24 maio, 2007

Lojas da Baixa do Porto abrem até à meia-noite

Cerca de 50% das lojas da R. Sá da Bandeira, no Porto, já aderiram à iniciativa de abrir até à meia-noite, uma vez por mês (primeira sexta). A ideia da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) para revitalizar a Baixa da cidade e a zona da Ribeira já tem data marcada para avançar no terreno a 1 de Junho. Nessa sexta-feira, dezenas de estabelecimentos comerciais do centro da Invicta estarão de portas abertas até mais tarde. A Jo-Jos Music em Cedofeita foi a primeira loja da rua a aderir à iniciativa.

"Os estabelecimentos aderentes terão descontos para quem fizer compras entre as 21 horas e a meia-noite", sublinhou António Fonseca, presidente da Associação de Bares, lembrando que os clientes das lojas terão direito a cartões de acesso sem consumo mínimo e a uma bebida grátis nos bares e discotecas aderentes.

Neste momento, já está garantida a participação de cerca de 35 estabelecimentos comerciais. E se a maior parte, por agora, se concentra na Rua de Sá da Bandeira, também há espaços de Sta Catarina, da zona dos Clérigos e da Ribeira/Infante.

6 Comments:

At 25.5.07, Blogger Crestfall said...

Parece-me uma boa ideia, todos ficam a ganhar.

 
At 25.5.07, Blogger Vítor Hugo said...

Se os Exmos. Srs do comércio tradicional (e afins) da baixa portuense fossem mais simpáticos com a clientela, se calhar o negócio não ia assim tão mal!

Por mais que uma vez tive que fazer comprar ali na zona (Sta Catarina, mais precisamente) e tive a sorte de apanhar a promoção "as trombas são oferta"! =S

Depois culpam as grandes superfícies...

Quanto à iniciativa, de pouco adianta tentar revitalizar a Baixa à noite se não houver mais polícia (e mais activa).
Por mim, não fosse a insegurança evidente, não precisava de bares nem de lojas para andar na rua. A própria beleza da cidade basta!

Mas abram as lojas, façam promoções, pintem o caralho! Quando o pessoal começar a ficar sem os telemóveis e as carteiras e até os carros, venha de lá mais uma revitalizaçãozinha......

 
At 25.5.07, Blogger ::Andre:: said...

Que exagero poison, o Porto não é o Rio de Janeiro. Eu acho que ideias destas são benvindas. Aliás, sugiro desde já que se marque uma tour nocturna pelas lojas de discos e se acabe a mesma noite no Radio Bar. Como é? 22H em Cedofeita? :P

 
At 25.5.07, Blogger Crestfall said...

Eu nem sei se é inseguro ou não, nunca senti na pela a insegurança (nem quero!) :-s Sei que é um deserto...

 
At 28.5.07, Anonymous Anónimo said...

o porto nao e o rio mas ja começa a haver demasiadas semelhanças (ja tive 2 colegas espancados no piolho k tiveram k ir pro hospital, eu ja fui roubado por 15 ou 20 gunas na batalha, ja tive colegas a serem espancados na ribeira) por isso nao me venham dizer k o porto e seguro nao se ve um cabrao dum policia a noite mas pra multar os carros ao pe do piolho aparecem e pra multar os carros no porto rio tb la se mostram mas pra nos defender as costas desses gunas filhos da puta nao se mostram

 
At 28.5.07, Blogger Mafarrico said...

Pois, eu cá acho que é tambem o fogo de boca que ajuda a baixa a manter-se vazia.

Paro todos os fins de semana la para o Piolho-Plano B e arredores e nunca presenciei grandes estrilhos. Agora que os ha de vez em quando ha, mas, se acima de tudo se tiver bom senso, consegue-se evitar bem problemas. Para levar um espancamento de Gunas do Piolho ainda e preciso ter um grande azar...cheira-me que alguem os provocou ou fez zentir provocados, pq as trepas que vejo são sempre intra-corja.

Agora...na Batalha nao me meto, e nem sei como e que ha gente que se manda para o Gestos; ja muitas vezes me dirigi sozinho para la e o sentido aranha so gritava "Poe-te a monte JA". Na Ribeira depende do dia: sem ser ao fim-de-semana é para esquecer, e, andar fora da zona do Cubo, só se for para o lado de Matosinhos; pró Mercedes é entrar pelo lado da ponte e com o passo rapidinho. Mais uma vez digo, no entanto, que nem ha 2/3 anos atras a Ribeira estava sempre à pinha, e, tendo em conta a improbabilidade de os gunas serem paridos às ninhadas de 30, advoco que foi o pessoal que se auto-sugestionou de que havia todo um perigo do crl na zona levando ao abandono.

Agora, concordo quando se ataca o crl da esperinha/raide que os meninos de azul fazem todos os dias aos carros estacionados ao invés de andarem em patrulha; nos primeiros dias depois da renovacao para a merda que esta agora apanhei logo com um cartão "Passe pela Casa da Moina e pague 30€". Bloquearam a entrada do parque" com a carrinha e era ve-los a esfregar as mãos de contente.

 

Enviar um comentário

<< Home