24 fevereiro, 2010

Erik Satie dixit


"The musician is perhaps the most modest of animals, but he is also the proudest. It is he who invented the sublime art of ruining poetry."

6 Comments:

At 25.2.10, Blogger Scometa said...

As gnossienne foram o que me levaram a prestar outro tipo de atenção à musica clássica. Estavamos algures em Paris no ano de 96, com um judeu francês a tocar a nº1 no seu piano vertical, com aquele cheiro distinto que os soalhos de madeira dos apartamentos parisienses têm.

 
At 25.2.10, Blogger Hélder Costa said...

Erik Satie é lindo, recomendo-te também Debussy.

Há hoje em dia muitos projectos que têm o Erik Satie como influência, projectos esses ligados à música electronica/ambiente/experimental


Segundo a wikipédia:

"Foi o inventor da música ambiente, que ele chamava de musique d'ameublement. A música sendo usada como uma mobília, para preencher o ambiente. Segundo ele, era uma música que fizesse parte dos ruídos naturais e os levasse em conta, sem se impor, que tomasse conta dos estranhos silêncios que ocasionalmente caíam sobre os convidados, e que neutralizasse os ruídos da rua. Mas sua música não funcionava porque as pessoas insistiam em ficar quietas prestando atenção ao seu desempenho. Daí ele gritava nervoso: "Falem alguma coisa! Mexam-se! Não fiquem aí parados só escutando!". Na época sua idéia pareceu uma piada. Outra coisa interessante eram as instruções de interpretação que ele anotava em suas partituras."

 
At 25.2.10, Blogger Adriano said...

André tens de ouvir a música dos Solaris "A Monotone Epilogue To A Soulless Maid" que integra um excerto da Gymnopédie lá para o fim.

http://www.youtube.com/watch?v=LZA8k1b_3kQ&feature=youtube_gdata

 
At 25.2.10, Blogger ::Andre:: said...

Edu, chegaste a viver lá não foi?

Hélder, foi no tópico que abri sobre o Debussy que a malta me aconselhou Satie.

Adriano, conheço :)

 
At 25.2.10, Blogger Unknown said...

Maravilhoso. Adoro Satie. Não só pela música, como pela personalidade excêntrica.

 
At 26.2.10, Blogger amebix said...

Erik Satie não é música classica,pois esta morreu no principio do secúlo IXX.
Quanto ao Satie é lindo,mas se vem que já falei com muita gente que diz "gosto do Satie" e se preguntas "para além das Gymnopédies e das Gnossiennes " ficam sempre caladihos.
Caralho,se gostam assim tanto ouçam as outras obras também.
Sim,hoje tive um mau dia,não levem a serio que isto amanha já passou.

 

Enviar um comentário

<< Home