18 maio, 2011

Paisagens fabricadas

Edward Burtynsky é um fotógrafo canadiano cujas fotos de paisagens industriais lhe valeram o merecido reconhecimento sendo hoje possível encontrá-las num Guggenheim ou MoMa em Nova Iorque ou mesmo na Bibliothèque Nationale em Paris. É, sem dúvida, um mestre a captar e a transformar a nossa perspectiva e opinião sobre zonas pelas quais raramente damos algum valor estético. Sugiro que vejam o trabalho dele aqui, inclusive passou por Portugal.

No entanto, é a foto em cima que me inspira à partilha. Ambientes como este parecem-nos banais quando nos confrontamos e envolvemos com a situação em si, mas eu olho para a foto e não só fico rendido com a beleza da mesma como nem consigo evitar pensar em Mondrian. Para mim, um fotógrafo de topo tem esta característica, a capacidade de nos conquistar com o mínimo possível.

Não termino esta sugestão sem mencionar o documentário Manufactured Landscapes baseado no seu trabalho que, há cerca de um ano atrás, me deu um grande prazer visual e uma inquietação nada inferior. “Trabalho fascinante de oncologia visual. Cancro visível apenas à distância, mas que está no DNA de tudo o que compramos”, disse o Boston Globe. Concordo. Nunca nos voltaremos a queixar da torradeira que é lenta ou do ferro que não aquece. No máximo não voltaremos a comprar produtos chineses, mas esta é uma obra de tudo menos de contestação directa, as imagens falam e valem por si só. Necessário!

2 Comments:

At 19.5.11, Blogger Rodolfo said...

talvez gostes deste senhor então: andreas gursky.

 
At 20.4.13, Blogger Unknown said...

Baixar o Documentário - Paisagem Fabricada - http://mcaf.ee/qjzg1

 

Enviar um comentário

<< Home