19 novembro, 2009

Nostalgia 77 feat. Keith and Julie Tippett - Sessions (Tru Thoughts: 2009)

Nesta sessão (outras virão) os Nostalgia 77 juntaram-se a duas estrelas jazz, Keith e Julie Tippett. Este disco de capa apelativa revelou-se uma boa companhia/surpresa nos últimos dias. Entramos nos meandros do Jazz, relaxado, fumarento de uma cave qualquer convertida em bar clandestino. O andamento segue lentamente nas cordas possantes do contra-baixo, abrindo espaço para devaneios de trompete e também piano. Este último faz de colchão para a voz quente (feminina) de Julie que pavoneia uma visão luxuriante - ou dor de amor transformada em carta escrita ao piano, com Blues e whiskey a convidarem a desgraça. Há espaço para diálogos mais intensos (livres), assim como jogadas balanceadas cheias de groove e soul. Este é um disco "fácil"/agradável para quem não está habituado a jazz mais cerebral e pode bem servir para criar ambiente em diferentes momentos.

Myspace
Site
Info
Keith & Julie

5 Comments:

At 19.11.09, Blogger ::Andre:: said...

Quero!!

Conheces Mulatu Astakte?

Np: The Thing with Otomo Yoshihide

 
At 19.11.09, Blogger Crestfall said...

Ah capa é gira é.

 
At 19.11.09, Blogger Dromos said...

não ouvi este disco, apesar de gostar do keith tipett, que foi um dos pianistas mais importantes do free-jazz no Uk.Vou investigar melhor,o formato "canção" não me apela muito para ser sincero.

recomendo que oiças os ovary lodge (onde tambem esteve a Julie) avant-jazz com algumas influencias orientais,um grupo bastante intressante do movimento free-jazz no UK.

Há tambem um album, "Septober Energy", dum grupo chamado Centipede, uma ensemble de 50 musicos organizada pelo Keith Tipett.Entre os musicos tens gente como o Robert Wyatt,o Alan Skidmore,o Ian Carr ou o Harry Miller (tambem dos Ovary Lodge).Foi produzido pelo Fripp e é um registo algo unico, que vale mt a pena ouvir.

 
At 20.11.09, Blogger noisea said...

André,

Não conheço mas vou procurar.

Dromos,

Thx pelas palavras. Sem dúvida que este disco está longe do free-jazz. Vou tentar arranjar esses Ovary Lodge. Acerca dos Centipede li alguma coisa quando pesquisava por luzes acerca do Tipett - interessante.

 
At 20.11.09, Blogger ::Andre:: said...

Foi o João/ Dromos que me deu a conhecer..

 

Enviar um comentário

<< Home