25 abril, 2011

FMI e o 25 de Abril




FMI é um texto de José Mário Branco, que este escreveu de uma vez só em 1979, aquando da primeira intervenção do Fundo Monetário Internacional no nosso país. O vídeo é da primeira actuação desta música de intervenção, que aconteceu em 1982, nas vésperas da segunda entrada do Fundo em Portugal.
José Mário Branco alerta, logo no início para os pormenores que podem já não ser actuais, mas é triste constatar que grande parte do texto tem razão de ser, ainda hoje, passados 37 anos depois da liberdade e da democracia.
O texto é catártico e há até quem diga que foi a primeira forma do rap em português, para depois desembocar numa manifesta raiva contra as "promessas de Abril".

A certa altura José Mário Branco afirma que "nós somos um povo de respeitinho muito lindo, saímos á rua de cravo na mão sem dar conta de que saímos á rua de cravo na mão a horas certas". E vocês, o que acham da revolução de 25 de Abril?
Acham que saímos a horas "certas"? Acham que uma revolução tão "pacífica" pode levar a uma nova mentalidade e a uma mudança de sistema de forma válida? Nestes tempos que correm, acham até que precisamos de uma outra revolução?

Podem ler todo o brilhante texto, assim como ouvir uma versão sem pausas da música aqui.

3 Comments:

At 26.4.11, Blogger João Veiga said...

essa música é genial.... E hoje na RTP1 deu a segunda parte do doc do Zeca Afonso.

Fiquei espantado com o trabalho do José Mário Branco :|... que produção genial e que dedicação.

Quanto ao povão... Realmente a revolução já foi numa época mais "mole", mas acho que mesmo que tivesse havido pancadaria à séria acabaria no mesmo. Talvez o PCP não tivesse feito tanta lavagem cerebral... who knows.

A verdade é que o nosso "sangue latino" pesa muito :P basta ver as praias cheias de gente, durante a hora de almoço, mal as temperaturas ultrapassam os 20ºC

 
At 26.4.11, Blogger ::Andre:: said...

Relacionado, gostei de ler estas palavras do Fernando Ribeiro: http://blitz.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/72800

 
At 2.5.11, Blogger Rui said...

Talvez, mas uma resposta tardia, mas o exemplo da Islândia é a resposta perfeita à questão "Acham que uma revolução tão "pacífica" pode levar a uma nova mentalidade e a uma mudança de sistema de forma válida?".

Como é obvio podemos mudar com uma revolução pacifica, o que nos faltou por exemplo no 12 de Março foi propostas de mudança (não basta dizer o que não gostamos).

 

Enviar um comentário

<< Home