30 setembro, 2008

Secret Chiefs 3 ESGOTADO!!!

Quem comprou comprou, quem não comprou o mais certo é ficar cá fora... infelizmente. Em relação às reservas, pede-se a todos aqueles que o fizeram para comparecem uns bons minutos antes das 22h. Até logo no concerto do ano \m/

29 setembro, 2008

Jornalismo musical, o futuro (ou a ausência dele)

Artigo sobre a perda da influência dos jornalistas no mundo da música. Os críticos profissionais ainda são relevantes? Muito antes de um disco sair, já toda a gente teve acesso a ele via download. Todos podem formar a sua opinião. Que função ainda resta às revistas e jornais de música?

Ler

28 setembro, 2008

10 discos geniais

Vou-me tentar escapar da discussão sobre o que pode, ou não, ser considerado genial. Aqui ficam 10 discos sem um fio lógico entre eles, nem predilecção por qualquer estilo musical. São trabalhos que resistem ao tempo mantendo o seu fascínio e qualidade. Desde o Krautrock cerebral dos grandes Can e Neu!. Passando pelo jazz de Miles Davis. O caldeirão de influências e loucura que é o trabalho de Dr. John. A mestria nos westerns de Ennio Morricone. A agressividade e o terror na música dos Painkiller. As canções dos Pixies que não perdem energia nem qualidade por mais que o tempo passe e as nossas vidas mudem. Steve Reich num exercício digno de um músico genial. Os japoneses Boredoms e a sua experimentação para fazer dançar extraterrestres. Por fim, o grande Nick Drake.

Can - Tago Mago (1971)

Miles Davis - Bitches Brew (1970)


Dr. John - Gris Gris (1968)

Ennio Morricone - Il Buono, il brutto, il cattivo (1966)

Neu! - Neu! (1972)

PainKiller - Execution Ground (1994)

Pixies - Surfer Rosa (1988)

Steve Reich - Music for 18 Musicians (1978)

Boredoms - Vision Creation Newsun (1999)

Nick Drake - Bryter Layter (1970)

Se tivessem que escolher 10 discos geniais quais seriam? Deixem comentários.

26 setembro, 2008

Secret Chiefs 3: está quase

10 razões para não perder este concerto:

1) O concerto é dos Secret Chiefs 3 caralho!!!!

2) O raio do bilhete é mesmo barato, 8 euros. Para terem uma ideia, em Madrid vai custar 18!!

3) Estreia e data única em Portugal logo numa das primeiras vezes que vêm à europa. Aliás, a estreia na tão rodada ilha britânica foi apenas na semana passada e, verdade seja dita, tão cedo duvido que cá venham.

4) Ex Mr. Bungle, ex colaborador dos Faith No More e actual membro dos épicos Asva, Trey Spruance é daqueles músicos que ao entrar no palco todos nós devíamos fazer uma vénia.

5) O técnico de som será o mágico Randall Dunn. Produtor de bandas como os SunnO))), Earth, Wolves in the Throne Room, Grails, Kayo Dot, Ascend, etc etc, será um prazer tê-lo por cá.

6) Que outra banda é que vocês conhecem que consiga mesclar death-metal, música persa, surf-rock ou electrónica de uma maneira tão incrível?

7) Lembram-se dos concertos dos Estrasphere no ano passado? Foi bom, não foi? Este vai ser 3 mil milhões de vezes melhor!! Concerto do ano!!!

8) Aproveitem o fim-de-semana para comprar o bilhete ou então reservem-no com o primeiro e último nome para amplificasom @ gmail.com (sem espaços).

9) Acho que nem eu acredito que vou ver os SECRET CHIEFS 3!!!!

10) Já disse que vai ser o concerto do ano?

Black Mountain

Isto é outra coisa em que ando viciado [mas não é de hoje]! O disco já saiu no princípio do ano, mas tem rodado agora com grande frequência. Particular destaque para os Riffs Black Sabbathianos desta saborosa Tyrants e para o cheiro King Crimson/Pink Floyd da épica Bright Lights.

