04 abril, 2010

Andrei Tarkovski - elogio fúnebre


Se fosse vivo, o realizador russo Andrei Tarkovski faria hoje 78 anos. Um dos mais originais e criativos cineastas de sempre. Para lembrar a memória do autor de "Stalker", o realizador Marc Benería fez um pequeno filme de elogio fúnebre do cineasta.
O realizador Marc Benería tentou e conseguiu levar a bom porto esta empreitada: esteve no dia 29 de Dezembro de 2008 no cemitério St. Genieve des Bois (Paris) a filmar uma curta-metragem em memória de Andrei Tarkovski. O realizador russo morreu nesse preciso dia, em 1986, e o simbolismo do momento terá pesado na hora de filmar.
Marc Benería teve a sensibilidade suficiente para fazer um pequeno e singelo filme em honra do grande artista russo. Nos 15 minutos da curta-metragem, intitulada "Elegia - Em Memória de Andrei Tarkovski", Pressente-se o olhar cuidado na selecção dos planos, no ritmo da montagem, na forma como as imagens vão compondo uma espécie de espaço plástico cujas imagens (a cores e a preto e branco) se tornam o cerne da estética. As folhas caídas, uma pedra tumular, gotas de água, ramos de árvores, os pormenores de um espaço aparentemente trágico e frio (como o cemitério), que nos recorda que somos todos mortais. Dá a sensação que o realizador andava à procura do espírito de Tarkovski nas pequenas coisas materiais e mundanas, à procura de sentido, de ordem no Caos. Não há morbidez nestas imagens, no sentido em que não se exibe a morte e o seu lugar.
Por vezes há uma voz off que recita umas palavras, por vezes há sons de uma flauta. Na segunda parte, surge uma mulher desconhecida que coloca velas na campa de Tarkovski, numa sequência que traz à memória do espectador a cena das velas do filme "Nostalgia" (1983).
Simplicidade, despojamento, imagens em poesia, num curto filme dividido em duas partes.
Nota - Para os interessados, há um Guia minucioso para visitar o túmulo de Andrei Tarkovski.

7 Comments:

At 4.4.10, Blogger Neuroticon said...

O meu realizador preferido (a par de Bergman) e que ate faz anos no mesmo dia que eu :D

 
At 4.4.10, Blogger João Ruivo said...

O Stalker é uma viagem do caraças!

 
At 5.4.10, Blogger Palmas pra Cena! said...

Tarkovski = MESTRE!

 
At 5.4.10, Blogger 冠伶 said...

好文不寂寞~支持!!!!@@a 搞錯了,這不是論壇推文 XDDD.........................

 
At 5.4.10, Blogger Rodolfo said...

parabens neuroticon!

o sr andrei é de facto, enorme.

 
At 5.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Parabéns atrasados Neuro!!

Um mestre indeed...
De referir que o Victor no seu blog posta o link do único livro escrito por Tarkovski. Se este tributo já o conhecia, o livro é uma autêntica prenda..para todos nós.

 
At 5.4.10, Blogger O Homem Que Sabia Demasiado said...

É. O livro do Tarkovski é uma preciosa raridade de um valor literário fascinante. O livro é caro (porque é uma edição brasileira), mas quem quiser pode ler a versão electrónica linkada no meu blog.

 

Enviar um comentário

<< Home