13 julho, 2006

Mouth of the Architect - The Ties That Blind

Este álbum só será editado no dia 22 de Agosto, mas desde ontem que não tenho ouvido outra coisa!
Para quem conhece o disco de estreia dos MotA, Time and Withering, a referência a Neurosis e Isis será óbvia. Óbvio poderá ser também o aparente excesso de grupos que têm vindo a percorrer a larga carruagem sonora conduzida por estas duas bandas. No entanto, e mais uma vez, apesar de este cd não trazer nada de inovador em termos de composição, os MotA conseguem desbravar o seu próprio caminho e compor músicas que, variando entre os 7 e os 15 minutos, nunca se tornam aborrecidas. Este ano já tinham editado num Split com Kenoma uma excelente música de 17 minutos, Sleepwalk Powder.
Neste segundo registo, o som parece-me ser ainda mais compacto e intenso, sendo trabalhado de uma forma mais contida nos riffs mais lentos, numa linha sludge/doom, e tornam-se ultra poderosos com a dinâmica do baixo e o ritmo da bateria. As vocalizações, sempre guturais, estão melhores e encostadas mais atrás, e pelos vistos o senhor na 4ª faixa, At Arms Length, é Brent Hines dos Mastodon (boas companhias). O início (25seg) dessa mesma faixa traz-me imediatamente à memória Explosions in the Sky e várias melodias de guitarra poderão fazer lembrar os Mogwai.
Não sei se consigo destacar alguma música, tenho ouvido o disco sem parar, mas as constantes variações da última... linda. A primeira também é do caraças! E a segunda e e...
Tempestade, calmaria, tempestade, eu não quero saber da originalidade para nada, fossem todos os discos como este.

8 Comments:

At 14.7.06, Blogger ::Andre:: said...

1º - tou ansioso para ouvir este álbum.
2º - a que "excesso" te referes? isis, neurosis, callisto, cult of luna, mota...quem mais?
3º - o brent entra mesmo??
4º - se só sai em agosto como é que já o tens?? tás a dizer que sacas álbuns na internet? :P
no fim de semana vai "bombar" muito. e sabes que mais?? também ñ quero saber se é original ou não, o que interessa é que seja bom...

 
At 14.7.06, Blogger Crestfall said...

2º - Eu disse aparente :-) Mas podes meter ao barulho, Pelican, Rosetta, the Ocean e Amenra.
3º - Entra entra.
4º - Não, é promocional, mandaram-me para fazer a review.

 
At 14.7.06, Blogger ::Andre:: said...

rosetta e amenra, tava "esquecido" destas duas belas bandas... tenho que ouvir the ocean. já pelican só os meto neste saco com muito custo.
este blog é demais, até já nos oferecem promos para fazer a review :P

 
At 17.7.06, Blogger Crestfall said...

Lembrei-me de + 3:
Transmission0
Buried Inside
Overmars

 
At 1.8.06, Blogger ::Andre:: said...

ñ conheço os transmission...

quanto a este álbum, agora que o ouvi posso dizer que estes gajos são mesmo muito bons. roda há duas semanas quase sem parar.
\oo/

 
At 1.8.06, Blogger Crestfall said...

Eheh ainda bem que córtiste. É mesmo \oo/!

Tens que ouvir Transmission0, és gajo para gostar.

 
At 2.8.06, Blogger ::Andre:: said...

tens algum original dos mota?

 
At 4.8.06, Blogger Crestfall said...

tenho o Time & Withering, este ainda não posso ter :-P

 

Enviar um comentário

<< Home