O Pensador
O grande trabalho da vida de Rodin, aquele no qual ele trabalhou ao longo de 37 anos, foi o conjunto escultórico baptizado como "As Portas do Inferno" e que era inspirado no "Inferno" de Dante. Entre as figuras que acabaram por "ganhar vida" fora do conjunto encontra-se "O Pensador".
Segundo consta, a ideia original de Rodin era colocar Dante, com as suas vestes, acima das portas, mas acabou por abandonar a ideia ao retirá-lo do conjunto e representou, em vez disso, um homem nú a meditar.
Há um debate acerca de quem representará realmente esta figura - enquanto que uns mantém a opinião de que será Dante a olhar para os seus personagens n' "O Inferno", outros sugerem ser o próprio Rodin a meditar sobre o seu trabalho, ou até mesmo Adão a contemplar a desgraça da humanidade devido à sua falha. Fiquei surpreendido, no entanto, quando descobri recentemente que há quem coloque a hipótese de ser o próprio Diabo a estar representado numa postura que remete muito para a sua descrição no "Paraíso Perdido" do John Milton.
Apesar de achar que isto já é um bocadinho "forçar a coisa", não deixa de ser interessante ver outras duas representações da mesma época, uma da autoria de Von Stuck e outra da autoria de Alphonse Mucha (o mesmo daquelas imagens tão icónicas da Arte Nova).
"O Pensador" de Rodin
"Lúcifer" de Von Stuck
"O Abismo" de Mucha
10 Comments:
Este comentário foi removido pelo autor.
a ilustração do Doré para o Paraíso Perdido
Exacto, também me faltou postar essa!...
e a ilustração, também do Doré, para o Inferno:
http://dante.ilt.columbia.edu/images/dore/inf_34.jpeg
muito pensa o diabo! ;)
Não dou grande valor às interpretações generalizadas. Gosto de as discutir, ouvir os argumentos de quem sabe do que está a falar, mas ao final do dia, sem a verdadeira explicação do próprio artista, as outras valem o que valem. Não digo que precise de explicações dos criadores, aliás já disse o contrário aqui neste mesmo blog, mas chega-se a um ponto em que a procura se torna obcessiva e aborrecida como, por exemplo, o recente caso da Mona Lisa.
Segundo consta, a ideia original de Rodin era colocar Dante, com as suas vestes, acima das portas, mas acabou por abandonar a ideia ao retirá-lo do conjunto e representou, em vez disso, um homem nú a meditar.
Isto não esteve relacionado com qualquer coisa sobre o William Blake? Ou estarei a fazer confusão?
Para terminar, já alguém viu isto ao vivo em Paris?
Há dois anos estive à porta do Musée Rodin, mas já tinha fechado. Conto lá ir na minha próxima visita à cidade
Eu já fui ao museu Rodin em Paris, e tenho montes de fotos com estas obras... é mítico, porque o jardim é tão 'fofinho' e as obras dele tão 'jesus fuckin christ'...
Enviar um comentário
<< Home