10 junho, 2011

Dauphinoise do Capeta

O Delfinato era uma região situado no Sudoeste da França Occitânica, terra de Bons Homens e onde se cantavam louvores à Minne Provençal. Aparentemente, havia também batatas, cebolas e natas.

Hoje vamos fazer Dauphinoise (que vem do Delfinato), que soa muito mais fancy do que é na verdade: um empadão de batata e cebola com natas. É um prato muito simples ainda que moroso e que requer alguma paciência. O resultado final, no entanto, é bastante recompensador.

Sendo um prato da zona alpina, pomos Sturmpercht para dar o tom.


O ideal é arranjar um ralador daqueles que tem lâminas para fatiar porque é vital que as batatas sejam fatiadas finamente.

Descascam-se algumas batatas - a quantidade depende do tamanho do tabuleiro de assar; podem-se sempre descascar mais para acrescentar se for necessário. - e faz-se uma camada de batatas que se cobre com uma camada de cebola cortada em meias-luas. Polvilha-se esta última camada com um pouco de sal, de pimenta e de noz moscada.

Faz-se nova camada de batatas fatiadas coberta com uma camada de cebola e repete-se o processo de tempero.

Por fim, cobre-se com uma camada final de batatas fatiadas e por cima desta, verte-se uma quantidade generosa (um pacote pequeno ou mais...) de natas (de soja). As natas vão escorrer por entre as camadas de cebola e batata quando estiverem no forno.

Se não houver natas, faz-se um roux colocando um pouco de manteiga (de soja) num tacho, adicionando um pouco de farinha, envolvendo bem até o cereal inchar com a manteiga derretida; após isto adiciona-se um pouco de leite (de soja) até se obter a consistência desejada.

Vamos pôr a tocar umas musiquitas do Prolepse, em particular as que o tipo faz com temas mais arcaicos da cultura portuguesa como o excelente "Clara Lopes" ou este "O Diabo" e continuamos a cozinhar.


O tema já não é alpino, mas continua na onda do capeta em que os Sturmpercht nos deixaram :)

Este prato é um acompanhamento mas pode facilmente converter-se num prato principal com muito pouco esforço.

Entre camadas de batata e cebola, podemos colocar uma camada de seitan (ou tofu) fatiado (previamente temperado/marinado, com ervas da provença por exemplo, que é bem adequado), ou uma camada de cogumelos laminados e salteados com um pouco de tomates secos, encorpando bastante o prato.

No final de tudo, tempera-se com um pouco mais de sal, pimenta e noz moscada e leva-se ao forno durante 45 minutos a uma hora, até as batatas de cima estarem tostadas e douradas e a superfície aparentar estar gratinada.

3 Comments:

At 11.6.11, Blogger Ricardo said...

Obrigado pela receita. É bem simples. Vou experimentar uma versão 'prato principal' com seitan, tofu ou soja.

Já agora, como neste mês há cozinha vegan por aqui aproveito para perguntar se nos outros meses há cozinha vegan por outro lado qualquer aí na net, ou seja, se tens algum site onde partilhes outras receitas.

Abraço.

 
At 11.6.11, Blogger Rodolfo said...

olá Ricardo, não costumo partilhar receitas noutros locais, no entanto recomendo-te vivamente o http://www.theppk.com/ e o http://thelovefood.blogspot.com/, ambos têm muitas receitas boas e vegan :)

 
At 12.6.11, Blogger Ricardo said...

Obrigado Rodolfo, apesar de já conhecer ambos os sites.

Ainda não experimentei a receita, mas vou testá-la em breve.

 

Enviar um comentário

<< Home