Adrian Klumpes
Adrian Klumpes é provavelmente um dos nomes mais interessantes na cena experimental/improvisação/modern classic/jazz que encontrei. Músico que integrou 2 colectivos de jazz Australianos Triosk e 3ofmilions (jazz/electronic/ambient), tem a solo uma obra baseada em piano e noise/electronic surpreendente. "Be Still" de 2006 é um trabalho intimista e perturbador ao mesmo tempo, deixa aquela sensação que passou-nos algo ao lado e que teremos necessariamente que repetir.
Se tiverem algum tempo livre vejam/ouçam um concerto integral no Factory Theatre, Sidney de 4 de Junho 2008.
O ano passado editou o "In bed we trust" com Shoeb Ahmad, um dos ábuns do ano, que recomendo vivamente, e que passou absurdamente despercebido. Música com imenso noise subliminar (não intrusivo) com um piano seco e minimalista. Pode ser comprado directamente ao Shoeb Ahmad na HelloSquareRecordings.
Klumpes é um músico com várias ramificações e colaborações (tem duas improvisações manipuladas por Machinefabriek e Tomasz Bednarczyk entre outros), e a maioria dos seus trabalhos não são fáceis de encontrar, mas faz parte do encanto da descoberta deste músico.
TRIOSK
O projecto de Jazz experimental Triosk é provavelmente o mais acessível do universo Klumpes, e não podia ficar fora deste tópico. Não tive a felicidade de os ver ao vivo no ZDB quando estiveram em Lisboa em 2007 e arrumaram as botas nesse mesmo ano e originaram os mais "peculiares" Pivot.
4 Comments:
""Be Still" de 2006 é um trabalho intimista e perturbador ao mesmo tempo"
É verdade! Para ser sincera já nem me lembro como é que acabei a ouvir o álbum. Não sei se foi um daqueles dias em que me sentia 'aventureira', ou se foi através de outro artista, mas o disco é muito interessante :).
Não conheço Adrian Klumps, parece interessante
só conheço triosk destas referências, mas do que ouvi gostei bastante. a conhecer melhor
A checkar...
Enviar um comentário
<< Home