22 outubro, 2009

Russel Haswell - Second Live Salvage [Mego 2008]

Enquanto o novo "Wild Tracks" não aparece, decidi recuperar este disco.
Russel Haswell é um artista inglês que se movimenta pelas lides sonoras e visuais através de instalações e apresentações em galerias de arte, museus e afins. Este seu segundo álbum a solo via Mego - embora na sua discografia haja diversas colaborações com Florian Hecker, Aphex Twin ou Earth - é mais uma “compilação” de temas seus por esse mundo fora. Cada um é baptizado com a duração, ano, sala e cidade. E não é por acaso. É neste aspecto que a sua música se funde com a ciência, seja ela a geografia, a sociologia ou a antropologia. É interessante apercebermo-nos da interacção e dinâmica dos seus temas com o público conforme os espaços e as cidades. Se em Valência a sua música funciona como “adereço” no meio de um museu onde a audiência é passageira e faladora, em Estocolmo no “laboratório” Fargfabriken há um silêncio e respeito brutais. Já em Brighton, e sendo um tema mais ruidoso, sente-se um público menos tolerante e impaciente.
Russel dá então em Second Live Salvage um sentido fonográfico à experiência que propõe ao vivo. A sua música incorpora toda a ambiência à sua volta e mesmo sendo uma mescla de composição com improvisação não deixa de ser minuciosa e abstracta. Nos seis temas do álbum, Haswell mostra como o noise pode ser um espectro interessante e infinito sem que se pareça com feedback vomitado. Desmente todas as teses de que noise é barulho, prova como se constrói a desconstrução do mesmo de uma forma complexa mas variada, genuína e cheia de nuances. Tal como Sunn O))), é ao vivo que está a essência pois o seu som chega a ser táctil, é esculpido de forma a conseguirmos tocar nele. Ouvir com phones é então algo desaconselhável, os sons precisam de espaço.
Este é outro daqueles discos obrigatórios que deviam ser estudados. Ultrapassam barreiras, desafiam. É preciso parar um pouco e tentar perceber, deixarmo-nos envolver. É verdade que há probabilidades de sairmos devastados, mas quando recuperarmos já nos sentimos diferentes… para melhor.

2 Comments:

At 22.10.09, Blogger ::Cardoso:: said...

Grande disco!!!!!!!

 
At 23.10.09, Blogger noisea said...

Gostei muito de ler. Por acaso ando com esse disco no ipod há umas semanitas.

pedro nunes

 

Enviar um comentário

<< Home