18 abril, 2010

Os Novos Clássicos - 1ª Parte

Eu sou um tipo que gosta de música soturna, é mais forte que eu. Se o Turn Loose the Swans (My Dying Bride - 1993) foi na altura um marco importante para mim, hoje sinto que o metal sempre evoluiu devido a osmoses, tranversais a muitos estilos de música, que lhe conferiu alguma variedade e gerou em alguns casos sub-géneros mais ou menos prolíficos. Nunca consegui, por exemplo, ouvir os Therion sem sorrir e dizer "não obrigado", e eles não se deram particularmente mal por isso, mas...

Devido a uma mão cheia de novos músicos que estão a reinventar o rótulo de "Contemporary Classical" encharcando-o com electrónica e noise, creio que corremos o risco que este seja um provável next big-thing num curto espaço de tempo. Pelo menos a mim desviou-me consideravelmente da minha rota musical nos últimos anos, e isso é bom.

GIANCINTO SCELSI


O trabalho deste Italiano merece o vosso tempo. Conseguem encontrar algumas das suas obras na Amazon com o Natura Renovatur (downloads já é mais difícil). Música clássica de barba rija.




NICO MUHLY
Este é porventura o mais profícuo novo compositor da actualidade, está em todo o lado, compõe para tudo o que é músico da actualidade e esteve o ano passado no Maria Matos com a Whale Watching Tour (Nico Muhly, Ben Frost, Valgeir Sigurðsson, Sam Amidon).


Correndo o risco da música de Muhly parecer um pouco pretenciosa numa primeira audição, esta assume-se sobretudo frenética e colossal. Procurem os seus 2 cd's: Mothertongue & Speaks Volumes, ambos fundamentais.





DANÍEL BJARNASON


Quando nesse mesmo concerto no Maria Matos comprava um LP a Ben Frost, ele disse: "Don't buy my shit, buy this! (e mostrou o CD de Daníel Bjarnason) This guy is amazing!". É um facto, o álbum Processions faz-nos pensar imediatamente no que pode vir a seguir. É Islândes, e faz música cinemática, louca e avassaladora.





Hildur Guðnadóttir

Without Sinking esteve em inúmeras lista do melhor de 09 e, para mim, foi mesmo o #1. Também é Islandesa e vai estar no dia 4 de Maio no Maria Matos - Imperdível.




WORRYTRAIN
Worrytrain é a ponte para a segunda parte deste tópico e tem, neste curto tema, um belíssimo híbrido de clássico cinemático e jazz (com um saxofone diabólico). Se isto não puxar o headbanging...

15 Comments:

At 19.4.10, Blogger Saturnia said...

Adriano agradeço a sensibilidade musical publicada =)
(espero uma 2ª parte a condizer)

Worrytrain lembra-me Clint Mansell

 
At 19.4.10, Blogger Hélder Costa said...

Adriano, andas a ouvir coisas muito boas :)

Woorytrain é muito bom, tenho o "fog dance, my moth kingdom" que é excelente, conheci worrytrain numa compilação que ouvi no youtube, tem lá umas pérolas,
por isso vai lá ouvir isto:

http://www.youtube.com/watch?v=G6Tr4C1SJzM

Gosto de algumas coisas do NICO MUHLY, não conheço DANÍEL BJARNASON, vou ouvir

Não sei se o "Contemporary Classical" ou ambient/classical/experimental/cinematic vai ser a next big thing,
o que é certo é que alguma da melhor música que se tem feito nos ultimos anos anda muito por aí.

Caso não conheças aconselho-te Murcof, Biosphere, Alva Noto + Ryuichi Sakamoto, Deaf Center, Nest, Max Richter, Hecq (o Night Falls)...
Se quiseres posso-te dar-te mais nomes :)

Ah, não me leves a mal vender o meu peixe :| ouve o meu projecto: http://himalayha.bandcamp.com/releases

Estas duas músicas são apenas uma amostra, tenho coisas mais "Lynchianas" :)

A sonorida anda muito por esta onda

 
At 19.4.10, Blogger Luis said...

O meu voto para o Scelsi.

 
At 19.4.10, Blogger Adriano said...

Hélder,

De facto o Ben (HECQ) tem muito do que gosto em ambiente, e é um prazer conhecê-lo pessoalmente e poder contar com ele (ocasionalmente) para audio design para a buro. O Night Falls é soberbo e anda sempre pelo carro (pena o lastfm não contabilizar isso) :)

Sou um viciado em Sakamoto + Noto, e Deaf Center, e o Max Richter tb tem um trabalho incontornável (e faz parte da parte 2 do post). O Murcof foi dos primeiros nomes neste estilo que me motivou a investigar mais, lembro-me que o ouvi numa edição do saudoso Má Fama de Sérgio Hydalgo com Grouper e tantas outras referências.

Grande parte do que ouço (pelo menos no trabalho) pode ser visto aqui: http://www.last.fm/user/adrianoesteves e mais em concreto: http://dl.dropbox.com/u/479741/Adriano/adrianoesteves.png

Vou ouvir a tua banda ;)
abraço,
a.

 
At 19.4.10, Blogger Adriano said...

Hélder,

Ouvi o teu trabalho! Parabéns :D Noto que és um fã de Deaf Center e Nest e ouvi algumas referências a Kreng (mais pelas samples) e o banjo leva-me às paisagens dos Balmorhea.

A revisitar!
a,

 
At 19.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Ainda não tive tempo a sério para a Hildur e o resto não conheço nada (alguns só de nome). A ver se ao fim do dia fico uns minutos a ouvir a estes temas...

 
At 19.4.10, Blogger ::Andre:: said...

As descrições agradam-me though...

 
At 19.4.10, Blogger Pereira said...

Hildur FTW =]
Dia 4 M.Matos,'tou lá!
Ainda bem que postaste,Adriano,não sabia que ela vinha a lx...no meu caso é só atravessar a rua e 'tou no teatro,por isso...

 
At 19.4.10, Blogger Adriano said...

Eish! :D Ainda vou a tempo de cravar um bilhete? Eles são um stress para guardar bilhetes para pessoal de fora.

 
At 19.4.10, Blogger ::Andre:: said...

O Maria de Matos está com uma programação fantástica. The Necks também passam lá...

 
At 19.4.10, Blogger Adriano said...

Para os interessados, uma entrevista audio ao Nico Muhly pela BBC: http://www.bbc.co.uk/programmes/b00s1kwk

 
At 19.4.10, Blogger Pereira said...

Adriano : na boa.manda-me mail

pereiravb@gmail.com

 
At 20.4.10, Blogger Hélder Costa said...

Adriano, adoro Deaf Center e Nest, comprei a edição do ep de nest em cd, eles fizerem reedição do ep que tinham disponivel na serein, tem mais músicas, mas já deve saber isto :)

Fico a aguardar o 2º post :)

 
At 20.4.10, Blogger Hélder Costa said...

Já agora, soiu grande fã do trabalho de Hecq em soud design, é dos melhores sound designeres q andam por aí, a conferir aqui:
http://theronin.co.uk/Motion/?Black_Day_To_Freedom.mov

Gostava de uma dia experimentar essa area, qdo tiver mais tempo :|

 
At 21.4.10, Blogger ::Andre:: said...

Vou começar pelo Daníel Bjarnason. Já os Worrytrain não me disseram nada...

 

Enviar um comentário

<< Home