01 julho, 2010

Guilty Pleasures


O nosso pecadilho diário. Aquela banda ou música para a qual corremos, desesperados e necessitados, com uma base mas regular do que gostaríamos. Vá lá, todos nós temos um. Ou dois, ou três ou mais. Há uma série de coisas a que não conseguimos escapar: seja porque foram os nossos pais que nos mostraram quando éramos novos, porque crescemos a ouvi-la, porque se cola à parte de trás do crânio... Seja o que for.

Mas a verdade é esta: há sempre um pecadilho. Às vezes até temos vergonha dele, mas sentimo-nos deliciosamente felizes a ouvi-lo. E inevitavelmente ridículos quando admitimos perante alguém que "sim, eu gosto mesmo da 'Another Day In The Paradise' do Phil Collins". Eu sei tenho demasiados guilty pleasures e adoro cada um deles. Acho que conseguia organizar temporalmente a minha vida através deles. São aquele tipo de coisas que fazem parte da minha vida, de uma forma ou de outra. E tenho a certeza que um dia destes, se bater com a cabeça e perder a memória, vai ser um desses temas a trazer-me de volta o juízo.

Tenho no mesmo pedestal o Peter Gabriel e o Phil Collins, porque sem eles não teria rock progressivo na minha vida. E no entanto, ninguém me tira o 'Another Day In The Paradise' do Collins. E a 'Mama', escrita nos Genesis dos anos 80 é um tema que me fascina. Ai de quem me diga que os Queen são sobrevalorizados. Tal como não há discussão possível sobre o Gary Numan: o tipo foi um visionário no que aos teclados diz respeito. Já deram uma escuta no 'I, Assassin', no 'Berserker' ou mesmo no 'The Pleasure Principle'? Venha quem vier, ninguém faz pop como o Michael Jackson fez. E o Pedro Abrunhosa, para o bem ou para o mal, fez o 'Viagens'. Não é toda a gente que se pode gabar de ter tocado com o Maceo Parker. E quem é a mãe do rock? José Cid, claro está. Sim, "10000 Anos Depois"; mas ninguém faz 'Favas com chouriço' tão bem e rápido como ele. Mesmo que o intuito seja esse, fazer dinheiro. A delícia pop que é 'Clint Eastwood' dos Gorillaz ainda hoje bate da mesma forma. E aposto que quase toda a gente do mundo sabe a letra da 'Karma Chameleon'. Eu até tenho o vinil, herdado do meu pai nos tempos em que era DJ. E nem vale a pena falar de Prince ou George Michael.

Provavelmente ainda tenho mais, mas estes são mesmo os mais tocados da playlist "guilty pleasures" do meu ipod. Não vos quero convencer a ouvir nada do que aqui mencionei. Bom, talvez um ou outro, nomeadamente do Numan. Mas gostava de saber se só eu é que sofro de tão grande disfunção musical ou se mais gente por aí partilha de coisas tão monstruosa e deliciosamente pecaminosas.

O meu nome é António Silva e sou viciado em música foleira.

13 Comments:

At 1.7.10, Blogger João Veiga said...

britney spears - baby one more time :( mas é mais um fantasma que atormenta a minha cabeça, que propriamente algo que eu oiço regularmente :P

Decididamente os Resistência... aquelas músicas marcaram muito os meus primeiros anos de vida e ainda gosto :)

 
At 1.7.10, Blogger Mafarrico said...

Foda-se. Eu trazia sempre Eurodance de emergência no mp3 do carro para nunca stressar quando o trânsito apertava. Agora já não tenho carro. No no, no no no no, no no no no, no no there's no limit!

 
At 1.7.10, Blogger António M. Silva said...

Eurodance? http://www.youtube.com/watch?v=zA52uNzx7Y4

 
At 1.7.10, Blogger Susana Quartin said...

Haha, quando era míuda curtia tanto essa música/vídeo dos eiffel 65... Infelizmente há uns tempos vi novamente o vídeo cheguei à conclusão que a recordação que tinha dele (e da música) era melhor do que realmente é. Não devia ter voltado a ver/ouvir :|, foi-se alguma da magia, snif snif.

 
At 1.7.10, Blogger Susana Quartin said...

Não sei se tenho guilty pleasures, não tenho vergonha de ouvir o que quer que seja...mas entendo o conceito. Vamos lá ver coisas que se possam chamar guilty pleasure.....Daft Punk (?!) - concerto no sudoeste em 2006 do caraças!, Blondie, Goldfrapp (yep, mesmo certas músicas do último álbum já começam a entrar).

http://www.youtube.com/watch?v=JFwQoqbWgSs

Lembro-me tão bem de ver isto na televisão. Quando vejo que o vídeo é de 1997 o meu coração encolhe-se um bocadinho...damn you, time.

 
At 1.7.10, Blogger Mafarrico said...

Ei esse macaco azul já é demasiado recente. Falo de coisas assim: http://www.youtube.com/watch?v=aFd5Cci_pE4

 
At 2.7.10, Blogger Scapegoatt said...

Eu apanhei o pop da decada de 80.
Eu acho impossivel não gostar desta cover dos FF, (ou mesmo a dos NIN) de "cars" com Gary Numan:
http://www.youtube.com/watch?v=MbUsw6PvUYM

 
At 2.7.10, Blogger vera viana said...

E alguns desses prazeres parecem-nos cada vez mais pecaminosos à medida que o tempo passa - quem curtiu o início da pop dos anos 80 ainda se delicia com eles!
Ainda adoro ouvir algumas do Nik Kershaw, dos A-Ha, dos Duran Duran ou do Billy Idol...
Haja algum grupo de metal que lhes preste a devida homenagem fazendo uma cover - basta ouvirmos algumas delas para acharmos que estão mesmo a precisar de um som mais pesado...

 
At 2.7.10, Blogger António M. Silva said...

nik kershaw é tão fixe. mas tenho que admitir que não gosto muito de covers. ora espreita lá esta e vais perceber o que quero dizer: http://www.youtube.com/watch?v=1myuA04O2VA

 
At 2.7.10, Blogger vera viana said...

Já ouvi - e blarghhh!
É difícil fazer covers de qualidade...
Gosto particularmente da dos Alien Ant Farm (Smooth Criminal) e algumas que os Atrocity fizeram no Werk 80 até estão porreiras (tirando a voz).
Pura perda de tempo é a da Doro Pesch (falo do White Wedding, mas se calhar podemos incluir toda a carreira dela além dos Warlock?) e a lista de más covers seria interminável...
Mas o que se calhar acontece é que (não podendo tentar, nós próprios, criar a nossa versão), venha quem vier, preferimos sempre o original, o que nos diz mesmo alguma coisa, mesmo pecaminoso...

 
At 3.7.10, Blogger Rodolfo said...

eu não tenho pecados desse tipo nem guilty pleasures.

quem me conhece, sabe bem que a minha cultura musical acomoda tão bem Boney M quanto Throbbing Gristle... não sinto vergonha das coisas que gosto (mesmo que os demais gozem com elas - e tanto o fazem com Boney M como com os TG so...).

 
At 3.7.10, Blogger Pereira said...

guilty pleasures não tenho, o que roça mais perto disso para mim é passion pit,two door cinema club...

 
At 4.7.10, Blogger Mafarrico said...

Constato que sou o mais rasca daqui

 

Enviar um comentário

<< Home