28 dezembro, 2007

Comprava só pela embalagem

Ou talvez não. O que é certo é que estes 2 álbuns valem mesmo por todo o pacote; Design, música e letras. Na era digital mais discos mereciam uma apresentação assim. No caso dos Primordial é edição limitada [digibook e trás um cd extra gravado ao vivo] mas no caso dos The Ocean acho que é mesmo a edição standard.

Primordial - To the Nameless Dead [2007]
Há já mais de uma década que os Primordial editam material de elevada qualidade, traçando um percurso evolutivo extremamente coerente. Tudo aquilo que fizeram está pejado de sentimento, exala uma paixão imensa e denota uma dedicação profunda e um cuidado minucioso com todos os detalhes musicais e líricos, e mesmo com o imaginário folk poético que os inspira.
Há uma sinceridade latente e uma atmosfera verdadeiramente única na música dos Primordial e isso deve-se em grande parte à voz de Nemtheanga. E se superar o extraordinário The Gathering Wilderness seria sempre tarefa difícil, pelo menos no desempenho vocal este parece-me o melhor registo dos Primordial, no estilo quase declamatório de tom elevado sempre muito emotivo, apesar de até não ser o mais variado. Do ritmo brando de Gallows hymn à imparável violência de Traitors gate [duas das melhores músicas] funde-se na harmonia entre as guitarras eléctricas e acústicas. Outra das melhores é As rome burns, aquela benevolência intermédia que vai progressivamente aumentando de intensidade é empolgante. Uma ode aos bravos desconhecidos.


The Ocean - Precambrian [2007]
Já aprendi umas coisinhas às custas da inspiração geológica que resultou neste álbum.
Dividido em 2 discos, o mini Hadean/Archaean e o "normal" Proterozoic, Precambrian oferece uma viagem por consecutivas eras geológicas. Foi durante os períodos conhecidos por Hadean e Archaean, que o sistema solar e consequentemente o planeta terra e a atmosfera terrestre foram criados, e é nesta correlação simbólica que o maior número de colisões ocorre. A intensidade do choque é poderosa do 1º ao 4º tema, não há espaço para contemplações. E se foi no período Proterozóico que se formaram os continentes, é na divisão musical de Proterozoic que o experimentalismo oceânico atinge a sua maior amplitude. Logo a começar pelas tranquilas paisagens construídas pelo saxofone e percussão no tema de abertura. A extensão de influências é tão vasta que não se encerram numa mera classificação. Por alguma razão eles se intitulam colectivo, a panóplia de recursos [bem] usados é imensa. Aos instrumentos rock tradicionais juntam-se Violoncelo, violino, viola, xilofone, piano, pandeiro, a orquestra filarmónica de Berlim e um conjunto impressionante de vocalistas convidados que amplificam a intensidade do registo. Deram um dos concertos do ano e criaram um dos discos do ano.

10 Comments:

At 28.12.07, Blogger ::Andre:: said...

concordo que hoje em dia os álbuns devem ser mais do que um simples produto. o de om, por exemplo, sendo a banda e a editora que é foi uma desilusão no que diz respeito ao artwork.

o nome primordial não me é estranho, talvez um dia os ouça.
ocean foi um concertaço e devo ouvir o novo mais semana menos semana. ainda por cima, agradam-me discos com conceitos.

 
At 28.12.07, Blogger naSum said...

the ocean...quero o cd... top 10 do ano nem preciso de dizer +...
primordial ainda ando para ouvir...

vamos a londres pa!!!

 
At 28.12.07, Blogger Pedro Nunes said...

Ainda não ouvi o disco de Primordial mas pelas tuas palavras já estou a ver que está aí mais um grande trabalho. Gosto muito do som destes gajos, desde o ep/demo Dark Romanticism... Sorrow's Bitter Harvest...

The Ocean ouvi o disco um bocado a correr antes do concerto mas não me despertou muito interesse... terei que lhe dar mais tempo...

 
At 28.12.07, Blogger João said...

the ocean tenho isso em espera pa ouvir...o 3xLP parece-me bem..mas se keres ediçoes mm brutas tens de ver a k7 do prurient dentro de um tijolo! alvenaria pura ahaha :P

 
At 29.12.07, Blogger Unknown said...

The ocean esse grande album, que tive o prazer de comprar no concerto de lisboa, n ha palavras, deixaram me de boca aberta, n tava msm a espera.
Primordial vou ter de ouvir, gostei de o cd anterior, mas este novo ainda n arranjei tempo para o ouvir.

 
At 31.12.07, Blogger ::Andre:: said...

k7 dentro de um tijolo?? \oo/ mostra-me um link disso!!!

 
At 31.12.07, Blogger Raquel Brandão said...

Acho a capa de Primordial um pouco fálica! Traitors Gate rula!!!!

 
At 31.12.07, Blogger Crestfall said...

Fálica? Que mente... lol.

Tb quero ver esse tijolo!!

 
At 31.12.07, Blogger ::Andre:: said...

realmente mel, vês coisas onde ninguém vê...

 
At 1.1.08, Blogger João said...

no youtube ha um documentario do arté sobre o noise & o no fun fest em que aparece o dominick fernow a mostrar isso la na hospital records...nao o consigo enkontrar ja..kreio k tambem aparece nos dvds do no fun fest axo k o pedro os tem :p

 

Enviar um comentário

<< Home