pelo o que li noutro blog, ambas as capas foram feitas pelo mesmo designer, que se limitou a reciclar um trabalho prévio para ilustrar o novo albúm dos u2. tough shit, a música deles tambem soa a algo reciclado :)
Zé, que raio de invenção é esse do mesmo designer???? Obviamente ambas as capas são de uma fotografia do grande artista Hiroshi Sugimoto (se alguma vez poderem ver as suas fotos "ao vivo" aconselho vivamente). Foi simplesmente uma grande coincidência ambos os artistas terem utilizado ou a mesma foto ou duas fotos muito semelhantes do Sugimoto (não dá para perceber).
Como disse o próprio Taylor Deupree: quem cedeu os direitos da foto do Sugimoto ao designer dos U2 estaria certamente ciente da sua prévia utilização numa outra capa e poderia ter evitado a estranha coincidência.
o grande artista a que referes além de ser o fotógrafo da imagem usada, também é designer, sendo ele o responsável pela elaboração das duas capas (isto segundo o que li, se é verdade ou não escapa-me). aparentemente está-se perante um caso de auto-plágio em que o hiroshi reciclou uma capa antiga (a dos taylor deupree qq coisa) para fazer a nova (a dos u2).
O Hiroshi Sugimoto designer?!?!?! Claro que não: é fotógrafo e ponto final. Quem desenhou a capa da 12k foi o próprio Taylor Deupree (que desenha quase todas as capas da 12k e line) e o designer da capa dos U2 sei lá quem foi. Em relação às capas, o Hiroshi Sugimoto cedeu a foto ao Taylor Deupree para a capa do disco que é uma gravação de um concerto de Deupree / Chartier dado numa exposição do Sugimoto (os músicos foram inclusivé convidados pelo próprio Sugimoto); a capa dos U2 foi feita por um designer (ou lá por quem foi) que certamente comprou os direitos para da fotografia para a utilizar como foto da capa (a única questão que se pode por é a que coloquei atrás...ou seja, se é o próprio Sugimoto que gere os direitos das suas fotos - ou desta em particular - estava consciente que já tinha sido utilizada). Mas quase que aposto que não será ele que gere os direitos.
Como escreveu o próprio Deupree:
"richard and i (the composers) were give the *chance of a lifetime*.. to be asked by the Hirsshorn to compose this music for Sugimoto’s show and have Sugimoto himself endorse it, speak with us, and grant us use of his photograph. for small, independant artists, this is huge. for U2, it’s simply a phonecall and a check.
we’re also dealing with a very small, niche group of experimental artists and music lovers on one hand.. and the general public, who largely view music as disposable, on the other.
so, naturally, when something we have slaved over, fought for recognition over, is so easily undone by pop culture, it feels a bit cheap. .. like, above.. what for us is one of the greatest achievements in a career thusfar is simply a phonecall for U2.
it is simply 2 sides on the classic case of “experimental art movement” vs “pop culture”.. and both sides are coming at it with very different takes and very different things to lose or gain.. as can be seen simply from this discussion… on hand “we worked so hard for this, now U2 does it” and on the other hand “who cares, move on”."
parece que fui mal informado. damn you internet!!! mas como te disse, o que tinha exposto tinha sido algo que li noutro blog, não acompanho o trabalho de nenhum dos artistas envolvidos ;)
13 Comments:
pelo o que li noutro blog, ambas as capas foram feitas pelo mesmo designer, que se limitou a reciclar um trabalho prévio para ilustrar o novo albúm dos u2. tough shit, a música deles tambem soa a algo reciclado :)
Coitados... Já nem tem dinheiro para comprar "originalidade". Ou não conhecem ninguém...coitadinhos.
LOOL
lembrei-me quando o lcd soundsystem e a nike copiaram a capa do manuel göttsching..
eu acho que o Brian Eno vai ter os últimos trabalhos em que se envolve perseguidos pela cópia, a começar pela parvoice do Satriani e agora esta.
eheh...
Muito original realmente lol
Haha, que descarado!
(faz lembrar o novo logo de WITTR que é igual a dezenas que o szpajdel tem feito ultimamente.... o outro era tão bonito :<)
Zé, que raio de invenção é esse do mesmo designer???? Obviamente ambas as capas são de uma fotografia do grande artista Hiroshi Sugimoto (se alguma vez poderem ver as suas fotos "ao vivo" aconselho vivamente). Foi simplesmente uma grande coincidência ambos os artistas terem utilizado ou a mesma foto ou duas fotos muito semelhantes do Sugimoto (não dá para perceber).
Como disse o próprio Taylor Deupree: quem cedeu os direitos da foto do Sugimoto ao designer dos U2 estaria certamente ciente da sua prévia utilização numa outra capa e poderia ter evitado a estranha coincidência.
o grande artista a que referes além de ser o fotógrafo da imagem usada, também é designer, sendo ele o responsável pela elaboração das duas capas (isto segundo o que li, se é verdade ou não escapa-me). aparentemente está-se perante um caso de auto-plágio em que o hiroshi reciclou uma capa antiga (a dos taylor deupree qq coisa) para fazer a nova (a dos u2).
O Hiroshi Sugimoto designer?!?!?! Claro que não: é fotógrafo e ponto final. Quem desenhou a capa da 12k foi o próprio Taylor Deupree (que desenha quase todas as capas da 12k e line) e o designer da capa dos U2 sei lá quem foi. Em relação às capas, o Hiroshi Sugimoto cedeu a foto ao Taylor Deupree para a capa do disco que é uma gravação de um concerto de Deupree / Chartier dado numa exposição do Sugimoto (os músicos foram inclusivé convidados pelo próprio Sugimoto); a capa dos U2 foi feita por um designer (ou lá por quem foi) que certamente comprou os direitos para da fotografia para a utilizar como foto da capa (a única questão que se pode por é a que coloquei atrás...ou seja, se é o próprio Sugimoto que gere os direitos das suas fotos - ou desta em particular - estava consciente que já tinha sido utilizada). Mas quase que aposto que não será ele que gere os direitos.
Como escreveu o próprio Deupree:
"richard and i (the composers) were give the *chance of a lifetime*.. to be asked by the Hirsshorn to compose this music for Sugimoto’s show and have Sugimoto himself endorse it, speak with us, and grant us use of his photograph. for small, independant artists, this is huge. for U2, it’s simply a phonecall and a check.
we’re also dealing with a very small, niche group of experimental artists and music lovers on one hand.. and the general public, who largely view music as disposable, on the other.
so, naturally, when something we have slaved over, fought for recognition over, is so easily undone by pop culture, it feels a bit cheap. .. like, above.. what for us is one of the greatest achievements in a career thusfar is simply a phonecall for U2.
it is simply 2 sides on the classic case of “experimental art movement” vs “pop culture”.. and both sides are coming at it with very different takes and very different things to lose or gain.. as can be seen simply from this discussion… on hand “we worked so hard for this, now U2 does it” and on the other hand “who cares, move on”."
parece que fui mal informado. damn you internet!!! mas como te disse, o que tinha exposto tinha sido algo que li noutro blog, não acompanho o trabalho de nenhum dos artistas envolvidos ;)
mute, ainda estás aqui??
Aqui aonde??? O conceito de "aqui" na internet é um pouco relativo, não?
era aqui na secção de comments deste post
entretanto já não sei o que te queria perguntar, fica pa próxima.
João
Enviar um comentário
<< Home