12 dezembro, 2007

Wolves in the Throne Room - Two Hunters [2007]

A capa do álbum de estreia - Diadem of 12 Stars - em tons de azul esverdeado que retrata uma paisagem florestal, exerceu um certo fascínio distante à minha pessoa. Fartei-me de ver referências em sites e revistas mas estranhamente [ou talvez não, porque o meu interesse por Black Metal sempre foi muito residual] nunca ouvi o disco. Agora que o Justino apareceu no concerto do Scala com uma t-shirt dos moços e que comecei a ler opiniões muito positivas acerca do novo álbum resolvi não deixar passar o momento e fui "apanhá-lo".
E é que as criticas positivas têm mesmo razão de ser. A envolvente atmosférica que emana da névoa cinzenta é extraordinária. Composto por apenas 4 temas que funcionam mais como 4 secções de uma épica peça musical, contem os ingredientes expectáveis de um disco essencialmente catalogado como Black Metal; As guitarras ríspidas e cheias de filtros, os blast beats da bateria e os berros agonizantes. Mas os conceitos sonoro e estético baseados na íntima relação dos seus elementos com a natureza é feito de contrastes intrincados e transborda a noção do estilo.
O início do disco é sereno e introspectivo, dedicado a ambientes shoegazer e à invocação do espírito da floresta, provavelmente as samples que se ouvem até serão field recordings. Os 12 minutos que se seguem iniciam o assalto black metal cru e trucidante, sem grandes complexidades mas com uma qualidade progressiva nos compassos e nas texturas que mantém o nível de interesse no máximo. Lá para o meio abrandam no ritmo e expandem as melodias [Dissection e In the Woods ressuscitados], sacando momentos bastante melancólicos. Jessica Kinney que já colaborou com ASVA dá um encantamento etéreo às frias paisagens de Cleansing, o trecho mais experimental e desoladoramente bonito. Também experimental e notável é a viagem proporcionada pelos mais de 18 minutos de I will lay down my bones among the rocks and roots, é o pináculo do álbum e pode servir como uma bela definição para épico, adoro o som imponente das guitarras e a maneira como as vozes femininas reaparecem para encerrar o disco em beleza. Isto não é propriamente material revolucionário mas é precioso e extremanente refrescante para os meus ouvidos. Agora tenho que descobrir o Diadem.

31 Comments:

At 12.12.07, Blogger ::Andre:: said...

há umas semanas fiquei com vontade de os conhecer e saquei o diadem. apaixonei-me e nem sequer aprecio muito black metal. daqui a uns dias pego neste two hunters mas entusiasmado já estou...

 
At 12.12.07, Blogger ::Andre:: said...

a southern lord deve ser a minha editora do ano.

 
At 12.12.07, Blogger naSum said...

hmmm tlvz faza um esforço... tlvz.. =P

 
At 12.12.07, Blogger Crestfall said...

faza? :-p vÊ lá se fazes mesmo :-p

 
At 12.12.07, Blogger João said...

fdx southern lord??? editora do ano= paradigms masék n ha duvida em 2º vem a southern lord :P

 
At 12.12.07, Blogger naSum said...

la está o professor... lol

 
At 12.12.07, Blogger João said...

seu pudesse casava ca paradigms

 
At 13.12.07, Blogger ::Andre:: said...

a southern é, pelo menos, a editora do segundo semestre do ano ;P

por falar em paradigms, como são os caina?

 
At 13.12.07, Blogger Crestfall said...

Agora tb se fazem listas das editoras do ano?! Porra...

 
At 13.12.07, Blogger João said...

deviamos fazer lista das tapes de ediçao limitada 100 do ano :D é hype :D

 
At 13.12.07, Blogger naSum said...

eu acho q voces andam é com mto tempo livre... xD

 
At 13.12.07, Blogger ::Andre:: said...

falou o menino que anda na faculdade a passear os livros :P

 
At 13.12.07, Blogger Pedro Nunes said...

Boa review Crest. O Diadem é grande disco.

 
At 13.12.07, Blogger naSum said...

lol. não tenho livros andre =P. era bom era q fosse assim realmente eheh

 
At 13.12.07, Blogger João said...

tempo livre é hype

 
At 14.12.07, Blogger ::Andre:: said...

não tens livros mas tens fotocópias e tu sabes o que eu quis dizer. apanhas a camioneta na areosa logo de manhãzinha mas isso é tudo para enganar os paizinhos, o que tu vais fazer sei eu :P

 
At 14.12.07, Blogger ::Andre:: said...

dizer que é hype é hype :/

 
At 14.12.07, Blogger João said...

eu sou o hype

 
At 14.12.07, Blogger ::Andre:: said...

gostava que a amplificasom fosse hype.

 
At 14.12.07, Blogger João said...

pois mas não eu sou kuando eu estiver demodèe :|

 
At 14.12.07, Blogger Pedro Nunes said...

lol

 
At 15.12.07, Blogger naSum said...

lol ja me viste na areosa ? ^^

 
At 17.12.07, Blogger ::Andre:: said...

pá, que grande álbum. GRANDE ÁLBUM mesmo. foda-se, nunca pensei vir a gostar tanto de um disco de bm. gostar? eu tou é apaixonado!!!! que grande disco, tou a adorar esta merda...

wittr \oo/

 
At 17.12.07, Blogger João said...

aha

 
At 17.12.07, Blogger ::Andre:: said...

wittr \oo/

 
At 17.12.07, Blogger Crestfall said...

:-D venha o concerto!

 
At 17.12.07, Blogger ::Andre:: said...

ziltoid te ouça!!!

 
At 17.12.07, Blogger João said...

\../

 
At 18.12.07, Blogger ::Andre:: said...

eu já disse que este álbum é do CARALHO??

 
At 19.12.07, Blogger Crestfall said...

Do CARALHO acho que não.

 
At 19.12.07, Blogger ::Andre:: said...

então eu digo: este álbum é do CARALHO!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home