01 fevereiro, 2008

Dirge - Wings Of Lead Over Dormant Seas [2007]

Tivesse eu descoberto estes Dirge anteriormente, e isto seria conjuração para derrubar membros partidários da lista dos melhores de 2007. E levando em conta que "Dirge was born in Paris in 1994." e "From 2004 to 2006, the band gives several concerts (with Unsane, Nasum, Cult Of Luna or Kill The Thrill)", nem compreendo como é que ainda não tinha sequer ouvido falar neles. De qualquer maneira cheira-me que Wings Of Lead Over Dormant Seas deverá ser o seu Magnum opus.
A narrativa encontra-se dividida em 2 partes, a primeira composta por 5 temas que se revelam como monumentos sónicos post-metal/doom/sludge da linhagem Neurosis/Isis, até com alguns traços daquilo que fazem os conterrâneos Year of No Light e Overmars. Mas a distinção não pode ser diminuída pela facilidade com que me agrada defini-los. A segunda parte é um único movimento de 60 minutos deveras experimental, que perpassa diferentes estados ambientais, arrastando-nos por paisagens tranquilas e intensas de tonalidades espaçadas e compactas, em ritmos lentos e vibrantes, com muito feedback, droning, oscilantes ruídos e frequências electrónicas, sintetizadores cinematográficos, apontamentos melancólicos de violino e didgeridoo... Há secções que parecem jams aleatórias e se por momentos me lembram uns Orthodox, noutros lembram-me os Anathema da era Silent Enigma. São 120 minutos muito especiais que devem ser devidamente absorvidos!

6 Comments:

At 1.2.08, Blogger Pedro Nunes said...

Gostei da review e fiquei muito curioso para descobrir este disco... em breve meu caro.

 
At 4.2.08, Blogger ::Andre:: said...

isto tem muito bom aspecto senhor crestfall, muito. esta semana vou pedir-te emprestado.

 
At 4.2.08, Blogger ::Andre:: said...

e por acaso já não ouço um álbum deste espectro há muito tempo...

 
At 5.2.08, Blogger Crestfall said...

Não ouves andré? Vai gozar outro :-p

 
At 6.2.08, Blogger ::Andre:: said...

sério!! não ouço um álbum "post" há bastante tempo.

 
At 12.2.08, Blogger ::Andre:: said...

tou a gostar...

 

Enviar um comentário

<< Home