Making of de um poster
Neste pequeno texto indico apenas algumas linhas pessoais que sigo na construção de uma peça gráfica, neste caso de um poster.
O início de um poster surge com o conceito. O conceito é dos pontos mais importantes para a criação de uma peça gráfica. Para criar um poster podemo-nos basear no universo da banda, ou então criar algo mais abstracto, há que criar algo que faça captar a atenção das pessoas. Chamar a atenção, despertar o interesse e causar desejo são lemas a usar para fazer algo apelativo.
Neste caso baseei-me no universo da banda, que ilustra a sua música com imagens espirituais e religiosas. Utilizei uma imagem de um dos álbuns e adicionei outra imagem antiga dentro do contexto imagético da banda.
Há que ter em atenção os elementos a usar, como a cor, os tipos de letra, as imagens (sejam ilustrações ou fotografias ou então desenho vectorial) e as formas.
É necessários conjugar todos estes elementos para que combinem uns com os outros, os tamanhos a localização, a cor e a forma destes elementos são necessários para o equilíbrio do trabalho final.
Neste poster inseri formas abstractas sobre as imagens, o objectivo é personalizar o trabalho final, dar-lhe um toque que o faça destacar-se.
Para dar um ar antigo e gasto do poster , nada como inserir texturas.
Na parte final aparece o texto, este deverá ter uma disposição harmoniosa com os restantes elementos, de preferência podemos fazer um alinhamento com outros elementos. Há que ter especial cuidado com a escolha dos tipos de letra e da cor dos mesmos.
Este processo nem sempre começa da mesma maneira, pode muitas vezes começar pela disposição do texto, ou pela construção de formas geométricas, ou pelas imagens, a intuição é muito importante e por vezes guia o processo.
Os objectivos finais passam por fazer uma peça bonita (lado estético) e informativa (lado funcional).
11 Comments:
Nice :) Eu por acaso interesso-me bastante por esta parte do design. Interessante teres feito um post assim.
Os nossos posters, quer se goste ou não, são sempre feitos por designers como o Hélder cuja perspectiva e conceito está sempre presente. Para nós o poster é um complemento visual do concerto e trabalhar com malta assim dá gozo.
Por mim falo, não há como não adorar os teus posters, Hélder, e depois ter bilhetes bonitos em casa para poder olhar para eles quando quiser, também dá gozo. :)
Tiago, agora imagina as nossas casas cheias de posters nas paredes :)
Também! Infelizmente só lá tenho o de Wolves in the Throne Room.
Compro este cartaz e os outros todos :D
(hint) se calhar está na altura de editar um livrito com os posters...
Que engraçado. Não dá para ver todas as imagens em grande?
(A ideia do Rodolfo é muito interessante.)
Susana, tentei pôr as imagens em grande, mas deu erro, se pretenderes envio-tas por e-mail.
Em breve exposição, posters e ilustrações para venda
Obrigado a todos pelas palavras simpáticas :)
Muito bonito mesmo :) Tenho de fazer posters para umas conferências que vou realizar, mas esse género de posters são muito formais e "feiinhos" ;( Tenho sempre alguma dificuldade em construir algo que tenha de (cor)responder à expectativas e estéticas de outros, visto que se dependesse de mim seria mais fácil :P Talvez me possas dar umas dicas...
Nostrovia, mostra-me o que tens feito e talvez te possa dar umas dicas, envia-me e-mail
Enviar um comentário
<< Home