10 janeiro, 2011

Welcome to the 11th dimension


Antes de falecer, Einstein andava a tentar encontrar uma teoria unificadora de tudo. Décadas depois, aparece a teoria das cordas, na qual a origem da matéria nosso universo está não em particulas mas sim em "cordas" vibrantes. Depois de muita discussão em torno do mistério da singularidade, ou o que causou o Big Bang, os físicos e cosmólogos viram-se para a teoria do Multiverso, universos paralelos que existem numa 11ª dimensão, e que quando chocam nessa dimensão dão origem a outros universos, provavelmente como o nosso até.

Estou a acabar de ler o livro "Mundos Paralelos" de Michio Haku. A ciência é algo de fascinante. A quantidade de questões filosóficas, metafísicas, religiosas and so on, que se continuam a levantar devido às descobertas científicas são enormes. E fazer parte desta coisa que é a vida é algo de ainda mais misterioso.

8 Comments:

At 10.1.11, Blogger naSum said...

Por acaso no outro dia estava a ver o Conan Obrien e foi lá esse Senhor Michio Haku. Fiquei logo colado ao que estava a dizer. Hei-de investigar esse livro.

 
At 10.1.11, Blogger ::Andre:: said...

É impossível não ficar fascinado com tudo isto...

 
At 10.1.11, Blogger João Veiga said...

e depois ainda há a biologia molecular e suas amigas... Fascínio a um nível diferente, mas igualmente incrível :)

alguém consegue imaginar a cara de surpresa dos cientistas quando viram que o genoma humano é mais pequeno que o da mosca? lol

 
At 10.1.11, Blogger naSum said...

Gostava de andar por cá quando se descobrir a origem disto tudo. Acredito que um dia se irá saber. Estas coisas ultrapassam-me completamente. Quanto + penso ou investigo mais fascinado fico e mais dúvidas se levantam :S

 
At 10.1.11, Blogger Daniel said...

A ciência é fascinante.
Claro que a física me apaixona e como eu me deixo levar pelos enigmas do universo... Mas infelizmente (e dada a minha ignorância) faz-me sempre sentir pequenino, com um nó na garganta por saber que nunca vou saber a história completa.

Já a minha paixão mais realista, a biologia, dá-me mais ânimo e certeza de, mesmo que não descubra a história toda, vou ficar muito mais perto.

Já agora, uma pequena correcção ao (meu colega?) João quanto ao genoma humano.
O genoma da Drosophila tem cerca de 180Mbp, enquanto o do Homem é bem maior com 3 000 Mpb.

 
At 11.1.11, Blogger ::Andre:: said...

nas: quanto mais respostas procurares, seja em que área for, mais perguntas vais acabar por ter. É mesmo assim e não acredito que esse dia, o da "descoberta final", alguma vez chegue.

 
At 11.1.11, Blogger ::Andre:: said...

Mas tal como tu, gostava de por cá andar só por esse motivo: ver a evolução. Arquitectura, ciência, tecnologia, concertos até... Consegues imaginar como serão daqui a 100 anos? E 500? E 1000?

 
At 11.1.11, Blogger naSum said...

Não consigo imaginar mesmo André. É uma coisa que ultrapassa qualquer um. Mas ao contrário de ti acredito que um dia se descobrirá o dia, e talvez seja essa mesmo a missão do Ser Humano...Daqui a 40 anos André se formos vivos vamos tentar analisar a evolução xD

 

Enviar um comentário

<< Home