24 maio, 2006

Yakuza - Samsara

Uma capa com simbologia hinduísta/budista e uma introdução com saxofone e ritmos tribais que desembocam no trepidar dissonante dos power chords, permitem antever que o som contido neste disco será tudo menos previsível.

Os Yakuza fazem uma fusão bem experimentalista de Metal, Prog, Hardcore, Jazz e sonoridades orientais. As influências Jazz são aqui injectadas através do uso subtil do saxofone, por vezes escondido por detrás das guitarras outras vezes como fio condutor. O saxofone tem sido explorado recentemente nos trabalhos de Ephel Duath e de Kayo Dot, mas de uma forma diferente. Em Samsara, o uso constante de Delay atribui-lhe uma aura mais psicadélica. Também temos o exemplo dos Candiria que vão beber a todo o lado, mas provocam derivações para o Jazz bem mais abruptas, com uma cisão muito mais vincada do que neste disco.
O registo vocal é muito abrangente mas, apesar de ser quase sempre ajustado às diferentes sonoridades, há alguns timbres bem dispensáveis. De referir a contribuição vocal de Troy Sanders dos Mastodon na última faixa, "Back to the Mountain". A duração das músicas é bastante variável, mas é nos temas mais longos com 7 e 9 minutos como "Exterminator", "Glory Hole" e "Back to the Mountain" que têm tempo para explorar toda a palete de sonoridades e conseguir fazer a diferença.

Um disco difícil de classificar com uma sonoridade aventurosa muito própria e extremamente bem conseguida.

1 Comments:

At 25.5.06, Blogger ::Andre:: said...

Vou ouvir atentamente no fim de semana...

 

Enviar um comentário

<< Home