06 outubro, 2010

O que ouvem por aí?

Future Islands – Undressed EP [Thrill Jockey 2010]
Música despida mergulhada em arrependimento através de uma voz marcante. Post-wave, dizem. Um download feliz que não ficará por aqui.
Galops - Galops EP [Holy Roar 2010]
Por muito que queira - e não conhecendo as pessoas em questão nem sequer devia - não posso afirmar em falta de genuinidade, mas isto é um rip-off autêntico dos Battles e [modocristianoronaldo]quando assim é[/modocristianoronaldo] fica a pergunta: para quê?
Kylesa - Spiral Shadow [Prosthetic 2010]
Oremos: há uns Kylesa pré e pós Static Tensions. Foram um segredo dos apaixonados e agora estão aí os haters prontos a falar mal à lá Mastodon pós-Leviathan. Não interessa, a teoria desaparece quando se faz play e se dá lugar a energia. E recordo-me daquela nossa noite no barco há uns meses atrás quando éramos todos um só... Grande grande álbum, o resumo ideal do que a banda é capaz.

oOoOO - oOoOO EP [Tri Angle 2010]
Para se fazer música não basta ter software no laptop, escolher um nome enquanto se tem espasmos no teclado, e um amigo talentoso para fazer o artwork do álbum. Não basta. Ou então sim, basta. Também não basta ouvir uma vez e pôr-me para aqui a escrever. Mas não consigo ouvir mais: não tem conteúdo, é aborrecido… adoro a capa, só.
The Knife - Tomorrow In a Year [Rabid 2010]
Grande fã de Fever Ray e quase nada dos The Knife, fiquei curioso com este trabalho sobretudo pelo conceito: uma ópera baseada nas teorias de Charles Darwin comissariada a uma banda digital-art-pop? Estranho, mas funciona. Atenção: não é ópera a tempo inteiro e por vezes os fields recordings gravados na Amazónia soam mais a Cage do que outra coisa qualquer, mas sim funciona. É um álbum atonal para explorar e ir explorando.
Ulver – Blood Inside [Jester 2005]
A recente confirmação da passagem dos Ulver por PT fez-me pegar nos álbuns (confesso que não os conheço a todos) e relembrar o quanto esta banda é interessante e especial. E alguém disse: “E, como se espera de uma banda como os Ulver, o resultado final é infalivelmente eclético, extremamente inspirador, e nunca inferior a um passo corajoso para as profundezas do desconhecido.” Brutal!
Univers Zero - Clivages [Cuneiform 2010]
Mais que a música em si, vamos criticar este álbum dependendo da maneira como encaramos este regresso. Os Univers Zero são uma banda de culto, provavelmente datada, e Clivages vem demonstrar que continuam com o seu som – “música/ rock de câmara para um mundo escuro” – único. Com uns arranjos pomposos e obviamente orquestrais, quem adorou os UZ até aqui provavelmente vai considerar que atingiram o topo. Talvez. Agora é vê-los ao vivo.

9 Comments:

At 6.10.10, Blogger Scometa said...

Vamos lá ouvir o de Kylesa, as duas músicas que já tinha ouvido tinha curtido bastante. Confio no seu gosto, acho que já tenho companheiro para os dias de chuva.

 
At 6.10.10, Blogger ::Cardoso:: said...

Toda a gente faz field recordings na amazonia. Já não há pachorra para o raio dos insectos.

 
At 7.10.10, Blogger Unknown said...

Eu não tenho conseguido parar de ouvir o último de Emeralds "Does It Look Like I'm Here?". É tão bom.

 
At 7.10.10, Blogger Adriano said...

Eu por acaso adoro os insectos da amazonia. Tentem ouvir o novo dos Solo Andata onde isso está bem redefinido: http://www.fluid-radio.co.uk/2010/09/solo-andata-ritual/

No espectro ambiental a descoberta do mês foi M. Ostermeier http://www.youtube.com/watch?v=GoVVpBXeJ0Q

O novo do Cloudkicker está ao mesmo nível se sempre e recomenda-se. http://cloudkicker.bandcamp.com/

Pete Swanson está de volta pós Yellow Swan, e recomenda-se: http://www.youtube.com/watch?v=4DIFfiXIxiI

Nico Muhly está de volta: http://www.youtube.com/watch?v=kXHVvKmDGdY

Mas quem está em grande é mesmo Greg Haines que nos deu o álbum do ano em ambient new classic: http://www.youtube.com/watch?v=n9_zHQsEKlQ e

Rakafeed é uma boa surpresa: http://www.youtube.com/watch?v=Qym3_-Hz2WM

Hidden Orchestra é a surpresa jazz do ano: http://www.youtube.com/watch?v=d3ppF0evyH0 e http://www.youtube.com/watch?v=5OanmgIEy9Q e http://www.youtube.com/watch?v=chmcsMW8q5M

Do porto temos a surpresa do Azevedo: http://www.youtube.com/watch?v=c5l4DdQxyFs

 
At 7.10.10, Blogger naSum said...

Tenho ouvido muita coisa. O novo de Envy e o novo de Bring Me The Horizon foram dos que mais bateram ^_^

 
At 7.10.10, Blogger falsoguru said...

no ipod outunal

failure - discografia
envy - recitation
heaven in her arms - Paraselene
Cloudkicker - Beacons
World's End Girlfriend - Seven Idiots
Neurosis - Live At Roadburn 2007
Opeth- In Live Concert At The Royal Albert Hall
Oceansize - Self Preserved While The Bodies Float Up
The Walkmen - Lisbon
Pale Sketcher- Can I Go Now EP

 
At 8.10.10, Blogger Crestfall said...

É natural que a novidade Kylesa venha a despertar alguma maldissencia e confesso que não encontrei aqui a mesma energia do Static Tensions, mas acho que isso é compensado por uma maior inclinação melódica. E estou a gostar!
De resto e a valer, tem rodado Cloudkicker, Envy, The Flight of Sleipnir, Pombagira, Antony, Enslaved, Castevet, Melvins...

 
At 8.10.10, Blogger Crestfall said...

Ahhh e USX!

 
At 9.10.10, Blogger Scometa said...

Castevet tá muito bom Crest. Ouve o noveo de Winterfyleth, vais curtir bué do disco chavál!

 

Enviar um comentário

<< Home