04 julho, 2007

Isis + Boris + Oxbow @London Koko 02.07.2007

Estou cansado. Hoje foi especialmente difícil acordar, já dormi umas horinhas decentes, mas nas 42 horas anteriores tinha dormido apenas uma. Também quem é que me mandou deslocar a Londres propositadamente para assistir a um concerto? Suportar diversas horas de viagens de avião, de comboio, de autocarro, e de metro, com direito às respectivas e alongadas esperas, suportar a superlativa inconstância do tempo e as súbitas chuvadas, suportar a embriaguez e os sotaques macarrónicos de determinados funcionários do sistema de transportes britânico, suportar as comissões bancárias cobradas por cada processamento com o cartão de débito, não suportar líquidos internos e ter que pagar para os verter, suportar as bandas de suporte, mas pior que tudo, suportar a companhia? E porque raio é que estes bónus deveriam ser considerados como um fardo a suportar? Alguns deles não constituem prospectos agradáveis, mas acabam por ser um mal benigno e por fazer parte da aventura e da recordação colectiva, eclipsando-se perante a grandiosidade do momento.
Depois de chegarmos ao centro de Londres e até irmos para o Koko, demos uns passeios por alguns dos locais da praxe como Leicester Square, Picadilly Circus, Trafalgar Square, London Bridge à Tower Bridge passando pela City Hall e Camden Town. Eram 18h30 quando chegamos ao Koko e pouca gente parava nas redondezas. Pouco tempo depois apareceu o Mr. Cookie [O felizardo de Neurosis que ainda ia para o Roskilde!], recomeçou a chover, e mandaram o pessoal formar uma fila, de maneira que ainda apanhamos mais alguma chuva antes de entrar, passava qualquer coisa das 19h. Depois controlamos uns lugares à maneira nas grades e toda a gente comprou a sua t-shirtzinha.

Conforme prometido num cartaz afixado na entrada do Koko, os Oxbow não foram os Oxbow, apareceram em forma de um dueto acústico, com o guitarrista e o vocalista a serem acompanhados no último terço da actuação por uma violoncelista. A sonoridade que praticam é de difícil catalogação, e se uma actuação eléctrica e de corpo inteiro com os restantes instrumentos já é algo surreal, uma performance como esta muito mais o é. Despojados da secção rítmica perdem em intensidade e atmosfera, ganhando os delírios vocais do Eugénio ainda mais protagonismo e vulnerabilidade, com o strip, os movimentos explícitos, o constante agarrar das partes baixas e aqueles poemas Art-Cock a afigurarem-se e a soarem ainda mais crus.

Antes dos Boris subirem ao palco decidi colocar os tampões nos ouvidos para me proteger dos possíveis excessos sónicos dos Japoneses, mas ao fim de 1 minuto já os estava a tirar. Eles começaram coisa rock e acabaram algo drone. Foi um início em compassos mais lentos com a sublime atmosfera da Farewell, a extraordinária música que abre o Pink, e avançaram para o ritmo acelerado do tema homónimo desse mesmo disco. Sem nunca perderem demasiado tempo com arrastados riffs drone ou compactas muralhas de feedback, mantiveram sempre uma atitude muito rock. A Wata [guitarrista] dá-lhe! Riffs, Leads, Solos, aqueles dedos franzinos acoplados nos braços franzinos suportam tudo. E o Atsuo [baterista] é um marado cheio de energia, com o gongo atrás dele para descarregar alguma, por pouco não aterrou em cima do André e do Mr.Cookie quando praticou stage-diving. Uma actuação poderosa que deveria ter sido um bocadinho mais longa.
Boris Setlist:


