29 fevereiro, 2008

10 razões para irem ao concerto de amanhã!!!

01) Os Orthodox são só uma das melhores bandas que apareceu nos últimos anos. Doom/drone/pós-doom/jazz/pós-metal/improv, a sua música é uma mescla de influências e inspirações.

02) Têm dois álbuns – “Gran Poder” de 2006 e “Amanecer en Puerta Oscura” de 2007 – muito elogiados pela crítica especializada. Julian Cope, por exemplo, é um dos grandes fãs e impulsionadores da banda.

03) Editam pela ENORME Southern Lord que é nada mais que a editora gerida por Greg Anderson dos Sunn 0))) e casa de bandas como Earth, Om, Boris, Wolves in the Throne Room, etc etc etc.

04) Há a possibilidade de estrearem temas que farão parte do terceiro álbum da banda.

05) Os [Before the Rain] são uma das últimas promessas/ certezas do metal português. As duas presenças na Terrorizer (a revista de metal mais vendida do mundo) confirmam-no.

06) Os Katabatic praticam um pós-rock ambiental cativante e relaxante. Fãs de Mono, Jakob e afins vão gostar. Não quero criar um nervoso miudinho caso eles vejam isto, mas há muita curiosidade nesta banda.

07) A “review” do concerto sairá na Rock-A-Rolla nº 14, excelente revista inglesa. Será a primeira vez que tal acontece.

08) O campeonato está decidido, não vale a pena ficar em casa a ver a bola.

09) Vamos distribuir à entrada uns flyers com os nossos próximos concertos. Reparem bem pois acabamos de confirmar uma autêntica bomba!!! Quem vier ao concerto saberá primeiro que toda a gente, quem não vier pode ser que para a semana e tal :P

10) Porque vai ser do caralho!!!

Até amanhã, contamos convosco!!!!

\oo/

Sunn 0))) no canal Arte

Esta noite às 22h45, programa "Tracks". Repete dia 2 de Março às 2h da manhã. A não perder!!!

28 fevereiro, 2008

[Before the Rain] na Loud!

Æthenor: novo álbum

O segundo e muito esperado álbum do trio maravilha vai-se chamar "Betimes Black Cloudmasses" e sairá em Abril. Para quem não sabe, o trio maravilha é Vincent De Roguin (Shora), Daniel O'Sullivan (Guapo) e Stephen O'Malley (SunnO))), KTL). No entanto, a "dream team" foi acompanhada nestas gravações por Nicolas Field, Alex Babel e Kristoffer Rygg (Ulver).

27 fevereiro, 2008

Novo Grails também em Maio

Segundo o myspace da banda, os Grails vão lançar um novo álbum no 133º dia do ano. O dito cujo chamar-se-á "Take Refuge in Clean Living" e terá cinco temas. http://www.myspace.com/grailsongs

Novo projecto de Greg Anderson

Ascend é o nome do projecto que envolve Greg Anderson (SunnO))), Goatsnake) e Gentry Densley (Iceburn, Eagle Twin). O resultado desta colaboração vai ser conhecida em Maio, altura em que será lançado o debut “Ample Fire Within”. Entretanto, já é possível ouvir uns riffs da besta:

Katabatic em tour

"Mahavishnu"

Aí está o primeiro dos Ondo:
"Mahavishnu" CD (PARADIGMS022)
Limited Edition of 500 copies.
£7.00 postpaid worldwide.
The majestic debut full length album from Sweden's Ondo. Intricate, textured doomed drone, blackened ambience and lush nocturnal electronica, delicately crafted into a dark cinematic vision. A shadow dreamscape of overpowering density, akin to an intoxicating fusion of early Earth, Raison D'Etre and a touch of the shimmering haze of Fennesz, perhaps? Presented as a limited edition of 500 copies only, in dvd presentation box with full colour art.

