06 maio, 2011

A estupidez do futebol

Eu bem sei que vir aqui tocar nestes temas é assunto melindroso. Mas tem que ser. Sei que há por aí bastantes adeptos da bola, e quero mesmo desabafar algumas coisas.

Como Benfiquista, estou, mais uma vez, extremamente desiludido com a prestação da minha equipa. Ver um grupo de jogadores, numa meia-final de uma competição europeia, não darem tudo o que tinham para pelo menos honrar a camisola, é muito revoltante. Baixamos a cabeça, não demos o peito à humilhação e fizemos com que esta época seja motivo de gozo durante uns largos anos (frangos do Roberto, apagão na luz, as derrotas humilhantes com o porto, as bacoradas do jesus, e por aí fora). Ainda para mais, saber que o Benfica num ano vendeu e irá vender a espinha dorsal da equipa, hipotecando as próximas épocas em detrimento de um Porto com uma estrutura muito forte, que se prevê voltar a ganhar pelo menos mais uns dois ou três campeonatos seguidos. É muito triste a sensação de que vamos voltar a isto outra vez, a um campeonato sem competição.

Mas é aqui que quero pegar. Eu vou aos foruns e aos comentários da imprensa, e é raro ver o comentário de um portista que não seja a regozijar-se pelas derrotas do Benfica. A equipa este ano ganha basicamente tudo, está numa final europeia, mas o mais importante é gozar com os benfiquistas e não saudar a sua equipa por estar na final. Estranho.

Eu sei que vão vir com os argumentos "ah, os benfiquistas fazem a mesma coisa", mas há uma pequena diferença: o benfica, nos últimos 20 anos, ganhou o quê comparado com o Porto? Como é que os Portistas ainda precisam de humilhar o Benfica e darem a sua quota parte da responsabilização nesta cisão norte-sul, depois de tudo o que ganharam? A humildade deve partir do vencedor ou do vencido? É que com um presidente a dizer "a final contra o Benfica seria mais fácil", ou comentadores como o Miguel Guedes que andam há dois meses a esfregar os titulos do Porto na cara dos benfiquistas, como se isso nos ensinasse qualquer lição, o Porto não revela a mesma grandiosidade que revela dentro das quatro linhas.

Eu estou mesmo cansado das "vergonhas" que o meu clube me faz passar. Não sou um fanático, mas gosto muito de futebol, e como adepto gostava que o Benfica fosse, ao menos, altivo nas derrotas. Mas nem isso soube ser. Continuou com o jogo do rival, nesta senda das bocas foleiras que em nada ajudam a tornar o nosso campeonato mais competitivo, e só abriu ainda mais a ferida. Gajos como o Rui Gomes da Silva são para mim o espelho do que está errado no Benfica. É preciso saber perder para se poder ganhar. Mas isto nem o Benfica, nem o Porto o sabem fazer. E é por isso que o futebol em Portugal continua a ser uma estupidez.

9 Comments:

At 6.5.11, Blogger António Pita said...

Enorme post. Tocas nos pontos fundamentais todos, na minha opinião benfiquista e de gajo não fanático, mas que gosta muito de futebol.

 
At 6.5.11, Blogger Anagrama Organico said...

Isso dos comentários online é a mesma história em todo o lado. Vais ver a Marca e é só conflitos, vais ver o The Sun e é igual, faz parte. Claro que basta ter um cego em relação ao seu clube com um computador para pôr a opinião online, e ela acaba por toldar a nossa percepção do adepto adversário, pois basta um miúdo de 16 anos dizer qualquer coisa por detrás de um nick, que parece mais importante do que o que os verdadeiros adeptos que vão aos estádios e participam no clube, dizem.
Quanto ao que é dito entre clubes, basta lembrar que não somos nós que andamos lá a correr, por isso não somos os culpados, logo é esquisito alguém 'gozar' com o que um conjunto de jogadores faz, como se fosse uma ofensa pessoal a nós, e depois, nenhuma equipa ganha sempre. Nos próximos 5 anos, quer o Benfica, Porto ou Sporting vão ter diversos motivos para gozar uns com os outros. As mesmas equipas hão-de ser eliminadas por equipas fracas na taça e hão-de ser humilhadas. Ninguém ganha sempre.

 
At 7.5.11, Blogger Scometa said...

