12 maio, 2010

Ainda há desertos?

Ando a ouvir Causa Sui há umas semanas e ontem ao recuperar Yawning Man pensei cá para mim que este tasco já merecia um tópico de devoção e discussão sobre o que foi o desert/ stoner rock.
O nome nasceu sobretudo através das bandas que se juntavam em Palm Desert. A malta reunia-se no meio do deserto e tudo o que era preciso para haver concerto era um gerador a gasolina, cerveja e erva.
Quais foram as bandas que mais vos marcaram? E hoje, nos dias de hoje ainda há bandas que tenham a mesma sonoridade que recomendem acompanhar?

38 Comments:

At 12.5.10, Blogger Crestfall said...

Já estava para te dizer, Causa Sui soa-me mesmo a uma mistura entre Kyuss e Colour Haze!

 
At 12.5.10, Blogger Filipe S. said...

Actualmente faço tal associação do deserto com bandas como Asteroid, Suplecs, Samsara Blues Experiment, Rotor, Los Natas, Brant Bjork, Colour Haze ...

 
At 12.5.10, Blogger Adriano said...

MUSWELL! Uns topicos abaixo.

 
At 12.5.10, Blogger naSum said...

ASS!!!

 
At 12.5.10, Blogger Scapegoatt said...

Fatso Jetson

 
At 12.5.10, Blogger Unknown said...

Brant Bjork, Colour Haze, Causa Sui, Yawning Man, Kyuss... Stoner rock \m/

 
At 12.5.10, Blogger nuno Koglek said...

Desse 'desert rock americano' já pouco existe de significativo actualmente a não ser as cenas da velha guarda e pós-kyuss. Os meus olhos, perdão, os ouvidos, viraram-se mais para as bandas europeias que de certa forma têm mantido o espírito do stoner aceso, sem nunca escorregarem para o Metal...

Depende da fase de Causa Sui, actualmente o psicadelismo deles marca a diferença por ser um psicadelismo extremo e alegre, algo que hoje em dia é raro...
Outras bandas com esse psicadelismo 'alegre' são todos os projectos Yawning e pós-Yawning...
O psicadelismo de Los Natas na fase dos Toba Trance e Ciudad de Brahman (para mim o melhor álbum de stoner de sempre! Venham as pedradas!) é magnífico, mas mais introspectivo...

Penso que a fase mais 'desértica' de Colour Haze é do álbum CO2 que eu aconselho vivamente...
Para quem gosta de psicadelismo somente 'riffado', os My Sleeping Karma têm usado o conceito com uma sonoridade muito própria (para muitos o chamado post-stoner com bandas como 35007, Ahkmed e Monkey3).

Mais na onda da rockalhada, os suecos têem estado em grande, mas há uma banda que destaco com grande fulgor, Kamchatka! (comercialzito mas completamente blues-desert)...

Apesar de tudo o artista que mais tem honrado o bom-nome e origens do desert-rock é sem dúvida o sr. Brant Bjork...

 
At 12.5.10, Blogger Unknown said...

GRAVEYARD!

 
At 12.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Crest, curtiste Causa Sui?

Ia pergunta ao Filipe por onde (finalmente) começar com os Los Natas mas vou confiar no Nuno.

Nas, esse Ass é uma banda ou vais oferecer à tua miúda umas jeans daquelas? :)

 
At 12.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Ah, e perdi o rasto aos Colour Haze...

 
At 12.5.10, Blogger nuno Koglek said...

Eu sou novato no blog, que queres dizer com perdeste o rasto aos Colour Haze? ;)
o Stefan Koglek tem quase 2 metros de altura, não o podes perder assim! Eh eh

Los Natas é daquelas bandas que podes amar ou odiar dependendo do álbum que ouves primeiro, confia em mim, Ciudad de Brahman é O álbum!

 
At 12.5.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

André se tivesses ido connosco a Guadalest não perdias nenhum rasto, isto porque os Causa Sui tocaram lá e foi bom, Colour Haze foi especial. Foi intrigante ver o baixista a meio da noite com um saco-cama a entrar no meio do mato para dormir. Ouve VIAJE A 800.

 
At 12.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Fatso começa-se pelo Archaic Volumes?

 
At 12.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Nuno, tou a sacar o Ciudad e estou muito curioso.
Perder o rasto significa que deixei de os acompanhar, não faço a mínima se editaram algo novo recentemente etc etc.

Pris, conheço Causa Sui pois o Fua trouxe bons comentários com ele:
http://amplificasom.blogspot.com/2009/08/o-meu-festival-de-verao_31.html
Viaje conheço.

