16 maio, 2007

The Young Gods - Super Ready/Fragmenté [2007]

7 anos volvidos desde o seu último verdadeiro álbum de originais - Second nature -, sucedido pela experiência ambiental das sessões instrumentais de relaxamento inspiradas por Brian Eno e introduzidas em Music for artificial clouds, e da compilação comemorativa XXY: XX Years 1985-2005, eis que os Young Gods nos brindam com um novo disco à Young Gods. E o que é um disco à Young Gods? Para uma banda que nunca estagnou, que nunca teve medo de explorar novos territórios, que nunca deixou de se reinventar e até de causar alguma consternação nos seus seguidores derivado às incursões mais electrónicas, pode ser um bocado estranho afirmar que voltaram a soar ao mesmo, só que não se trata de repetição, trata-se de reencontrar as marcas que fizeram deles criadores do seu próprio contexto musical.
É evidente que isto soa familiar, Voltaram as guitarras sampladas, os zumbidos industriais, as passagens psicadélicas e ambientais, os sintetizadores, a bateria pulsante, e a voz ressonante de Franz Treichler a pregar em inglês e francês. Mas estes elementos, apesar de não introduzirem nada de verdadeiramente novo, não me soam datados e conseguem ecoar a pujança de sempre. I'm the drug e Freeze iniciam o disco de uma forma muito enérgica em andamento rock de alto débito sónico, com riffs cortantes e ritmos bem groovy, enquanto Cest quoi cest ca vive mais do pulmão electrónico numa cadência contida e viciante. Em Stay with us somos levados pelo psicadelismo exótico enunciado pelo vocoder, e a forma ambiental é compartilhada com The color code. Secret foi anteriormente incluída na colectânea XXY, mas a versão aqui presente está ligeiramente alterada. Everythere é uma das músicas mais aceleradas e promete fazer furor ao vivo.
Os concertos de Young Gods são sempre uma celebração, felizmente parece que vamos ter direito a participar numa muito em breve. Segundo o site da banda, o Porto vai ser mais uma vez contemplado - 13.07.07 Portugal Open Air event Porto :-) [O que raio será este Open Air Event??!]

9 Comments:

At 16.5.07, Blogger ::Andre:: said...

YG não me dizem muito, tu sabes... MAS vamos ter festival no Porto é?

 
At 16.5.07, Blogger ::Andre:: said...

Festival Marés Vivas no Areinho, Gaia. Espero que venham mais umas bandas interessantes...

 
At 16.5.07, Blogger Crestfall said...

Isso é aquela coisada à borla :-s

 
At 16.5.07, Blogger ::Andre:: said...

E depois? Young Gods à borla é que é :P

 
At 16.5.07, Blogger Vit said...

Young Gods à borla? sinto-me na obrigação de pagar para os ver. Album muito cool

 
At 17.5.07, Blogger ::Andre:: said...

Não te preocupes que eles são sempre pagos, considera uma prenda da CM de Gaia.

 
At 17.5.07, Blogger Crestfall said...

Esse festival já não se realizava há uns anos, pois não?

 
At 17.5.07, Blogger ::Andre:: said...

Desde 2000 praí...

 
At 17.5.07, Blogger Crestfall said...

Porra, ainda é mais do que eu pensava.

 

Enviar um comentário

<< Home