Dwelling não são uma banda nova, depois de um EP e um longa-duração irão em breve lançar novo trabalho intitulado "Ainda É Noite". A curiosidade é muita mas para já deixo algumas palavras sobre o disco que mais me fascina, "Humana".

Tudo aquilo que nós somos, a melancolia, as aldeias velhas onde crescemos e de onde queremos fugir. Os nossos pais que nos trautearam Zeca Afonso e falaram de Carlos Paredes. Vemos meio mundo a abraçar o Fado, o nosso Fado que não aprendi a gostar. Os Madredeus a conquistarem o mundo como uma bonita caravela. Os Moonspell a serem os nossos melhores piratas, Metal negro mas com raízes tradicionais, o orgulho em ser-se português mesmo quando a porta de casa se fecha e nos deixa de costas para o que mais amámos. Os Dwelling pertencem ao mesmo memorial das bandas descritas em cima. Os Dwelling são o que vamos trautear às gerações futuras. À música tradicional da guitarra portuguesa, juntam-lhes outros acordes de outras guitarras, violino, o Neo-folk, uma voz feminina que encanta num doce romantismo. Os Dwelling não são do tipo de banda que apetece ouvir todos os dias, não é o disco que escolhemos para iniciar o dia. É música que nos abraça na mais silenciosa das noites.


Os Dwelling terão em breve as seguintes apresentações ao vivo:
Fnac Gaia - Showcase dia 20, 22horas
Fnac Sta. Catarina - Showcase dia 21, 18h30
Fnac Norte Shopping - Showcase dia 21, 22horas

Música - The Wheel

17 julho, 2007

A Cultura é um investimento.


Permitam-me alguns excertos retirados de uma notícia publicada no Jornal de Letras nº 943, 2006:

"O exemplo paradigmático da importância económica da Cultura é dado pelo Museu Guggenheim de Bilbau. A cidade basca estava em declínio económico e salvou-se por causa do museu - afirma ao Público Philippe Kern, director da KEA. Partindo deste exemplo, poder-se-ia perguntar quanto ganhou economicamente até agora o Porto com a Casa da Música, a Fundação de Serralves ou o Teatro São João..."

"Daí que o estudo chame a atenção dos estados membros para a necessidade do apoio público ao sector cultural por razões também democráticas, de educação, partilha de valores, construção de identidade, coesão social, etc. Algo que Rui Rio, presidente da Câmara do Porto não descortina, mas que o seu camarada de partido (PSD), Amaral Lopes, vereador da Câmara de Lisboa já percebeu há muito, actuando em conformidade."

"No ranking do peso do sector cultural do PIB, Portugal (apesar dos seus 1,4%) surge ainda muito mal colocado: com apenas 115.800 trabalhadores culturais (57,2% homens, 70,6% entre os 25 e os 49 anos de idade, 73,8% dependentes e 40,7% com uma baixa formação escolar). Surge em 16º lugar, atrás, inclusive, da Estónia (2,4%), da República Checa (2,3%), da Eslováquia (2,2%) e da Lituânia (1,7%). A liderança europeia cabe à França (3,4%), seguida de três países nórdicos (Noruega, 3,2%, Dinamarca e Finlândia, 3,1% cada). Vêm depois a Inglaterra (3%), a Holanda (2,7%)...Dos antigos Quinze, apenas a Grécia (1%) e o Luxemburgo (0,6%) estão abaixo de Portugal, não havendo dados da Irlanda e da Suécia, do mesmo modo que os não há da Letónia, de Malta e de Chipre."

"Embora não haja uma uniformização de dados ao nível da Europa, Philippe Kern considera que a Cultura, com um volume de 654 milhões de euros em 2003, está economicamente a crescer mais do que o resto da Economia. Com uma consequência no emprego. Enquanto este decresceu na UE, na Cultura aconteceu o contrário: cresceu 1,8%. Aliás, o peso da Cultura ao nível do emprego é impressionante: em 2004 empregou 5,8milhões de pessoas, o que representa 3,1% do total de empregos na Europa dos 25, o equivalente à soma da população activa da Irlanda e da Grécia. Tão importante quanto isto é o nível escolar da generalidade de todo este emprego: 46,8% dos trabalhadores têm pelo menos um curso universitário (31,9% em Portugal, um dos países com maior percentagem de trabalhadores da Cultura que nem sequer complementaram o ensino secundário). No futuro esta mão-de-obra prevê-se mais flexível, mais móvel, ainda mais qualificado e assente na liderança de projectos."

Peeping Tom no Porto

O Sr. Patão regressa ao local onde os seus Faith No More deram o último concerto da carreira, o Coliseu do Porto. Vem com o seu projecto Peeping Tom fazer a primeira parte dos Massive Attack no dia 18 de Setembro. 25€ a 35€.

The River - Drawing Down The Sun [Retribute Records, 2006]

O álbum de estreia destes doomsters ingleses está a ser uma bela descoberta. Image-se os Sunn 0))) com os The Gathering numa sala de ensaios e consegue-se ter uma ideia. Riffs pesados mas melódicos e uma vocalista que faz diferença com o seu timbre encantador como se o mesmo fosse a salvação no meio de um terramoto. As letras fazem-me lembrar os tempos de adolescente – "When I’m so down you’re not around I now know I don’t need you here", quem já não escreveu coisas destas? - mas sinceramente o que interessa é que soa bem, muito bem. Até ia mais longe e dizia que o formato canção poderia cativar fãs de bandas como os Katatonia, por exemplo. Rituais à parte, esta semana não preciso de mais nada.

http://www.myspace.com/doomriver
http://www.doomriver.co.uk/

16 julho, 2007

Imenso e Intenso.

Seria fácil despertar a curiosidade dizendo que os Crippled Black Phoenix reúnem membros de bandas como os Electric Wizard, Mogwai, Pantheist, and 3D House of Beef... Mas estas referências servem apenas para aqueles que não ouviram o disco "A Love of Shared Disasters". Quando o fizerem não restarão muitas palavras para descrever um dos melhores discos dos últimos tempos, imenso e intenso...



Myspace

Entrevista

Livros e outras coisas...

Achei interessante partilhar aqui algumas coisas...

Em relação ao seguinte artigo do jornal o Público:

Criatividade é desenvolvimento

O economista Richard Florida diz que as ideias, a criatividade, a cultura são essenciais para o desenvolvimento económico. Em Portugal, a cultura é problema, nunca é pensada como solução.Ler o resto


Lembrei-me de um livro bastante interessante de ponto de vista sociológico e não só:


Recomendável também, do mesmo autor, Cities and the Creative Class.

Como vivemos em tempos de piratas o google tem uma ferramenta que permite aceder a livros quase na totalidade. Google Scholar - escrevam o nome do autor ou da obra que pretendem e vejam no que dá. Depois é comprar o livro original se gostarem de alguns capítulos.

Já que se fala em livros, está no mercado mais um acerca do metal extremo. Ainda não consegui ler:



Review