 
At 12.5.10, Blogger Scapegoatt said...

Como eu gostava de ver C.Haze no Duna Jam, fodase. Se nunca viram, pesquisem o video "Temple", onde eles estao a tocar numa falesia com vista para o mar na ilha da Sardenha. è mesmo qualqer coisa de deslumbrante. Neste momento penso que tem saido mais rock psicadelico dos states (S.Francisco :P) do que propriamente stoner Tambem gosto de Kamchatka, principalmete o Vol. II

 
At 12.5.10, Blogger nuno Koglek said...

Olha, fazemos assim (para não me sentir culpado), se ficares desiludido, pago-te um fino num concerto da Amplificasom que eu vá... Mas xiça, o álbum é do caral***!

Pah quanto a Colour Haze, lançaram o All, agora estão a descansar... No Guadalest Colour Haze foi de facto especial também para mim. Tenho a dedicatória do Stefan Koglek ('pirosamente' colada na parede do meu quarto) onde ele promete que os Colour Haze irão tocar a Portugal num futuro próximo... A ver vamos...

Por curiosidade, que andas a ouvir de Causa Sui? as sessions ou os dois primeiros albuns?

 
At 12.5.10, Blogger naSum said...

Acho que ela não ia gostar muito André =P. Não te posso aconselhar nenhuma banda. Desconfias muito dos meus gostos lol

 
At 12.5.10, Blogger Saturnia said...

Para mim o "stoner rock" surgiu na altura do grunge com os Kyuss influenciados (penso eu) por bandas como Black Sabbath, Pentragam, Cream, Mc5, Captain Beyond e pelas próprias bandas de grunge (ora ouçam os primeiros albuns de Melvins, Mudhoney, Screaming Trees, Soundgarden etc).
Estando a "fórmula" descoberta depois surgiram algumas bandas entre elas Acid King, Fu Manchu, Orange Goblin, Monster Magnet, Los Natas, etc...
Agora bandas que me marcaram e outras que se juntaram à festa do ROCK (psicadélico, sludge, desert, chamem o que quiserem): Kyuss, Nebula, Los Natas, 7zuma7, Orange Goblin, Cathedral, Colour Haze, Hangnail, Pharaoh Overload, Acid King, Electric Wizard, Sleep, Comets on Fire, Viaje a 800, Stoner Witch, 35007, First Band From Outer Space, Witchcraft, Black Mountain, Siena Root e outros.

Nuno o Ciudad de Brahman para mim também é um dos albuns (continuo a arrepiar-me com a brisa del desierto e a partir tudo com a meteoro 2028 já para não falar no resto do disco). Espero ainda um dia ve-los (sim porque quem foi ao Roadburn não sabe a "sorte" que teve!!) e aqui fica a dica para os trazerem cá!!
É pena algum pessoal comentar aqui acerca do "desert/ stoner rock" mas quando trouxeram os grande La Ira de Dios só meia dúzia de pessoas apareceram e um bem haja à malta que foi!!

 
At 12.5.10, Blogger Saturnia said...

Pentagram!!

 
At 12.5.10, Blogger Scapegoatt said...

Grande Saturnia \m/\m/ =)
Hoje qd chegar a casa vou por a tocar o tema "forever my queen" :P
You rule!

 
At 12.5.10, Blogger Crestfall said...

Saturnia, e uns Spiritual Beggars?

La Ira não teve meia dúzia, teve umas boas 2 meias dúzias :)

 
At 12.5.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

saturnia e foste uma afortunada por teres visto yawning man ainda hoje me ralo. agora um pouco fora do contexto ouçam o novo de darkthrone está tão bom.

 
At 12.5.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

sophy já que falas de pentagram fala de saint vitus, essa grande banda.

 
At 12.5.10, Blogger BrainStorm said...

Este pessoal só quer aparecer!!! loooool De facto La Ira de Dios foi dos DIABOS!!!! Saturnia só tens manias... \0/

 
At 12.5.10, Blogger Saturnia said...

Para quem não teve oportunidade de ver:

http://www.suchhawkssuchhounds.com

http://www.youtube.com/watch?v=chI9Qefto5w

Brainstorm vai ver se estou no facebook =p

 
At 12.5.10, Blogger Soundgardenia said...

Ainda ha muitas bandas americanas porreiras de stoner rock.
Deem uma ouvidela a Naam, Earthlings? (vou ve-los pra semana), Radio Moscow (ja a puxar um bocado mais para o mainstream), Farflung (um happy medium entre krautrock e stoner rock), Sasquatch que recentemente lancaram um novo album bem porreirinho com algumas musicas com um cheirinho a deserto, outras com riffs a puxar para o Hendrix e mais umas que sao balls to the walls...