26 fevereiro, 2008

Sam Shalabi - Eid (Alien8 2008)

Sam Shalabi é o nome dado ao projecto para o guitarrista dos Shalabi Effect poder continuar com as suas explorações sónicas. EID foi fumado em várias paragens, Cairo, Montreal, Vancouver... sempre tentando absorver as diferentes culturas musicais e mesclar isso abdicando de qualquer livro de regras... Os recursos utilizados foram imensos, desde cantores locais do Egipto, guitarras barulhentas, secções de cordas, sons de rua, saxofones, conversas ocasionais etc....
Uma coordenada essencial nesta viagem são os sons provenientes do Norte de África e Médio Oriente. O resto vem por devaneio, pelo sonho, música psicadélica, Noise, Avant-garde, Post-rock, Pop, Surf Rock, Jazz, fanfarras embriagadas, cânticos tradicionais etc.... Parte deste exotismo que depois resulta numa sonoridade única faz lembrar um pouco os Japoneses Ghost que no disco Hypnotic Underworld deram-nos um tesouro. Em EID ouvimos ragas desfilando no corpo do Oud sempre em busca daquele ponto transcedental de quem passa muitas horas a delirar com o sol e quer algo mais. Tudo isto quando ainda vamos a meio do disco... Na parte seguinte ainda recebemos Noise Lo-fi da corrente eléctrica Whitehouse, baladas negras que poderiam ser da Jarboe mas aqui saem de outra voz de luxo, Elizabeth Anka Vajacic, free-folk à Akron/Family entre outros(as).... Excessivo? Confuso? Eu prefiro Brilhante.

Ouvir: Sam Shalabi - Jessica Simpson

Rock-A-Rolla 13

Earth
Skullflower
Stars Of The Lid
Atlas Sound
Important Records
Burial Hex
Plus massive live reviews: SunnO)))&Boris, Jello Biafra, Jesu, Qui, Envy, No-Fi 100, plus tons of news, views and reviews!

5€ em mão
6€ via CTT Azul

Om Top 15 2007

Linval Thompson - Dub Story (Jamaican)
Lichens - Omns (Kranky)
Neurosis - Given To The Rising (Neurot)
GRouper - Wide (Free Porcupine)
Six Orans Of Admittance - Shelter From The Ash (Drag City)
Grails - Burning Off Impurities (Temporary residence)
Rod Taylor - Ethiopian Kings (Patate)
Daniel Higgs - Live Performance
Mia Dai Todd - Live, plus her new World demos
Burning Spear - Marcus Garvey & Garvey's Ghost Dub (Mango)
Selda Bagcan - Vurduluk Ey Halkim Unutuma Bizi (Turkoula)
Melvins - Live Lysol,San Francisco (Boner)
Baby Dee - Live PerformanceMahmoud Ahmed - Ethiopiques (Buda)
Black Sabbath - Witchita, Kansas 1971 (bootleg)
in the wire magazine 287 - January 2008

25 fevereiro, 2008

"Dømkirke"




Orthodox no SuperSonic '08

Khanate

23 fevereiro, 2008

Unearthly Trance "Electrocution"

Os Unearthly Trance são os responsáveis por um dos melhores discos de Doom/Sludge dos últimos anos - "Season of Seance, Science of Silence". Em Março regressam com novo trabalho, chama-se "Electrocution" e tem selo da Relapse.

Já se podem ouvir temas novos no Myspace da banda.
Fonte/+Detalhes

22 fevereiro, 2008

Rapidinhas...

5ive - Hesperus [Tortuga-Hydra Head 2008]
Atenção bandas sem nome: estão-se a esgotar os nomes da mitologia grega, egípcia e afins. Neste caso, Hesperus (Deus da Estrela Matinal), marca o renascimento dos 5ive sete anos após o primeiro álbum. Não é que tivessem morrido (há um EP pelo meio e tal) mas foi essa a mensagem que passaram tanto foi o tempo que estiveram sem “apitar”. Para quem esteja esquecido, relembro que estes 5ive são um duo americano (Jeff Caxide dos Isis chegou a tocar com eles) que pratica uma espécie de “instrumetal”. O regresso é “doomy”, “sludgy”, sujinho e recomenda-se. Não deixa marcas nem cicatrizes mas fãs de Pelican, Knut e todo aquele espectro “post-metal” devia, sem dúvida, ouvir este disco.

