11 dezembro, 2006

Opeth + Amplifier @Hard Club 10/12

É triste. Como todo o mundo sabe, aquele belo sítio à beira-rio plantado, albergue de alguns dos melhores concertos dos últimos 9 anos, vai deixar de existir com o propósito musical, convertendo-se, ao que tudo indica, num restaurante. Para terminar as minhas peregrinações musicais não poderia desejar melhor, talvez um dia lá volte com o intuito de petiscar.
A fauna que se alinhava na subida para a porta do HC era bastante variada. Tal como já escrevi anteriormente, os Opeth tem vindo a granjear muitos adeptos nos últimos tempos, e isso foi evidente na ávida procura e resultante venda de bilhetes que culminou numa casa com mais gente do que o desejável.

Quando os Amplifier entraram em Palco já a sala estava quase cheia. Estes Brits trouxeram na bagagem o seu 2º álbum de originais -Inside- que ainda não me conseguiu convencer tanto quanto o 1º. No entanto, tiveram o mérito de me fazer pegar no disco porque as novas músicas resultaram bastante bem. Tocaram cerca de 30 minutos e até tinham alguns adeptos fervorosos na assistência. Outros devem ter ficado curiosos para conhecer melhor a banda.

Pouco passava das 23h quando as luzes se foram e os Opeth se assomaram na negritude. O povo em êxtase, numa atmosfera electrizante, aclamava os reis da noite.

O som do microfone não estava perfeito mas foi logo melhorado. Lamentavelmente, a guitarra do Peter, apesar de perceptível, nunca ficou ao mesmo nível dos restantes instrumentos. Eu questionava-me se o homem na mesa de som seria surdo, mas houve gente a dizer-me que estava tudo bem...
Abriram com Ghost of Perdition [A Setlist foi a esperada], e, ainda nos primeiros acordes, uma das cordas da guitarra de Akerfeldt partiu-se. O problema foi rapidamente solucionado com a substituição da guitarra. Logo após o término da música, este "acontecimento" mereceu a primeira tirada cómica da noite, com o Akerfeld a prometer "matar..." o Mendez. O homem estava possuído pela alma de algum comediante. E, incrivelmente, toda a interacção com o público levada numa toada cómica resultou extraordinariamente bem. Se algum dia precisar, pode-se dedicar ao ofício! O headbanging e o mosh sem música; As provocações do Pessoal de Lisboa; A interpretação da Billie Jean; O atirar da guitarra para o público; A morte do Nu-metal; Quando iam para a última música a pedir para o público não desesperar por ser a derradeira, pois era bem longa e se fosse um concerto de Obituary ainda rendia umas 4; A conversão do HC em restaurante...

Os minutos passaram a correr. 2 horas que foram um breve instante. A música mais antiga que tocaram, the Night And the Silent Water, foi épica. the Grand Conjuration impressiona, "aquele Riff é demoníaco". A Blackwater Park a acabar [antes do encore] foi brutalmente linda! E o encore com a Deliverance foi para arrasar. E o que dizer da pequena passagem da Drapery Falls cantada em coro pelo público?
O Dr. Samael fez o favor de gravar e de disponibilizar esse momento:


Se alguém saiu desiludido do HC, foi porque não sabia ao que ia.
Cá os aguardamos na próxima Tour.

29 Comments:

At 11.12.06, Blogger Pedro Nunes said...

O melhor concerto de Opeth que já vi! Memorável!

 
At 12.12.06, Blogger João D. said...

epá...o gajo passa a vida a partir cordas, duas vezes seguidas é bem bom. O concerto cá em baixo foi muito bom, mas não acho que tenha sido perfeito.

Nunca fui ao hardclub. Tenho pena. Ah e não gostei muito de amplifier...demasiada monotonia naquelas guitarras, foi isso que me pareceu.

 
At 12.12.06, Blogger Subas said...

Ótimo Blog, estou acompanhando. Saudações do Brasil.

 
At 12.12.06, Blogger Vítor Hugo said...

Amplifier: Ao saber que estes tipos iam abrir para Opeth fui imediatamente tentar descobrir que som praticavam. Ao ver/ouvir pelo seu MySpace, a banda pareceu-me interessante, ainda que numa base de "ambiente de fundo", ie, algo para ouvir enquanto se trabalha, para preencher um vazio sonoro, sem necessariamente se estar a prestar atenção.
Ao abrirem para uma banda como Opeth, junte-se a ansiedade de quem lá ia pelos suecos com o tempo de espera pela abertura de portas, e os Amplifier saem naturalmente prejudicados. Por muita que fosse a curiosidade do público e o (sublinhe-se) profissionalismo da banda, o grosso do povo queria era o número despachado para que se desse a vaga ao miolo do cartaz!

Opeth: por um lado, o meu afecto por esta banda impedir-me-ia eventualmente de fazer uma avaliação imparcial do concerto; por outro, era preciso que algo realmente desastroso acontecesse para que alguma desilusão viesse duma noite destas.
Em relação a 2003: novos temas e uma postura ainda mais confortável do Mikael Akerfeldt (excelente!!), e talvez demasiada gente no HC.

Aliás, este deve ter sido dos poucos pontos negativos do concerto, além do tempo de espera e dos parvinhos (a chavalada que insistia no mosh, mesmo que duma parte calma e acústica se tratasse!). Há que dar o desconto, devia ser o seu primeiro concerto de metal, a euforia é grande! :P

Uma última nota só para dizer que, se realmente o HC vier a tornar-se no dito restaurante, também sou gajo para lá ir, mas para deixar uma bomba incendiária ou isso! Qualquer coisa para foder o negócio aos facínoras que, porque têm uma carteira invulgarmente gorda, "adquirem" o espaço dos pobres!

