14 dezembro, 2010

Sci-fi literature

Estando eu a degustar sofregamente a leitura do "The three stigmata of Palmer Eldritch" do Philip K. Dick, lembrei-me de vir aqui perguntar: quem de vós aqui lê ficção científica? Quais os sub-géneros dentro deste género que mais prazer vos dão?

Não posso deixar de referir a incrível semelhança entre o argumento do Inception e o tema central desta obra escrita em 1965: um homem regressa de Proxima Centauri ( a estrela mais próxima do nosso sol) com uma nova droga capaz de induzir um novo mundo dentro do nosso sub-consciente, onde podemos passar uma vida inteira dentro desse mundo e onde no "mundo real" apenas um segundo se passou. Com a mesma pergunta, se estamos a viver no mundo real ou no mundo induzido. A tal história de o peão parar de girar ou continuar a girar, como vimos no final do filme de Christopher Nolan.

10 Comments:

At 14.12.10, Blogger Cinema Xunga said...

Eu leio ficção científica. Li o "Homem do Castelo Alto" do Philip K. Dick há umas semanas e posso dizer que é brutalíssimo para quem gostas de realidades alternativas, neste caso o Eixo ganhou a segunda guerra mundial e é o estado do mundo nos anos60. Depois li o 2001 e estou neste momento a ler o 2010. Recomendo Douglas Adams e os seus cinco livros do Hitchikers Guide to the Galaxy. Tudo em ebook. Se quiserem avisem que não sou forreta.

 
At 14.12.10, Blogger Mafarrico said...

ahah

 
At 14.12.10, Blogger vera viana said...

...que, obviamente, não parou de girar!

Philip K. Dick é O mestre, mas o género sci-fi is not my kind - na adolescência devorava livros de terror, depois deixei-me de literatura trash (Stephen King à cabeça) e dediquei-me à Literatura (embora agora não disponha de tempo para isso, com grande pena minha).
Alguns autores li que, não sendo sci-fi, nos dão a volta à cabeça - Ray Bradbury, Orwell, Kafka, Tolkien...
Li, naquela altura, um conto de que nunca me esqueci - "Sobrevivência" de John Wyndham, da colecção "Espaço 5" de 1984 - alguém leu ou é demasiado antigo?

 
At 15.12.10, Blogger jorge silva said...

fui grande devorador de ficção científica, no início da adolescência principalmente. nomes? epá, tirando isaac asimov, philip k. dick, ursula le guin já não me lembro muito bem mas que me punham a imaginação a fervilhar, lá isso punham.
essa história do "espaço 5" terminava com a arrepiante frase "olha bebé! comida!" proferida pela única sobrevivente da nave para o filho que entretanto tinha nascido ao ver a equipa de salvamento a chegar. num outro volume dessa colecção, não me lembro se era o 1 ou o 4, tinha uma história de um miúdo que me marcou imenso - no futuro, durante as férias escolares, as crianças eram colocadas a dormir ligadas a umas máquinas onde viviam a experiência de férias. o protagonista dessa história, o típico miúdo "outcast", acabou por provocar uma reescrita do funcionamento da máquina, criou um mundo a partir da cabeça dele (ao invés das escolhas pré-programadas que podiam seleccionar) e ficou a viver lá para sempre.

 
At 15.12.10, Blogger Sor Flavius said...

O Homem do Castelo Alto é muito bom, sim senhor!

A última cena sci-fi que li e que gostei foi o Carbono Alterado de Richar Morgan. Leiam se puderem, acho que não se vão arrepender. É uma escrita muito cinematográfica e como vocês são todos geeks do cinema é uma boa recomendação.x) Espero... :s

E depois claro, os clássicos de Orwell, Wells, PKD, e o excelente Asimov são todos de literatura obrigatória.

Tolkien sci-fi?! -.-' :D

 
At 15.12.10, Blogger jorge silva said...

Sor Flavius, a frase foi:
"Alguns autores li que, não sendo sci-fi, nos dão a volta à cabeça" porque, obviamente, Tolkien não é sci-fi.

 
At 18.12.10, Blogger Sor Flavius said...

Ups! Ma bad!

 
At 20.12.10, Blogger ::Andre:: said...

Eduardo, quero espreitar esse livro!

 
At 20.12.10, Blogger ::Andre:: said...

Mas não, a prateleira não abunda de livros de ficção científica.

 
At 21.12.10, Blogger JV said...

CX, a minha curiosidade está aguçada. Se puderes disponibilizar esses links este proprietário de um kindle agradeçe.

 

Enviar um comentário

<< Home