Pouco depois das 21h30 subiam ao palco os Isis, o verdadeiro motivo para ali estarmos. E o que posso eu dizer? Foi um concerto memorável, dificilmente não o seria. Estávamos mesmo ali à frente e o som apesar de longe da perfeição estava bem bom. Como seria de esperar reservaram lugar especial para o In the Absence of Truth, e como vinha sendo habitual até então nesta tour começaram com os 2 primeiros temas desse disco. Se é certo que a sonoridade deles tem vindo a sofrer algumas alterações ao longo dos tempos, em palco, a constância entre os temas dos diferentes álbuns é exemplar. As gentis passagens atmosféricas serenamente moldadas pela secção rítmica vão sendo ladeadas pela densidade e intensidade das guitarras [então quando se juntam as 3...], até à visceral purgação inerente aos possantes gritos do Aaron. Foi uma cativante celebração do início ao fim. É que isto em vídeo não tem metade da piada, estes gajos são uma instituição. A The Beginning And The End foi especialmente arrepiante, aquela secção intermédia provocou dos maiores berros da noite, que pujança! E a Celestial? Que colosso de Riffs!
Enfim, para a próxima tour se eles não vierem cá repetimos a dose!
Isis Setlist:
Wrists Of Kings
Not In Rivers, But In Drops
So Did We
Dulcinea
In Fiction
All Out Of Time, All Into Space
Holy Tears
The Beginning And The End
Encore:
Improviso com Eugene Robinson dos Oxbow
Celestial (The Tower)

32 Comments:

At 5.7.07, Blogger Raquel Brandão said...

:) Suportar Londres não é pêra doce...

 
At 5.7.07, Blogger Unknown said...

so did we dulcinea in fiction todas seguidas? e no fim a celestial?

tinha-me vindo logo


fdx vou ter k vos ir apoiar na proxima

 
At 5.7.07, Blogger Dermo said...

Apesar de tudo o que passamos tenho uma coisa a dizer...Valeu a pena!! Nem digo mais nd!! Grande abraço a voces que me acompanharam nesta aventura!!

 
At 5.7.07, Blogger Vit said...

Foi brilhante e muito surreal. A companhia foi a cereja em cima do bolo.

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Suportar?? Este gajo é doido!! :P
Fez tudo parte da aventura. É evidente que nos cansamos de um lado p/ outro, apanhamos algumas secas, tivemos 28 horas sem dormir e tal mas isso tudo fez parte da aventura INESQUECIVEL!!! Repetia tudo outra vez e espero que um dia tenhamos a oportunidade de voltar a fazer o mesmo. De resto, concordo mais ou menos com tudo que disseste. Oxbow foi meio bizarro mas marcante; Boris apesar de curto foi a loucura total; e Isis são uma instituição, são uma banda de outro mundo. Adorei os concertos, o dia, a aventura, a companhia...TUDO TUDO TUDO.

\oo/

 
At 5.7.07, Blogger Crestfall said...

Ahah como se não soubesses que era exagero, ironia :-) Claro que foi um pétaculo, tudo, até a chuvinha!

 
At 5.7.07, Blogger Unknown said...

ELES QUE VENHAM CA!!!!!
Voces deixaram me com agua na boca pa ver qualquer uma dessas bandas!Parece ter sido bem louco, o que eu n dava pa ver iss tudo!lol

 
At 5.7.07, Blogger Unknown said...

Bem nem imagino o que seria ver os isis ao vivo, se ao ve los em dvd j foi o que foi!

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Não dá para imaginar, não dá mesmo...

E o meu chat com o Mike de 38 segundos? Isso é que foi. Devias ter tirado uma foto Crest ;P

 
At 5.7.07, Blogger Nuno said...

Acho que unânime...
quem visita Isis não se importa nem um pouco que Isis venha a Portugal.

p.s.-» antes de eles divulgarem o alinhamento da tour europeia, tive oportunidade de falar com o Aaron. Ele garantia-me que eles queriam passar por Portugal...até porque o Jeff Caxide tem raízes/familia portuguesa e eles tinham muito gosto em vir cá tocar.
Depois de ver que não havia nenhum show voltei-os a contactar e o Aaron deixou-me um enigmático "Sorry..."
pelo que percebo não é a banda que não quer passar por aqui, é mesmo não ter ninguém que os traga. Isso é que é triste...