Ai Aso & Wata - She's so Heavy Split 7'' [Diwphalanx 2007]
Wata… Quem é que não conhece a deusa dos riffs? Neste split com a também nipónica Ai Aso, a guitarrista dos Boris não dispensa a sua banda e Michio “Ghost” Kurihara para o seu primeiro trabalho a “solo”. Provavelmente, este tema até resultou da colaboração “Rainbow” de ‘06, mas estou demasiado preguiçoso para esclarecer isso. O que eu sei é que tanto Wata como quem a acompanha, fazem uma justa e merecida homenagem a Masashi Kitamura, um grande visionário do underground japonês que faleceu há cerca de dois anos.
De Ai Aso sei muito pouco mas depois desta cover elegante de “Islands” dos King Crimson, fiquei com muita vontade de continuar a conhecer o seu trabalho. Resumindo, não gastava um dinheirão neste split mas ficava muito bem na colecção.

Boris - Smile [Southern Lord 2008]
E por falar em Wata… Aí estão os Boris de regresso depois de “Vein” de 2006. Mas, regresso? Não se pode falar em regresso quando entre estes dois álbuns houve duas colaborações com Merzbow, o “Altar” com os SunnO))) e o já mencionado “Rainbow”. Este trio japonês é inclusive conhecido por dar entrevistas sobre determinado álbum quando já têm outros a sair do forno, mas concentremo-nos no “Smile”. Novamente com uma ajudinha de Michio e de Stephen O’Malley, os Boris mostram (se é que alguém ainda tinha dúvidas) que estão aqui pelo prazer da música e vão continuar a experimentar e a fazer o que lhes apetece. Logo ao primeiro tema (extenso mas com um groove do caraças) se descobre que arranjaram uma drum machine e decidiram brincar com ela. A partir daí, Wata, Atsuo e Takeshi oferecem-nos aquele que é provavelmente o álbum mais experimental, psicadélico e disfuncional (elogio) da sua extensa discografia. A produção esquizofrénica contribui. Pá, são uma banda do caralho por isso sorriam, estes são os Boris.
Ps: Esta “review” é sobre a edição japonesa. A edição americana, a que provavelmente vai morar em casa de todos nós, tem um artwork diferente (SOMA) e a seguinte tracklist:
01 Flower Sun Rain (PYG Cover with Michio Kurihara)
02 BUZZ-IN
03 Laser Beam
04 Statement
05 My Neighbor Satan (c/ Michio Kurihara)
06 KA RE HA TE TA SA KI – No Ones Grieve
07 Untitled (c/ SOMA)
08 You Were Holding an Umbrella
Brethren Of The Free Spirit - All Things are from Him, through Him and in Him [Audiomer 2008]
Inspirado na mística francesa Marguerite Porete que foi condenada como herege e queimada em 1310, James Blackshaw e Jozef Van Wissem apresentam-nos aqui a sua primeira colaboração. Quatro belos temas conduzidos pela guitarra de doze cordas de Blackshaw e acompanhadas lindamente pelo alaúde de Wissem. Excelente álbum, um marco na carreira dos dois músicos.
Earth & Sir Richard Bishop - Split 12'' [Southern Lord 2008]
Consigo imaginar o Dylan num qualquer bar refundido do Porto a encantar-nos com a sua guitarra. Quem sabe um dia… Neste split, uma daquelas edições limitadas produzidas apenas para celebrar uma tour, o tema dos Earth é um tema a solo do próprio Mestre Dylan Carlson. Paisagem perfeita desenhada a guitarra de um dos visionários dos nossos tempos. Quem está habituado aos sons de músicos como Fear Falls Burning e Aidan Baker não vai estranhar, e no fim dos 12 minutos só dá vontade de carregar no play outra vez. Mestre, atirar aí um álbum a solo, ok? Sir Richard Bishop, outro músico de outra dimensão, parece não esgotar a imaginação e continua a “sacar” riffs deliciosos. Também não esconde a sua admiração pela cultura indiana e explora o seu Sitar (da família do banjo) e Tambura (família do alaúde), este já mais conhecido pelo mundo fora. Rick contou aqui com a ajuda de Randall Dunn, técnico de som nos concertos de SunnO))). Parece que este doze polegadas já esgotou por isso um bem-haja a quem se continua a dar ao trabalho de ripar vinil. Música maravilhosa…
KTL - 3 [Or 2007]
Será este o último trabalho deste projecto de Stephen O’Malley (Sunno))), Khanate, etc) e Peter “Pita” Rehberg? Espero que não.... Formaram-se sobretudo para a peça “Kindertontenlieder” da francesa Gisèle Vienne e acabaram por se tornar num dos melhores projectos “abstractos” que já ouvi. Este “3” é talvez o menos ambicioso, até porque só tem dois temas, mas também o mais acessível, se é que se pode usar esse adjectivo na música dos KTL. Não é para toda a gente, verdade, mas a partir do momento que nos deixamos entrar neste mundo ficamos possuídos, viciados e excitados. Este LP conta com um “etching” de Edwin Pouncey num dos lados, é um autêntico item de coleccionador. A ver se os vejo ao vivo um dia destes…
Ps: Ando à procura, em mp3, do Live in Krems e o IKKI. Se alguém tiver links...
Shit and Shine - Cunts with Roses [Noisestar Music 2007]
Grupo baseado em Londres, os Shit and Shine são conhecidos pelas suas prestações filhas-da-puta e psicadélicas. Este “Cunts with Roses” documenta isso mesmo. 28 minutos de noise, berros e um incrível e viciante riff de bateria. Desafio qualquer de um de vocês que está a ler estas linhas a dizer que isto não presta. Deixem-se foder, a música também é isto.
Stephen O'Malley & Attila Csihar - 6°FSKYQUAKE [eMego 2008]
Há quem diga que este álbum não é nada mais que o O’Malley a brincar com um “toy phone” enquanto o Attila faz que canta dentro de uma baleia. Este tipo de comentários têm sido constantes neste tipo de trabalhos. Tornam-se incompreendidos e objectos de insulto apenas por serem diferentes e se vamos falar do “quebrar barreiras” então nem saímos daqui. Este 6°FSKYQUAKE é uma composição criada em 2001 mas só no ano passado viu a luz do dia numa exposição de Banks Violette, um escultor nova-iorquino. Na quinta colaboração Banks-SOMA, a ideia era revisitar temas como a perda e a ausência interagindo o som e as obras, tentando que este, o som, se transformasse em algo físico. “Sound pressure in substantial space, relative dimension between concrete and perceptual mass, gravity induced by heightened sonic action and standing sub-bass pressure.” Sendo assim, quem não pôde assistir ao resultado final nunca poderá dar uma opinião final mas ainda bem que estas instalações são editadas. Peço desculpa por gostar. Fotos da exposição aqui e aqui.
Ps: Procuro o “SALT”.

