Senhores da Rádio
Sempre tive o bichinho da rádio. Pessoas como o Nuno Markl, ainda em criança, fizeram-me ter vontade de sintonizar aquela frequência, àquela hora, todos os dias.
Depois, descobri a rádio como importante veículo de divulgação musical. Comecei com o António Freitas, já que o metal era - e é - o meu estilo de eleição. Com o tempo, fui ouvindo mais e mais programas, como o MQ13, o Indigente, a Hora do Coyote... Até descobrir o António Sérgio.
Já fui um pouco tarde, na altura ele estava relegado para um horário tardio na Comercial, a fazer a Hora do Lobo. Tantas horas que passei a ouvi-lo. E tantas vezes me lamentei de ser um gajo tão novo e ter perdido tanta coisa histórica do homem.
Infelizmente, os programas de autor são uma coisa do passado. Lamenta-se a perda de pessoas com o António, o Peel lá fora, o relegar de programas tão bons como o Bons Rapazes ou mesmo o Alta Tensão do Freitas. E rádios como a Radar são pequenas demais, ou até subaproveitadas. Vale-nos malta como o Ricardo Guimarães do IndieFrente, ou até da minha casa, a Rádio Zero.
Há algum programa de rádio que sigam atentamente e que vos faça pensar 'quero fazer rádio'?
14 Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A rádio continua a ser um um grande meio de comunicação/divulgação. Existem ainda bons programas independentes em rádios regionais/locais. Eu faço um programa de autor desde 1998 =)
António Sergio? É e sempre será para mim o maior radialista/locutor de sempre em Portugal. Ele não é o pai, é o avó no que diz respeito a divulgação do rock mais underground.
claro que é. também ando há quatro anos na rádio zero e nada bate a rádio :)
mas lá está, falha a nível nacional, porque a nível regional/local temos muita coisa, felizmente.
já agora, fazes rádio onde? :)
O Nuno Calado é o melhor radialista português neste momento, havia o António Sérgio que era o mestre e o Nuno Calado, agora há só o Nuno Calado
curto "milhões" o "Bons Rapazes". Boa música, boas conversas. Gostava de fazer algo do género.
vincent moon, faço na Rádio Clube de Penafiel, que em breve vai ter um site novo pois o antigo é do tempo dos Afonsinhos do Condado :P
Faço por puro "amor à camisola"
Vindo de uma cidade do interior de Trás-os-Montes onde não havia um acesso facilitado à música, virei-me muito cedo para a descoberta da rádio. Os programas de autor nas rádios locais foram uma escola… conseguia sintonizar pessoal que se dedicava ao metal, outros ao gótico, outros ao rock. O bichinho da rádio começou aí e de repente já tinha, também eu, um programa de autor que se mantém até hoje. Tudo por muito “amor à camisola” como refere o scapegoatt…
A Antena3 também foi um veículo muito importante, passava as minhas noites com o Álvaro Costa, Nuno Calado, Henrique Amaro e António Freitas. Muitas noites colado ao rádio para gravar em k7 as novidades :)
Nao ouço radio ha tanto tempo que ate tenho vergonha de participar neste topico. Quando o Antonio Sergio morreu eu disse que a radio tambem ia com ele e para mim foi o que aconteceu. Os interesses e os habitos sao outros, era ele que ainda me fazia desligar o cd...
Vincent Moon, muito obrigado pela menção ao IndieFrente, andamos á três anos eu e o João Pacheco a tentar levar a quem quiser ouvir o que muito é desconhecido e que tem toda a qualidade necessária para ser difundido em rádio....
isto também é possível graças a quem connosco colabora, nós dá apoio e claro, nos incentiva, o que nos dá ainda maior vontade de continuarmos com o nosso trabalho.
É graças também a certas entidades musicais que o IndieFrente também cresceu.
Infelizmente, neste momento em Portugal, a prioridade a programas de autor é cada vez mais complicada.... há que lutar e continuar a impor uma corrente de rádio de autor como foi implementada por um grande senhor que infelizmente já cá não está...
Neste momento, também nos debatemos para puder continuar com o nosso formato de duas horas, e iremos consegui-lo, com trabalho.
gosto muito de ouvir a antena 2, gostava de ouvir alguns programas há uns anos atras do markl, soltava umas gargalhadas...gosto de ouvir por vezes a antena 3, a oxigénio, a radar, isto a nível de rádios de difusão nacional...
Mas posso dizer o que me levou a mim ao João e também ao Filipe foi a vontade de querer ouvir na rádio aquilo que descobríamos por vários meios de informação... ou seja uma ideia quase ingénua que muito provavelmente é a base de muitos programas de grande qualidade que por ai andam e que se fazem noutras radios,na radio zero, nas radios universitarias,e que merecem toda a consideração.
Obrigado pela atenção dedicada e bom tópico, este :)
Scapegoatt, és de Penafiel?
Scapegoatt, és o gajo da rádio Penafiel??
Eu sou do marco, por isso já te ouvi muitas vezes ;)
Só agora é que vi as mensagens. Sorry. Sim, moro em Penafiel. E tb já morei no Marco. E tambem no Porto... Okay, sou meio nomada :P
Como se chama o programa que fazes Scapegoatt ? Quero ouvir isso !
O programa chama-se "Radiações"
De Sábado para Domingo das 00.00 às 02.00
As edições de Agosto são transmitidas apenas com música. Setembro volta ao formato normal com alguns comentários meus. =) Obrigado pelo interesse.
Enviar um comentário
<< Home