12 julho, 2010

Livros

Bastante distintos, os livros que me têm acompanhado as últimas duas semanas.


Já leram Camus? É o meu autor favorito. Ninguém me tira "O Estrangeiro" (nem aos Cure, pelos vistos). E agora já ninguém me tira "A Peste". Se há algo que vale a pena no Camus são as atmosferas tão intensas que ele cria. Se n' "O Estrangeiro" sentimos o calor que invade as páginas do livro, aqui sentimos o ambiente pestilento de uma cidade, bom, empestada. Porque é disso mesmo que fala: uma cidade que se vê a braços com a Peste. As personagens são únicas, atraentes, com um nível de densidade perfeito. Não enche chouriços. As descrições são assertivas e envolventes. E, mesmo que possa parecer contraditório, o livro é recheado de uma sensibilidade premente. Ver o mundo pestilento pelos olhos de Camus vale a pena.

Num extremo oposto estão "Os Diários da Bicicleta", do Byrne. Sem pretensões estilísticas, sem truques e meios travessos, o vocalista dos Talking Heads mostra-nos o mundo visto pelos seus olhos. Um mundo visto em duas rodas. Mas desenganem-se se pensam por isto que é um livro de viagens. David Byrne tece considerações sobre tudo: a paisagem, a música, a sociedade dos países que visita, a comida, as pessoas, as acessibilidade, a(s) América(s), a Europa... Agrada pelo facto de ser tão acessível e estar escrito em formato de quase crónica. E está adornado com fotografias do próprio Byrne, que ficamos a conhecer um pouco melhor. Eu por mim punha uma mochila às costas, montava uma bicicleta e pedalava por aí.

E vocês, que lêem por aí e recomendam ao mundo?

7 Comments:

At 12.7.10, Blogger Tiago Esteves said...

Tb tou a ler o do Byrne. Gosto dos cenários apocalípticos que ele descreve.

De resto, tb ando a ler "Educação Siberiana" que recomendo vivamente. é sobre os códigos de honra e grupos criminosos da Sibéria. como sou um aficionado por este tipo de temas, estou a vibrar e mto com este livro. Leiam, estou certo que vão gostar.

Nc li nenhum do Camus. Vou ter em atenção a tua descrição ;)

 
At 13.7.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

só li o estrangeiro, há uns bons anos, e nunca me sai da cabeça.

 
At 13.7.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

upsss esqueci-me das recomendações.
leio o "into the wild" e recomendo, sempre, os irmãos karamazov do dostoievski.
ainda tenho para ler neste verão "o meu século" do günter grass, "os filmes na gaveta" do antonioni, "theorizing documentary" do Michael Renov e o barão trepador do calvino. depois passo para um autor português.

 
At 14.7.10, Blogger ::Andre:: said...

Ando a ler tanta coisa ao mesmo tempo, só faz mal mas os livros vão-se amontoando...

As tuas sugestões são interessantes, mas esse Camus não será para já.

 
At 14.7.10, Blogger ::Andre:: said...

Pris, por falares em Into the Wild ando a reler o Walden.

 
At 15.7.10, Blogger Pereira said...

Estou para ler "o estrangeiro" do Camus há muito,mas ainda não deu. Ando a ler,além dos resumos de matéria para os exames, o "Sputnik,meu amor" do Murakami. É o quarto livro que leio dele, por enquanto estou a gostar.

 
At 15.7.10, Blogger Priscilla Fontoura said...

André vê este doc então:
http://www.youtube.com/watch?v=iYJKd0rkKss

 

Enviar um comentário

<< Home