31 maio, 2006

Mono - You Are There

Este é 4º disco de originais dos Japoneses Mono que ainda há bem pouco tempo lançaram o excelente "Palmless Prayer Mass Murder Refrain" em colaboração com os World's End Girlfriend. 60 minutos (2 músicas com quase 4 e as restantes ultrapassando os 10) que podem e devem ser vistos como um todo, uma banda sonora para um qualquer filme Épico/dramático.

"The Flames Beyond the Cold Mountain" inicia o disco de uma forma muito subtil, com uma guitarra silenciosa emergindo em crescendo das profundezas de uma caverna, para mais tarde ser acompanhada em diversas camadas por uma segunda guitarra, baixo e bateria, sendo que juntos ultrapassam as mais difíceis intempéries e sobem ao topo da gélida montanha onde são elevados no céu e explodem em uníssono.
"Yearning" é o meu momento preferido e é uma faixa que já tinha sido usada no split com Pelican. Começa praticamente da mesma maneira, no silêncio, adoro a forma com violino acompanha os outros instrumentos num movimento contido que culmina na calmaria antes da tempestade, e quando há tempestade... linda! Há momentos com texturas drone que causam arrepios, o segredo está na força do impacto.
Pode-se dizer que os Mono não estão a criar estruturas que já não tenham exploradas antes, estes crescendos são típicos dos discos anteriores, ou das bandas de referência desta sonoridade como GY!BE, Mogwai ou Explosions in the Sky, e correm o risco de se tornarem previsíveis. No entanto, este disco tem uma força e uma beleza imensas e quase palpáveis, que fazem dele um pináculo na discografia dos Mono.

3 Comments:

At 31.5.06, Blogger ::Andre:: said...

Completamente...
É o meu álbum favorito dos Mono e andei "colado" várias semanas.
Ñ sei qual será o futuro deles pois parece que o melhor já foi feito, ou seja, ñ imagino melhor que isto, mas nem vale a pena pensar, há que admirar e "viajar" com este e com os outros.
Novembro/Dezembro vamos tê-los cá ;)

 
At 1.6.06, Blogger Crestfall said...

Acertaste em Bloc Party, é um bom prenuncio :-)

 
At 2.6.06, Blogger dedos-bionicos said...

do melhor que o rock trouxe ao mundo ....

 

Enviar um comentário

<< Home