05 junho, 2008

Let there be doom

Acabei de receber a re-edição deste álbum e é tão apetecível que deve ser partilhada. A banda já não é segredo para ninguém mas aqui vai:
Em 1996, depois da separação dos Thorr’s Hammer, Stephen O’ Malley, Greg Anderson e Jamie Sykes formaram os Burning Witch em Seattle. Greg mal aqueceu o seu posto, saiu pouco depois para formar os Goatsnake, e entretanto G. Stuart Dahlquist e o vocalista Edgy 59 já faziam parte do alinhamento.
No mesmo ano, a banda grava o EP “Towers” com Steve Albini o qual só viu a luz do dia em 1998 através da Slap A Ham Records. Chris Dodge, um dos responsáveis da editora, dedica algumas linhas no booklet desta re-edição sobre o assunto.
Jamie Sykes abandona o barco depois destas sessões e B.R.A.D. entra para o seu lugar. Segue-se o segundo e último trabalho da banda, o EP “Rift.Canyon.Dreams” o qual foi editado pela Merciless Records e, tal como o anterior, não teve muito destaque. A banda acabou ainda antes do seu lançamento.
Este ano, dez anos depois do último concerto dos Burning Witch, a Southern Lord re-edita os dois EPs numa versão dupla - em que “Towers” foi misturado por Randall Dunn e “Rift…” masterizado por Mell Dettmer - com um booklet de 40 páginas nas quais contém comentários de músicos como Aaron Turner (Isis), fotografias de Seldon Hunt, imagens alusivas à banda e as próprias letras. Enfim, um mimo… obrigatório.

19 Comments:

At 5.6.08, Blogger ::Andre:: said...

Por estes dias, já todos sabemos que entretanto Dahlquist se juntou a Greg nos Goatsnake e hoje é o cérebro por trás dos Asva; o próprio Greg tem um longo historial no mundo musical mas é com os SunnO))) e a sua editora Southern Lord que ganha a etiqueta de uma das personalidades mais importantes neste espectro; Stephen O’Malley é talvez o mais famoso deles todos tal a sua flexibilidade nos diversos campos relacionados com a música (composição e design); Edgy 59 andou perdido em mundos proibidos mas vai regressar ainda este ano no próximo álbum dos Asva; B.R.A.D. também está hoje nos Asva; não faço a mínima se Jamie Sykes tem algum grau de parentesco com a Jesse-voz-mai-linda-Sykes; e, para terminar, dá para ir mais longe dizendo que os ex O.L.D. James Plotkin e Tim Wyskida depois do fim dos Khanate com Stephen O’ Malley juntaram-se à ex vocalista dos Thorr’s Hammer Runhild Gammelsæter para formarem os Khlyst. Depois disto, o número de colaborações de todos os músicos é infindável.
Ps: estou a juntar dinheiro para uma revival tour dos Khanate…

 
At 5.6.08, Blogger Hélder Costa said...

Adoro a capa, também é do Seldon Hunt?

André, tens de me mostra esse cd, para ver o artwork, quando me emprestas o livro que te pedi? :P

 
At 5.6.08, Blogger ::Andre:: said...

Nop, não me lembro do nome mas não é dele.

Ultimamente não temos tado juntos...

 
At 5.6.08, Blogger Sobral said...

A Terrorizer tambe pôs o Cripled Lucifer este mês na secção de classicos Blast From The Past.

 
At 5.6.08, Blogger Pedro Nunes said...

"Ps: estou a juntar dinheiro para uma revival tour dos Khanate…"


ahah :)

 
At 5.6.08, Blogger ::Andre:: said...

Jorge, vê se me emprestas a Terrorizer.

Ó Luís, tu eras menino para ser cliente habitual da Rock-A-Rolla.

 
At 5.6.08, Blogger Crestfall said...

Oh esta gente tem mas é toda a mania... Ah eu toco aqui e acolá e sou influente pra caraças... tá bem tá, ide todos dar banho ao cão.

Não tenho comprado a terrorizer, nunca mais arranjei :-s

 
At 6.6.08, Blogger Sobral said...

Para quem quiser, aqui está: http://i192.photobucket.com/albums/z180/luissobral/BW.jpg

Tem mais umas coisas interessantes: Steve Von Till, A Storm of Light, Scott Kelly, Moss...

 
At 6.6.08, Blogger jorge silva said...

ainda não comprei a terrorizer, mas conto compra-la nos próximos dias. depois empresto-ta andré.

crestfall - eu já te disse onde é que a podes arranjar!

por coincidência, "arranjei" (ahem!) este álbum recentemente e tenho andado a ouvi-lo esta semana.

 
At 6.6.08, Blogger Crestfall said...

Eu sei que disseste mas eu nunca vou para aqueles lados...

 
At 6.6.08, Blogger ::Andre:: said...

Obrigado Sobral ;)
Essas coisas interessante ssão reviews ou artigos?

A Terrorizer anda a abrir horizontes ou sou eu que andei mal informado?

BW \oo/

 
At 6.6.08, Blogger João said...

terrorizer devia ser abolida por um mundo melhor.... :)
mas sim agora gostam disto tambem.


anyway... andré o jamie é o marido da jesse dai a ligação dela ao soma que ves no altar. ele é musico de palco da jesse ainda se nao estou em erro,e teem um myspace conjunto :)

 
At 6.6.08, Blogger Sobral said...

SvT/SoL/SK é uma entrevista conjunta (duas paginas) e Moss é entrevista tb.
A Terrorizer sempre deu atenção a varias coisas, apesar do destaque ser o metal, já desde há varios anos. Eles falam em Sunn desde os 1ºs albuns.

 
At 7.6.08, Blogger João said...

nunca gostei da terrorizer :\

 
At 8.6.08, Blogger Pedro Nunes said...

Posso estar enganado mas a Terrorizer já há alguns anos que aborda vários nomes com sons para além do metal. Lembro-me de um 9/10 ao Kesto dos Pan Sonic se não estou em erro - isto em 2004, altura em que depois deixei de comprar a revista (não porque estivesse a perder qualidade, eu que me virei para outros lados..).

 
At 9.6.08, Blogger Crestfall said...

Sim, desde que me lembro e tirando o facto de puxarem muito a brasa à sardinha britanica, a terrorizer sempre teve os horizontes bem abertos.

 
At 9.6.08, Blogger ::Andre:: said...

Obrigado pelo esclarecimento João.

A Terrorizer parece interessante...

 
At 9.6.08, Blogger Pedro Nunes said...

Jorge, nisso tens razão, o facto de puxarem muito a brasa à sardinha britânica

 
At 9.6.08, Blogger João said...

tb dar menos do que 9 de 10 a pan sonic até na terrorizer é impossivel : D

 

Enviar um comentário

<< Home