25 junho, 2010

O cinema no Porto é um filme

Foi com tristeza que recebi no mail a notícia que a Medeia, quinze anos depois, vai deixar o Bom Sucesso. Esta é a última semana naqueles cinemas e a partir da próxima quinta teremos a sua programação apenas no Campo Alegre. É o fim do Cinema no Porto, não estou a exagerar.

Nada tenho contra o monopólio da Lusomundo, apenas não acrescenta qualidade à minha vida; a ressurreição do Nun’Alvares e a sua programação comercial cheira a esturro e não me quero alongar; a prometida Cinemateca há-de ganhar (ainda mais) barbas; e depois há o UCI que com as suas 20 salas é a única esperança (vi lá ontem o – leiam com sotaque italiano - belíssimo I Am Love).

Sem Medeia, em que tela iremos ver o Erva Daninhas do Resnais? E obras de arte como o último Haneke O Laço Branco? Lynch e Jarmusch no cinema é para esquecer e até o próximo Godard mais vale começarmos já a pensar no download…

Antigamente ia-se a Lisboa ver concertos, será que vamos ter que começar a ir ver filmes? É que ir ao cinema ver Cinema é mais do que ver um filme. É um ritual, é apreciar o dito cujo independentemente do tamanho da tv lá de casa.

Sobra uma pequena esperança sobre o Campo Alegre. Quem não gosta de ir aquela sala intimista onde se ouve o projector, se é presenteado com curtas antes dos filmes e o intervalo, que se aproveita para vir apanhar ar ou fumar um cigarro e não levar com mais uma montra da Bershka ou o cheiro do McDonald’s, é apenas para o técnico mudar a fita? Fica por saber se teremos um filme diferente por dia (aí teria piada) ou um filme por semana.

Posto isto, qual foi a vossa última ida ao cinema?

12 Comments:

At 25.6.10, Blogger Pedro C. Reis said...

"Nada Pessoal" do Urszula Antoniak (o seu 1º filme). Brilhante. E tudo isto graças ao UCI.

 
At 25.6.10, Blogger Scometa said...

É triste. Mas nada de novo para este país

 
At 25.6.10, Blogger amebix said...

A mionha última ida ao cinema em Portugal,foi o último filme do Manoel de Oliveira nos cinemas da Medeia no Porto,tavamos prai 15 pessoas na sala.

 
At 25.6.10, Blogger Das said...

Olha que eu vi O Laço Branco no UCI. Sem pipocas.

 
At 25.6.10, Blogger Unknown said...

Ridiculo!
A única sala de cinema que oferece aos portuenses uma programação alternativa ao cinema de massas!
Mas isto já vem ha muito, todos os anos se fala que o Medeia vai fechar, parece que agora acaba mesmo...

O Campo Alegre não tem só uma sala??

A Cinemateca já cheira mal, é um desprezo para o norte de Portugal incrivel...

 
At 25.6.10, Blogger ::Andre:: said...

Anfi/ Das, como disse o UCI vai ser o que nos vai safar, mas muita coisa ficará pelo caminho, muita mesmo.

Neuro, o Campo Alegre só tem uma sala, mas se todos os dias ou (acredito que logisticamente não seja possível) de 3 em 3 tivesse um filme novo seria interessante.

Amebix, na estreia d'O Profeta esteve uma pessoa!!

 
At 25.6.10, Blogger Susana Quartin said...

Os últimos filmes que vi (vi os dois no mesmo dia) foram o Dogtooth (ainda não estreou cá, mas passou no indie, acho eu) e o From the Life of the Marionettes (Bergman, da box dele que a minha irmã me ofereceu no natal :) ). Não me lembro da última vez que fui ao cinema....era para ter ido ver na quarta feira o Eyes Without A Face ao CAM (http://www.gulbenkian.pt/object160article_id323langId1.html) mas estava cansada, a ver se não falto ao Peeping Tom.

Estou para ir ver o Nothing Personal desde que estreou no UCI, mas bilhetes a 6€ matam-me...

 
At 25.6.10, Blogger Sor Flavius said...

Já não é novidade... O Porto continuará a ser sempre prejudicado. Sendo a segunda cidade do país mereceria, quanto mais não fosse por isso, pelo tamanho, um acesso à cultura digno. Enfim..

Nunca fui muito de ir ao cinema (sim, sim sou adepto dos downloads, e não apenas por razões económicas) mas seja como for fico sempre agastado com notícias destas. Até porque, não nos esqueçamos, o Porto não é só o Porto, é toda a região que depende desta bela cidade. A região Norte ficará, mais uma vez, privada do que necessita em prol de sabe-se lá o quê... Até quando minha gente?!

 
At 26.6.10, Blogger Maléfico Patético said...

Foi esse mesmo do Resnais. Mas o UCI ainda tem coisas boas, vi lá O Laço Branco.

A Medeia continua a programar o cinema do campo alegre.

 
At 26.6.10, Blogger Tiago Esteves said...

A última vez que fui ao cinema foi no Indie. Fui ver o When You're Strange, que gostei mto. O outro foi We Don't Care About Music Anyway que tem uma perspectiva mto curiosa acerca da música.

Sinceramente cada vez vou menos ao cinema. Os preços são altos e a maior parte dos filmes que vejo não perde dimensão por ser visto em casa. O dinheiro não dá para td e como tal posso prescindir de ir semanalmente a uma sala de cinema.

 
At 28.6.10, Blogger Luis said...

Já há mais de um ano que se "sabia" que a Medeia iria sair do Bom Sucesso. Até aguentou mais do que o "anunciado". Mas vendo bem, a qualidade da programação das salas tinha vindo a decair ao longo dos anos. O cinema no Porto já deixou de existir há muito tempo.

Resta-nos o que já há alguns anos vai alimentando a veia cinéfila: os DVDs e os sites de torrents com DVDs.

 
At 30.6.10, Blogger ::Andre:: said...

Um filme por semana, começa este:
"Wendy e a sua cadela Lucy atravessam o Oregon, rumo ao Alasca.
É o quarto filme da cineasta americana Kelly Reichardt, e o primeiro a estrear comercialmente em Portugal. Apadrinhada por Gus Van Sant e Todd Haynes (diz-me que padrinhos tens...), Reichardt adapta um conto do escritor Jonathan Raymond, com quem já trabalhara, que escreve sobre este “estado variado, com florestas, cidades, deserto.”
Estreia esta quinta-feira, 1 de Julho, no cinema Medeia Teatro do Campo Alegre. Todos os dias às 18h30 e 22h."

 

Enviar um comentário

<< Home