É certo Anagrama, que nos outros lados é igual. O que não significa que seja correto. Mas a rivalidade Barça-Madrid tem muito mais razões de ser que o Porto-Benfica. De facto, tens em Espanha um país fragmentado entre a galiza, o pais-basco, a catalunha e madrid. Portugal, por incrível que pareça aos olhos de um adepto cego de futebol, é um país sem cisões desse tipo, com uma noção de identidade nacional muito mais forte que a espanhola.

Há também a diferença que nos últimos 20 campeonatos o Porto ganhou 14 ou 15. Isto não é ganhar sempre, é só ganhar 75% das vezes... Mas isto é culpa de todos os clubes e de todos os adeptos que, eu incluido, passamos muitas vezes ás bocas uns aos outros sem nos preocuparmos muito com o futebol ecom as más decisões dos clubes.

Mas pronto, isto é a tal "azia" a falar ainda, amanha ou depois passa-me e volta tudo ao mesmo

 
At 7.5.11, Blogger João Veiga said...

o pessoal goza muito esta época por causa do Jesus ter dito que iam ganhar a Champions, basicamente... e por terem "dado baile" o ano passado. É aquele típico ressabiamento, mas que até podia ser levado na brincadeira... O problema entra quando (tal como se sabe) há esses comentadores altamente idiotas que, por exemplo, em vez de falarem da vitória do Braga, falam da derrota do Benfica, como se lhes tivessem tirado um rim ou algo do género :|

é muito mau, mas isto é um bocado do povão, portanto... que é que se pode esperar? Olha, quanto ao pessoal que me rodeia, benfiquistas e portistas, não vi drama nenhum: eram benfiquistas frustrados com os jogadores que têm e portistas com o ego em cima a dizer que desta vez nem podem culpar o Roberto :P

Mas o que o/a Anagrama Organico disse é bem verdade: por que raio foste andar a ver comments na net? lool isso é tipo comentários do youtube pá...

 
At 7.5.11, Blogger tak said...

the most pointless-er of all sports ever

 
At 7.5.11, Blogger Scometa said...

Sim, realmente os comentarios na imprensa não são de ligar muito, mas estou igualmente a falar de status de facebook ou discussões em foruns. Mas é mesmo assim este desporto, é mais importante hoje a polémica do que o jogo

 
At 7.5.11, Blogger Neuroticon said...

E ainda se queixam... Gostava de ver se o vosso clube andasse a lutar para chegar ao 3º lugar e tivesse um futebol tão mau que dá nauseas, isto poucos anos depois de terem o melhor futebol em Portugal...

Nós é que fizemos com que esta época seja motivo de humilhação durante anos. Tivemos um presidente que tocava maracas em bailaricos, que ia para o Brasil enquanto a equipa defrontava rivais, treinadores que tiveram mais sucesso enquanto forcados, jogadores com o dobro do peso necessário e na idade da reforma, dirigentes que supostamente se preocupavam mais com a maneira de os jogadores se vestirem do que com a forma de jogar, um capitão que abandonou o barco e o deixou á deriva, um plantel completamente desequilibrado e sem carisma, o símbolo do clube a bazar para o seu país de origem, uma defesa que deveria ir para o circo...

O Porto vai ganhar mais 4 ou 5...
Uma coisa é certa, a mentalidade que se cultiva nas Antas é muito mais forte que qualquer outra no país.

 
At 7.5.11, Blogger Scometa said...

É verdade que o Sporting anda pelas ruas da amargura. Mas isso sinceramente deixa-me triste, pela história do clube e porque mais uma vez contribui para a falta de dinâmica do campeonato.

Contudo, o sporting debate-se internamente para resolver as suas questões, com os seus dirigentes e adeptos. Eu não vejo ninguém a celebrar as derrotas do sporting com tanto entusiasmo como vejo celebrarem-se as derrotas do benfica. Talvez seja por estar no Porto, e em Lisboa os benfiquistas também se riam do sporting com este mesmo fervor. Mas não é mesmo essa a ideia que tenho

 
At 7.5.11, Blogger ruicarvalho said...

nem o melhor jornalista desportivo falava tão certo....... eu sou Benfiquista e asino por baixo..... e quanto aos Miguel Guedes... que se preocupe a fazer e a aprender a fazer musica que nos devia deliciar....há e bons álbuns.

 

Enviar um comentário

<< Home