09 outubro, 2007

Between The Buried And Me - Colors [2007]

Cores. Várias cores. Muitas cores. Imensas cores. O Arco-íris. A música. Muitas influências. Imensas ideias.
Que abuso é esta confluência de estilos que os BTBAM apresentam em Colors! O gosto pela prog(ressão) é conhecido, e cada novo álbum tem evidenciado um aprimorar da técnica e um alargamento de perspectiva pela diversidade. Mas acho que Colors vai até mais longe do que o esperado. Tem um bocado de tudo. É imaginar umas 50 bandas de diferentes linhagens, desde os Beatles até aos Necrophagist, juntas em estúdio a tentarem chegar a um consenso sobre a forma musical de um disco tributo aos Pink Floyd. Deve ter sido divertido.
A abrangência começa na família metal, ao carregar no grind abrasivo, no hardcore incisivo, nas cavalgadas thrash, no power épico, no death melódico e brutal, andando às cambalhotas pelo prog-rock, pop, jazz, fusão, e revelando interlúdios country, com ritmos tribais, da europa de leste e do médio oriente, mr. bunglianos, cabaret... Há alguns que, principalmente nas primeiras audições, até aparentam estar ali meio a despropósito e poderiam ser dispensados, mas também não são nada de desmesurado e servem de comprovativo à loucura criativa. Apesar de o disco estar dividido em 8 temas, a melhor maneira de o abordar é considera-lo como um todo. É verdade que os mais longos [ultrapassam todos os 10 minutos] foram os que mais me impressionaram, Sun of nothing, Ants of the sky e White walls são composições arrojadas e peças singulares, só que não têm uma estrutura de canção ou música tradicional, são harmonizadas por tantas nuances internas como se de uma colagem de vários temas se tratasse. O mesmo acontecendo com a totalidade dos 65 minutos de música, o resultado da junção dos pequenos trechos multidimensionais que se integram de uma maneira extraordinária. Aliás, todas as músicas se prolongam pela seguinta, formando um bloco que consegue ser simultaneamente complexo e simples, violento e pacífico, dissonante e melódico, feio e bonito. Um Arco-íris resplandecente, sem dúvida.

6 Comments:

At 9.10.07, Blogger ::Andre:: said...

mmmmm...arco-íris...mmmm...cores...mmmm..."between the buried and me"...mmmm...

 
At 9.10.07, Blogger naSum said...

até que enfim concentras-te neste grande álbum =). a figurar nos melhores do ano para mim :) de álbum para álbum só me surpreendem, sempre diferentes. boa review

experimenta andre =)

 
At 10.10.07, Blogger Crestfall said...

Pensei que o disco fosse muito soft para ti, nas.

 
At 10.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Não gostei muito do disco anterior... Acho que passo... :p

 
At 11.10.07, Blogger Crestfall said...

Eu sei pedro, mas eras gajo para gostar disto ;-)

 
At 11.10.07, Blogger Pedro Nunes said...

Vou ouvir então. ;)

 

Enviar um comentário

<< Home