Beats Play Free

Encontro de Netlabels em Coimbra.

O encontro contará com a presença, entre outros, de:

(actuação de djs)

Ogata T3tsuo
(MiMi Records)

Deckard
(musica-digital.blogspot.com)

BrainDance
(mybraindance.blogspot.com)

8 de Março no quebra em Coimbra

Grayceon - S/T [2007]

Descobri os Grayceon graças a algumas descrições e opiniões favoráveis que este disco de estreia estava a receber no progarchives.com. O prospecto de um álbum rock/metal progressivo interpretado por um trio composto por bateria, guitarra e violoncelo, afigurou-se interessante, e foi agradável constatar que o violoncelo não serve apenas para compor arranjos ou florear as composições, contribuindo e enriquecendo-as em partes iguais com os outros instrumentos, fornecendo uma força proeminente que torna o conjunto numa máquina efectivamente progressiva e com uma sonoridade única. A bateria é muito orgânica e a guitarra muito dinâmica, sendo que durante os 4 temas há vários carrosséis de intensidade, com algumas partes mais ríspidas e outras mais suaves encadeadas com mestria.
A confecção é crua, palpável e de execução primorosa, mas não sendo o bolo de digestão imediata, ao fim de algumas dentadas a sua singularidade torna-se extremamente saborosa... Isto é capaz de agradar a diferentes tribos de melómanos.

21 fevereiro, 2008

"Earth is awesome"

Marés Negras em Lisboa

Sabe-se pouco, muito pouco, mas segundo o myspace dos Celtic Frost a banda tocará em Portugal dia 8 de Agosto inserida no festival Marés Negras. http://www.myspace.com/celticfrost

Infinite Circle

"Infinite Circle" é o primeiro avanço do próximo álbum de James Blackshaw e já se pode ouvir no seu myspace. O álbum vai-se chamar Litany of Echoes e sairá no fim da Primavera via Tompkins Square. A foto é do nosso belo concerto em Maio passado.

