28 abril, 2008

Amanhã há "roque" na Fábrica

FIN FANG FOOM (Lovitt, USA)
Um par de LPS pela já carismática Lovitt Records (Texture, Structure, and the Condition of Moods, de 2001 e With the Gift Comes the Curse, de 2003), e um EP (Native Tongue, 2005) pela japonesa Stiff Slack, são a prova da evolução de um som math-rock/pós-rock, guiado por um piano de melodias melancólicas e suficientemente sombrias, para algo cada vez mais grandioso e próprio. Em mais de 10 anos de carreira, e partilhando palcos com grupos como Engine Down, Mercury Program, Milemarker, Twelve Hour Turn, Cursive ou Blonde Redhead, Fin Fang Foom aprenderam a dominar perfeitamente a arte da repetição hipnótica tendo o efeito devastador como objectivo, mantendo no entanto a subtileza que sempre os caracterizou.

PICORE (Drawback, Spain)
São vistos já como uma das mais expressivas bandas do novo rock espanhol, com a sua visão própria de um pós-hardcore/avant rock mais livre, tidos como um mostro em crescimento nas prestações ao vivo que têm dado por essa Europa fora. Dois álbuns até agora: La Postura Perfecta, 2005 e Lista Completa de Heridos, 2007.

ETNA
Os Etna são um duo instrumental de baixo e bateria, criado no último terço de 2007, na cosmopolita localidade de Burgães, Santo Tirso, Portugal. Partilham uma despudorada atracção por composições simples e directas, que tentam reproduzir a um volume tão elevado quanto Deus lhes permite. Crêem que mencionar influências seria uma imbecilidade, pelo simples facto de não serem capazes de tocar nenhuma música dos seus ídolos, pelo menos até ao fim. Não obstante, são capazes de tocar as suas próprias músicas com redobrado empenho, exercício que pretendem levar a todos os 8 metros quadrados de palco deste mundo. Numa palavra só, gente de bem.

THE SOUND OF TYPEWRITERS
As paisagens sónicas e o rock apresentados por este duo surpresa dominam-nos. O baixo é tocado por mil mãos e a bateria segura toda essa força. Apesar de todo o aparato, o resultado é melódico e sem qualquer aspereza.

1 Comments:

At 30.4.08, Blogger Hélder Costa said...

FIN FANG FOOM foi muito bom, acabei por lhes comprar os cd´s todos

 

Enviar um comentário

<< Home