 
At 5.7.07, Blogger Nuno said...

* acho que é unânime, quem visita o Amplificasom, não se importa nem um pouco que Isis passem por Portugal...

 
At 5.7.07, Blogger Saturnia said...

E uma t shirt para mim trouxeram? =p
ahhahah
Um dia espero vê.los ao vivo.
So Did We
Dulcinea
In Fiction
que grande viagem...
Sortudos... Tenho de contentar.me com o DVD.

 
At 5.7.07, Blogger Unknown said...

faço minhas as palavras da saturnia

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Pinho, não é assim tão fácil como parece. Nós temos um contacto regular com o agente deles (o roster dele é excelente) e não é assim tão fácil trazer uma banda como os Isis, especialmente ao Porto.

Saturnia, a minha t-shirt é linda ;P

 
At 5.7.07, Blogger Saturnia said...

Pois... pareces o meu amigo Pedro que foi ver os Red Sparowes a Londres.
Trouxe t shirts lindas!!! Ao estilo minimalista como eu gosto. Nem te apercebes de que banda é =)
Até hoje só tenho uma t shirt de colour haze...

 
At 5.7.07, Blogger Crestfall said...

A minha t-shirt tb é :-P Fica é assim um bocadinho para o grande :-s Toda a gente comprou uma eheh.

Colour Haze \oo/

 
At 5.7.07, Blogger Raquel Brandão said...

LOL!!!!!!!!!!!!!!

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

No ano passado também fui a Londres ver os Sparowes. Quem olha para a t-shirt não se apercebe que é deles. Já a de Isis é dificil não se notar.
Colour Haze? Nem o álbum tenho...

 
At 5.7.07, Blogger Dermo said...

já por isso compro smp S =)...ai ai só queria uma caixa daquelas que eles andavam a descarregar punha muito pessoAl com Isis ao peito =)

 
At 5.7.07, Blogger Unknown said...

a minha tshirt de neurosis k vinha do hellfest foi roubada juntamente c a mala no aeroporto de nantes...chorem por mim isto sim é azar pagar e não ter tshirt

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

nunca deixo coisas importantes irem na mala, vão à minha beira. não podias deixar a t-shirt de neurosis sozinha...

 
At 5.7.07, Blogger Crestfall said...

O seguro cobriu a perda (monetária)?

O álbum~, qual? Tu ainda não ouviste nada de Colour Haze?!?!!?

 
At 5.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Ouvi, gosto mas não o tenho.

 
At 5.7.07, Blogger Vit said...

As t-shirts eram mt fixes, fiquei arrependido de n ter comprado mais outra, alias até comprava a colecção toda incluindo a de Oxbow com o gajo nu

 
At 5.7.07, Blogger Crestfall said...

ahah tu bem que estavas a curtir as poses do Eugénio! Ainda ficaste com algumas libras para gastar no próximo concerto :-P

 
At 6.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Isis \oo/

 
At 6.7.07, Blogger Unknown said...

"...incluindo a de Oxbow com o gajo nu"

fdx duvido da tua masculinidade...

a mala nao era minha era dum amigo meu tipo ele posa a mala tira os bilhetes e essas cenas vira-se já nao ta la a mala disse k nao viu ninguem...ficou sem totil cenas e logo a minha shirt de neurosis...mtas lagrimas

 
At 6.7.07, Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6.7.07, Blogger ::Andre:: said...

tavas lá mastodon? cá me parece que o teu amigo ficou foi com a t-shirt para ele :P
limpas essas lágrimas e compra uma online, depois de um azar desses qualquer pessoa merece.

 
At 6.7.07, Blogger Saturnia said...

pronto eu confesso... a t shirt ja foi vendida no ebay
MUAHAHAHAH

 
At 7.7.07, Blogger Pedro Nunes said...

Grande texto Crest. Fico contente por terem gostado,também não se esperava nada menos que memorável.

 
At 10.7.07, Blogger ::Andre:: said...

Isis \oo/

 

Enviar um comentário

<< Home