General Lee - Hannibal Ad Portas [2008]


Há umas horas atrás recebi um link duvidoso de um não menos duvidoso individuo que apenas escreveu: "saca isso". Não hesitei (eu gosto de coisas duvidosas). Pus-me logo a ouvir e fiquei colado. Passei a manhã toda nisto, e continuo.
Estes General Lee são Franceses e Hannibal Ad Portas é o álbum de estreia, curiosamente, editado hoje! E que revolução sonora é que exibem aqui? Não exibem. "Apenas" apresentam 6 temas de enormíssima qualidade. Chamemos-lhes Pós-metal/hardcore/sluge/doom qualquer coisa, numa disposição abrangente que os coloca ao lado de entidades como Year of No Light, Overmars, Dirge ou Cortez, isto já para não mencionar outros domínios do metal, num mapa Frances cada vez mais agitado.
Neurosis/Cult of Luna? Completamente. Our last struggle winter e colossal rains têm uma andamento notoriamente Cult of Luna mas são tão bons... Enquanto que A dead issue e Hannibal ad portas incorporam passagens lentas a lembrar Neurosis era Times of Grace.
Adeptos do género, atirem-se sem receio porque não se vão arrepender, garantido!
"One of a kind of heavy Doom."

http://www.myspace.com/generalee

Pára tudo!!!!!!! Notícia do ano!!!!!

Finalmente, o álbum perdido dos ENORMES Khanate vai ser finalmente editado no fim deste ano. Segundo o mestre Stephen O'Malley, o dito cujo foi gravado em 2005 nas sessões do Capture & Release, em Brooklyn, e vai-se chamar CLEAN HANDS GO FOUL. Eis a lista das diferente edições:
LP Hydra Head December 2008
Picture LP Trust No One December 2008
Japanese papersleeve CD Daymare January 2009
Digipak CD w/ bonus Capture & Release live DVD Hydra Head Feb 2009
digital download Hydra Head February 2009

Om - Gebel Barkal 7" [Sub Pop 2008]

Cada tema novo de Om é uma celebração, não há dúvidas sobre isso. Mas, este Gebel tem um motivo extra: a estreia de Emil Amos (Grails) no lugar de Chris Hakius. Ainda é cedo para conclusões e é verdade que o Chris tem/ tinha uma maneira de tocar muito distinta, mas Amos nas baquetas é sinal de uma palete mais rica, minimal mas rica. Quanto ao tema propriamente dito, quase que diria que começa onde o "Pilgrimage" acaba mas peca por ser curto. A voz do Cisneros parecem-me cada vez melhor e agora é só esperar por um novo álbum em 2009. Não me interpretem mal, mas neste momento, esta substituição de baterista é capaz de ser a melhor coisa que podia ter acontecido aos Om...

24 setembro, 2008

Old Joy


Filme simples sobre dois amigos que decidem fazer um pequeno passeio... Vale sobretudo pelos cenários iluminados pela música que os Yo La Tengo criaram para o filme. Vale por alguns diálogos entre as duas personagens (uma delas é o grande músico Will Oldham, também conhecido como Bonnie "Prince" Billy). Não é memorável, mas sabe bem como qualquer passeio com alguém que nos é próximo. Depois do filme podem sacar o disco "Joya" do Will Oldham. Esse sim, ideal para muitas viagens...

Cada imagem corresponde a uma banda/músico blá blá blá já sabem como funciona

001
002
003
004
005
006
007
008
009
010
011
012

23 setembro, 2008

Já compraram o vosso bilhete?

Falta uma semana!!!!!!!!!

GREY MACHINE

Já se pode ouvir um tema do super projecto que envolve Justin Broadrick, Aaron Turner, Dave Cochrane e Diarmuid Dalton. Eis o link: http://www.avalancheinc.co.uk/greymachine.html
O álbum está para breve \m/

Katabatic na Fnac Norteshopping


Cortesia dos "bacanos" dos açores

Ainda há hypes que valem a pena...

Este "Street Horrrsing" dos Fuck Buttons é um deles. Estive reticente em entrar na "histeria", mas confesso que estou encantado. Noise + drone + pós-rock ambiental + sei lá = um dos discos do ano!!! Não compreendo o porquê de um disco destes ser amado por meio mundo, não compreendo o porquê das boas críticas de revistas tão diferentes como a Wire, NME e Rock-A-Rolla, mas que é agressivamente belo lá isso é. É Sweet Love For Planet Earth...

Amplificasom apresenta:

O primeiro a adivinhar qual é banda que está na imagem ganha uma entrada para este evento. + info sobre o mesmo muito em breve.