Desde o concerto que vi em Espanha ali com a minha Saturnia de Yawning Man, vi-os mais algumas vezes mas nunca foi a mesma coisa... Aquela noite em Medina del Campo foi o ambiente perfeito para Yawning Man... Tenho de os convencer a dar um concerto ao ar livre outra vez, e o som mais adequado para uma noite estrelada....
Apesar de ja nao viver em Portugal, tenho saudades de fazer viajar ate paises diferentes para ver um bom concerto. Atomic Bitchwax e Black Nasa em Vigo (La Iguana)foi outro grande concerto. Fu Manchu na Sala A com o palco mais alto que alguma vez vi... Agora ando mal habituada (nao e para meter nojo, muito pelo contrario), mas quando os concertos sao tao acessiveis nao se saboreia tanto o momento nem a viagem.
Meh!

 
At 12.5.10, Blogger Scapegoatt said...

De facto o gig dos F. Manchu em Vigo foi de se ficar com uma dor de pescoço daquelas =) Sera que ainda te lembras quem foi o gaijo que pediu "Asphalt Rising" no fim? :P De facto ainda vão surgindo bandas Stoner. A minha ultima descoberta foram estes gaijos: The Midnight Ghost Train. Inicialmente tocavam numa veia mais Blues, mas agora é mais Heavy Stoner.

http://www.myspace.com/themidnightghosttrain

 
At 12.5.10, Blogger Soundgardenia said...

Alto concerto Berto!
Vou passar uns dias a Portugal em Dezembro, vamos la a ver se ha um concertozinho jeitoso pela altura e juntamos a malta toda!

 
At 12.5.10, Blogger Scapegoatt said...

Literalmente alto, hehe!. Oxala isso de concretize cali girl! =)

 
At 12.5.10, Blogger Sarrabulho said...

Agarrei há uns anitos a abrir p Zen Guerrilla na caixa económica operária uns hermanos, Mermaid.
À altura, deixaram-me de queixo caído!
Comprei um disco por aí baratucho e vi uns qtos outros em tiendas aqui ao lado.
Ñ cheguei a procurar mais, mas talvez o faça agora.
Alguém os ouviu/viu?

 
At 12.5.10, Blogger Soundgardenia said...

Infelizmente nunca vi Zen Guerilla, mas lembro-me de andar a passear por uma fnac em Paris e encontrar um album dos Sloth (UK) - Voice of God e de ter ficado completamente pasmada. Se nao conhecerem saquem que ainda hoje e um dos meus albums favoritos! E daquele tipo de Stoner a Goatsnake, assim com uns riffs e tempos a puxar para o Doom.

 
At 13.5.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

soundgardenia :) :) :)

 
At 13.5.10, Blogger Scapegoatt said...

Z.G.é alto som. Tocaram tb no extinto Paradise Garage.

 
At 13.5.10, Blogger ::Andre:: said...

Nuno, os três volumes das Summer Sessions. Tou a pensar comprar, mas 30 euros....

 
At 13.5.10, Blogger nuno Koglek said...

Ya Sloth é muita bom... Eu vivo em Paris, e primeiro que econtre música boa e até mesmo stoner, muito díficil... Idem para concertos, Portugal nesse aspecto está muito melhor, eu acho!

André, eu acho que cheguei a ver esse pack a 23 euros, agora não me lembro onde... Ouve também o primeiro/homónimo deles, apesar do álbum começar fraquito, o resto é fantástico!!!

 
At 13.5.10, Blogger Soundgardenia said...

Nuno, se vires o Guy (Pinhas) em concertos poe-te ao lado dele e ouve os comentarios... Ele e uma personagem! O highlight da maioria dos concertos em que ele estava era ouvi-lo a criticar as bandas num sotaque muito caracteristico "thiz band i donno!"

 
At 13.5.10, Blogger Raquel Brandão said...

Kyuss.... :)~~~~ Banha e ranho em simultâneo!

 
At 13.5.10, Blogger Gil Cerqueira said...

Os Suecos Lowrider também faziam bom stoner. E por falar nisso o John Garcia vai andar em tour pela Europa a tocar os clássicos de Kyuss, só falta mesmo uma data em Portugal, a amplificassom não era de se meter nisso? vejam lá ! http://www.myspace.com/garciavsgarcia

 

Enviar um comentário

<< Home