PORCOS!!!! Eles bem como a actual gestão do HC... mas disso já se falou. X(

 
At 12.12.06, Blogger Crestfall said...

joao d.: Ainda tens uns dias para conhecer o HC :-P

subas: Obrigado!

poison: Tb gosto daqueles caramelos que estão sempre no paleio.

 
At 12.12.06, Blogger Vítor Hugo said...

São tipo os velhos dos marretas, lá à frente havia disso aos montes.

E pseudo-telemóvelo-fotógrafos compulsivos também!

 
At 12.12.06, Blogger ::Andre:: said...

Bem, parece que foi tudo dito. Tenho a acrescentar que ñ acredito que uma banda tenha este nivel de actuação todas as noites, tudo me pareceu perfeito desde o som, interacção com o público, o próprio público, o facto de ser a despedida ao HC, a presença do vocalista, e até o facto de serem os Amplifier a abrir (banda que sou fã), tudo mesmo. Se este não foi O concerto desta tour então não sei como será...

Adeus Hard Club, a melhor sala de espectáculos que alguma vez fui. Lamento...

 
At 12.12.06, Blogger Crestfall said...

São os Opeth André, é sempre assim ;-)

 
At 12.12.06, Anonymous Anónimo said...

Não sei se são sempre assim só sei que no meu top 5 de concertos de todos os tempos estão lá eles 2 vezes.

PV

 
At 13.12.06, Blogger Crestfall said...

Olha, no meu tb. Já te registavas :-P

 
At 13.12.06, Blogger Vit said...

Pronto registado, desse top 5 tb faz parte o de MetallicA em alvalade (1993) e talvez 1 de PL na incrivel almadense pela intensidade do mesmo.

 
At 13.12.06, Blogger Crestfall said...

Esse de PL na almadense foi fantástico! Um ambiente... E a corrida para o autocarro debaixo do dilúvio?

 
At 13.12.06, Blogger P. Anacrónicas said...

André, não sabia que já tinhas sido uma prestigiada sala de espectáculos. Também lamento o teu fecho.

 
At 13.12.06, Blogger Crestfall said...

LOLOLOL

 
At 13.12.06, Blogger ::Andre:: said...

João, ou és um comediante no desemprego ou a tua ironia ultrapassa-me. De qualquer maneira ambos sabemos que o português é traiçoeiro. Peço desculpa se as minhas limitações gramáticas te ofenderam. Bem-vindo ao blog ;)

 
At 13.12.06, Blogger ::Andre:: said...

Tudo por causa de um "a" :S

 
At 13.12.06, Blogger P. Anacrónicas said...

Epá, André, eu é que peço desculpa por te ter ofendido. Apenas achei graça à ideia de alguém ter sido uma prestigiada sala de espectáculos e não quis que isso passasse despercebido. Eu percebi que se tratava de um lapso.
Agora, se me dás licença, vou procurar trabalho, porque a SIC Comédia acaba no fim do ano.

 
At 13.12.06, Anonymous Anónimo said...

Dá para rir realmente.... Num blog em que a base é a cultura ( ou não :/ ) musical, existem preocupações ao nível da construção frásica? Estou pa minha bidinha, vidinha, desculpem ( já me esquecia que agora temos alguém que não deixa que nada passe despercebido ) ...
PARABÉNS AO ANDRÉ PELOS EXCELENTES COMENTÁRIOS QUE TEM FEITO NESTE BLOG ( até as gaffs te ficam bem ;)

 
At 13.12.06, Blogger P. Anacrónicas said...

É. Eu sou um autêntico nazi da gramática.

 
At 13.12.06, Blogger Vítor Hugo said...

"No grammar for you!!" lol

 
At 14.12.06, Blogger Crestfall said...

O Nazi das sopas é fixe!

"whould you care for a grammer?"

 
At 15.12.06, Blogger Vítor Hugo said...

"would" não leva H....

NO SOOP FOR YOU!!!

 
At 15.12.06, Blogger Crestfall said...

MerdA!

 
At 16.12.06, Blogger naSum said...

Muahahaha. ainda bem q comento pouco. senao era so posts. o crest ja me faz o favor de tar sempre a corrigir. SEU NAZI

 
At 17.12.06, Blogger Tiago Sousa said...

eu achei piada à ideia de alguém ser uma sala de espectáculos. é uma metáfora poderosa. para além de cómica, ou apesar de cómica, é intensamente poética!


p.s. 4 taste 4 ever!

 
At 17.12.06, Blogger P. Anacrónicas said...

Foi o que eu achei.

 
At 18.12.06, Blogger Raquel Brandão said...

O que numa semana se passou por cá! Fiquei maravilhada com a possibilidade de alguém ser uma prestigiada sala de espectáculos! Aliás, não seremos todos? Viva o Corpo Humano & Suas Sonoridades!

 
At 18.12.06, Blogger Crestfall said...

LOL, como isto descambou.

Não é uma mera ideia! Mas ser uma
sala de espectáculos não está ao alcance de qualquer um. Requer muitos anos de Biologia, Eng. Civil, Anatomia e bastante engenho morfológico.

 
At 18.12.06, Blogger naSum said...

e Eng. Electrotecnia e de computadores s.f.f

 

Enviar um comentário

<< Home