16 novembro, 2007

Mono, há uns anos atrás...

A poucos dias de os rever, é impossível não puxar pela memória e tentar relembrar-me da primeira vez que os vi: Mercedes, sexta-feira 26 de Março de 2004. Li no site da Jojo’s, uns dias antes do concerto, as seguintes linhas:
“Do Japão chega-nos uma das melhores bandas post-rock/art/punk instrumentais da actualidade. É impossível ouvirmos Mono sem que nos façam lembrar Mogwai, Godspeed! You Black Emperor, Explosions In The Sky e num outro extremo até mesmo Sigur Rós. Estes ainda pouco conhecidos Japoneses criam bonitas melodias, profundas e pessoais e misturam-nas com sons obscuros e distorção, criando um som e ambiente fantástico. Será um privilégio ver pela primeira vez em Portugal esta banda ao vivo. que é considerada por muitos críticos uma das melhores da actualidade. Ou como disse um jornalista da Rolling Stone, " Os Mono são a melhor importação do Japão. Melhor que Sushi."
Confesso-vos um pouco envergonhado que na altura nem sequer sabia quem eram os GYBE! ou os Mogwai mas algo me dizia que não podia perder este concerto por nada. Coisas que me lembro:

- Foi a minha primeira ida ao Mercedes e o preço era convidativo (5€).
- Era suposto começar às 23h e começou com cerca de duas horas de atraso.
- Eles tinham um certo ar de “perdidos” até subirem ao palco.
- Imensos pedais preenchiam a frente do palco (ou então o próprio palco é que dava essa impressão).
- Tocaram cerca de uma hora.
- Na altura estavam a promover o “One Step More and You Die” e apesar de não me lembrar da setlist recordo-me perfeitamente que acabaram o concerto com a estrondosa “Com(?)”, era impossível não me lembrar de um final como este.
Não os conhecia, não havia myspace na altura nem era grande consumidor de mp3. Mas, o facto de ter ido “às escuras” fez com que não perdesse a única vez que estes japoneses vieram a Portugal. Foi histórico. Até terça…

10 Comments:

At 16.11.07, Blogger Crestfall said...

Boas recordações! Eu vi Mogwai, GY!BE e Explosions, mas perdi Mono :-(
Terça será a vingança.

A foto é tua?

 
At 16.11.07, Blogger Unknown said...

have fun : > e ja agr, traz ca o jesu :X

 
At 16.11.07, Blogger ::Andre:: said...

crest, eits no mercedes ou no blá blá? gybe deve ter sido do caraças, marcante não? mogwai talvez os veja um dia destes mas aquilo agora com o bypass do baterista ficou menos intenso..

joana, boa sorte logo para o nuno!!

 
At 16.11.07, Blogger João said...

eu vi gybe e mogwai e mono nao vi eits...

 
At 16.11.07, Blogger celtic said...

olha-mesta a fazer-se ao bife :P

eu não vi nenhum dos quatro mas bora ao roadburn (eu prometo que vou falar do roadburn em todo e qualquer comentário que aqui faça até que me consiga colar a alguém para ir :D)

 
At 17.11.07, Blogger Pedro Nunes said...

Vi Explosions in the Sky, Mono ainda não. Até terça malucos.

 
At 17.11.07, Blogger Crestfall said...

andré: Blá blá [já não falamos sobre isso?]

Bora ao roadburn.

 
At 17.11.07, Blogger João said...

siga ao roadburn...

 
At 19.11.07, Blogger ::Andre:: said...

Não me lembrava crest, também estive lá.

 
At 19.11.07, Blogger ::Andre:: said...

é já amanhã =)

 

Enviar um comentário

<< Home