20 fevereiro, 2008

No comments







18 fevereiro, 2008

The Workhouse - Flyover (2006)

Viajantes do mesmo barco dos Explosions in The Sky, com vista para o "Shoegaze" em permanente ebulição(Slowdive). Lembranças dos anos 80 e o rock tingido de negro. Nos temas vocalizados (poucos) lembram os Interpol na fase mais soturna do disco de estreia. Post-rock experimental.
Ouvir: The Workhouse - Boxing Day

16 fevereiro, 2008

Rock & Charity

Ex-Anathema bassist Duncan Patterson is doing a sponsored walk toraise money for a childrens hospital in Liverpool. Please donate whatyou can, however small it may seem, it will be greatly appreciated.All the best!Duncan writes: "I will be walking the 'Camino Portugués' in April/May 2008. The ancient pilgrimage route goes from Portugal to Santiago de Compostela, Spain, with a distance of around 240 kilometres. I hope to do this in around 12/14 days. I was first inspired to do the walk for personal reasons, then I saw this as a perfect opportunity to raise money for the Imagine appeal – the charity of the Alder Hey specialist children’s hospital in Liverpool.So please sponsor me now!"All donations go directly to the hospital fund.www.justgiving.com/duncanpatterson.


15 fevereiro, 2008

Krautrock Kompendium

Krautrock Kompendium is a collection of all the reviews of Kosmische music that have appeared in the pages of The Sound Projector magazine. Here arranged A-Z by name of artist, with a complete index of all names appearing in the reviews, plus a lavish selection of digital photographs and scans of LP sleeves and CD covers in full colour.

Orthodox + [Before the Rain] + Katabatic @ Fábrica de Som, 1 de Março

Orthodox + [Before the Rain] + Katabatic
Fábrica de Som, Porto (Av. Rodrigues Freitas, 27 / pertinho do CC Stop)
1 de Março, Sábado
22h
6€

Oriundos de Sevilha (Espanha) e apadrinhados pela cada vez mais distinta Southern Lord, os Orthodox são um power trio que de convencional tem muito pouco. “Épico, solene, extremo e em evolução constante” são definições que os próprios usam para classificar a intenção que os move: tocar heavy metal da maneira como acreditam que deve ser tocado, e não ficarem confinados a um determinado tipo ou escola de estilo, não se limitarem a dar ao público aquilo que ele está à espera, mas sim quebrar barreiras e desconstruir paradigmas. Black Sabbath, Rush, Iron Maiden, Motörhead, Metallica e Celtic Frost poderão ser citados como principais influências, no entanto, quem os ouve, será sobressaltado por inspirações prog-psicadélicas, avant-jazz, e trechos experimentais de estrututa livre, sendo as composições maniatadas apenas pela completa liberdade de ideias.

O trio conta com a seguinte discografia:
· “Gran Poder” CD (2006)
· “Amanecer en Puerta Oscura” CD (2007)
+ info em: http://www.myspace.com/orthodoxband

[Before The Rain]: http://www.myspace.com/beforetheraindoom
Katabatic: http://www.myspace.com/katabatic

Lady Cobra: concertos de apresentação

28/03 @ Alfa Bar, Leiria
03/04 @ Music Box, Lisboa
05/04 @ TBA, Braga
17/04 @ TBA, Portalegre

14 fevereiro, 2008

A grande batalha

Venetian Snares - Rossz csillag alatt született(2005)

Um diálogo cruzado entre o minimalismo orquestral na onda de Kronos Quartet e batidas glitch/tecno. Alguns arranjos foram samplados da obra de Béla Bartók. Paradoxos que aqui surgem num corpo só. Um som apocalíptico que tem tanto de belo como de destructivo. Música clássica excitada pela presença dura dos ritmos. Frenético e bonito.

Ouvir: Venetian Snares - Szerencsétlen

13 fevereiro, 2008

A Caixa


12 fevereiro, 2008

O Raw Power do Metal

Aqui fica um artigo escrito pelo Bruno Silva na webzine Bodyspace.
Ler