21 outubro, 2007

PJ Harvey – White Chalk (2007)

"...please don't reproach me for how empty my life has become..."

Não sou um grande entendido na discografia da PJ Harvey e provavelmente este foi o trabalho ao qual dediquei mais tempo. A primeira coisa que me tocou após várias audições foram as palavras, depois a simplicidade e a forma etérea como estes temas se tornam intensos. Longe do calor das guitarras, aqui é o piano quem ilumina as músicas (nos poucos arranjos surgem bateria, banjo, harmónica e pouco mais). As colaborações contam com nomes como John Parish ou Jim White dos Dirty Three.

"...the words are tightening around my throat..."

White Chalk é um disco de solidão e saudade. Cantam-se diálogos interiores com Deus, com Demónios, fazem-se muitas perguntas - torna-se até comovente quando PJ Harvey fala das saudades que tem da avó, que gostava de se deitar ao lado dela...na sepultura. Despede-se de amores, fala daqueles que ama, da família, do passado. Este disco é uma PJ Harvey despida, sozinha a querer refugiar-se no piano. A voz soa frágil e sem medo de explorar os seus limites (o registo é quase sempre em tons mais agudos que o normal que já conhecíamos). PJ tenta encontrar os seus fantasmas, dialoga com eles, transforma-se num deles...

White Chalk é um disco que me acompanhou várias vezes nos últimos dias, é um disco muito bom, mas provavelmente não voltarei a ouvi-lo tão cedo...

"...my friends that last will dance one more time with me..."

7 Comments:

At 21.10.07, Blogger Crestfall said...

A PJ Harvey deu numa de Tori Amos? Belas palavras, ainda vou ter que ouvir o disco.

 
At 22.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Não conheço muito bem a música da Tori Amos... :p Apesar de parecer vulgar a descrição de uma gaja ao piano, penso que a pj harvey, dentro de algumas limitações, soube criar um disco com um ambiente e intensidade diferente.

O André deve ser mais conhecedor da obra dela e provavelmente já ouviu este disco, vamos lá ver o que ele tem a dizer... ;)

 
At 22.10.07, Blogger ::Andre:: said...

a unica comparação entre as duas é mesmo só o piano, de resto...
a pj aprendeu a tocar piano de proposito para este album e nota-se que a composição é toda baseada à volta disso, até na maneira de cantar se notam diferenças. prefiro-a a com guitarra mas também estou a gostar deste disco e creio que o descreves bem.
de qualquer maneira o teu ultimo paragrafo também me serve...

 
At 22.10.07, Blogger Crestfall said...

LOL eu sei que sim André. Prefiro a Tori :p

 
At 22.10.07, Blogger Bruno Coelho said...

Fui apanhado de surpresa porque não estava à espera de um disco assim, mas foi uma agradável surpresa. Tenho-o ouvido algumas vezes e curiosamente estou a ouvi-lo agora...

 
At 23.10.07, Blogger ::Andre:: said...

já viram a senhora ao vivo?
eu vi-a no sudoeste e em paredes de coura, falta-me agora um coliseu ou quem sabe uma casa da música na próxima tour.

 
At 24.10.07, Blogger noisea said...

Ainda bem que gostaste Bruno.

 

Enviar um comentário

<< Home