Lightning Bolt em Vigo

+ info em breve

maudlin of the Well de volta

“We should be finished by early Spring. I’m trying to get as many of the members involved as possible… Let me be very clear that all the material is very old - it won’t have anything to do with my current compositional mind and the purpose of this revival project is to just bring these old pieces to the fans. The music will be released completely for free.”
Toby Driver in Rock-A-Rolla 16

19 setembro, 2008

Caspian: bilhetes à venda na Lost Underground

8€ com oferta de poster promocional

18 setembro, 2008

Antimatter (ex Anathema) em Braga já este Domingo


Primeira parte a cargo dos nossos favs Katabatic

Amplificasom apresenta: Katabatic no Norte

A paisagem sonora do quarteto português Katabatic, mostra o Pós-rock e alguma música ambiental. Longos instrumentais onde a voz funciona como um instrumento de ventos melódicos. Os crescendos embatem em rochosas distorções, para de seguida tudo voltar a ser pacífico na imensidão oceânica. Alguns efeitos e pormenores demonstram que este colectivo tem ideias para dar um passo em frente. O céu é o limite. Para os katabatic este é apenas o primeiro salto para um grande voo.

16 setembro, 2008

LSD March + Ignatz

17 de Setembro
Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos
Vídeo LSD March

Vai uma fresca?

Não, não vai. Este tópico serve apenas para matar a sede de Isis... ao vivo. Pois é, sabe-se que eles em Dezembro vão dar uns concertos por aí por isso estamos atentos. Mal se confirmem datas, vamos espreitar as "low-costs" e ver as possibilidades. Se correr bem terminamos este ano em grande. Interessados? Metam-se na fila pois isto é coisa para se decidir/ marcar/ comprar em dois dias.

Porque foi um dos melhores concertos que vi este ano...



Tropa Macaca em Serralves

Kevin Shields (MBV) em palco

13 setembro, 2008

Secret Chiefs 3 - Actualização da bilheteira


Também já se encontram disponíveis na Jojo's e Piranha, os bilhetes para o concerto dos Secret Chiefs 3 no dia 30 de Setembro, no Plano B, Porto.

12 setembro, 2008

Amplificasom apresenta: Katabatic em Pedras Salgadas

D'Incise

Para quem não conhece, alguns trabalhos estão disponíveis para download gratuito em netlabels como a Resting Bell, Test Tube, entre outras.

Casa Viva
13 de Setembro
18horas
Myspace

Caos começa hoje!!!

11 setembro, 2008

Amanhã - Qbico Unites XI


Neokarma Jooklo Trio (it) (site)
Loosers (pt) (myspace)
Tropa Macaca (pt) (myspace)

Maus Hábitos
12 de Setembro (sexta-feira)

10 setembro, 2008

Secret Chiefs 3 no Porto / Data única em Portugal

Amplificasom e Soopa apresentam:
Secret Chiefs 3
Franklin Pereira (primeira parte)
Plano B, Porto (junto aos Clérigos)
30 de Setembro (terça-feira)

Preços:
8€ antecipado (já à venda nas lojas Lost Underground, Louie Louie, Matéria Prima e dentro de dias na Jojo's, Piranha e Matéria Prima de Lisboa)
10€ no dia

A Soopa e a Amplificasom têm o prazer de anunciar a estreia portuguesa dos Secret Chiefs 3.
Liderados por Trey Spruance (membro dos extintos Mr. Bungle, juntamente com Mike Patton, e membro ocasional dos Faith No More, entre muitos outros projectos), os Secret Chiefs 3 têm assistido, desde a sua fundação em 1995, à passagem pelas suas fileiras de músicos como Eyvind Kang (colaborador de John Zorn, Bill Frisell, Sunn O))) e Sun City Girls, entre outros), Trevor Dunn (Fantômas, Mr. Bungle), e Timb Harris (Estradasphere).
Os Secret Chiefs 3 criaram uma obra musical única, onde elementos de death-metal, música persa, surf-rock e electrónica são orquestrados com uma majestosidade herdeira de Ennio Morricone e catalizados por temáticas ligadas à alquimia e ao oculto e por uma mitologia densa e psicadélica concebida pela própria banda.
Trey Spruance é um profundo conhecedor de diversas tradições esotéricas, e o nome da banda refere-se aos "Chefes Secretos", entidades que, alegadamente, governam o Cosmos desde a sua criação.

www.myspace.com/secretchiefs3
www.secretchiefs3.com
www.soopa.org
www.myspace.com/soopaserver
www.myspace.com/amplificasom

vídeo em:
www.youtube.com/watch?v=z4_fbW_4w84
http://www.youtube.com/watch?v=Blxg4zMe364