11 fevereiro, 2011

Catherine Hennix e o cravo eléctrico

Sueca de nascença mas criada entre Estocolmo e os Estados Unidos, Catherine Christer Hennix é uma reconhecida matemática, filósofa e artista de 63 anos que desde cedo começou a estudar a música de Xenakis ou Stockhausen embora o seu grande turn on tenha sido quando conheceu e aprendeu, durante os anos setenta, com os mestres La Monte Young e Pandit Pran Nath.

"The Electric Harpsichord" é uma peça inquietante tocada apenas uma vez em 1976 (imagem em cima) e foi composta com três Yamaha afinados manualmente e em entonação justa, ou seja, as frequências das notas relacionam-se por razões de números inteiros, e um gerador de ondas senoidais. Vinte e cinco minutos hipnotizantes de relexão espiritual que parecem uma eternidade em movimento, relutantes na percepção se os padrões são repetitivos ou se se transformam a cada audição. Brilhante!

É uma obra-prima do minimalismo. Esquecida. Em alguma gaveta ficou e finalmente em 2010, trinta e cinco anos depois, viu a luz do dia numa edição de 5 polegadas em que inclusive traz ensaios de Glenn Branca e Henry Flynt e dois poemas do já mencionado LMY. Um mimo!
Embora situada entre o drone, a raga e a música erudita, os drones continuam a ser, para mim, uma das experiências audio mais poderosas que a música pode dar. Não me deixam indiferente.

Hennix’s The Electric Harpsichord is a gigantic piece, ma killer, a work which exists outside of style or genre. It is unbelievable. It creates blocks of sound that move min and out of each other to create the effects. It is a pure perfect piece of music that resonates and resounds and creates a universe that it is impossible by other means. In our primitive and unenlightened culture it becomes a work of transcendent power.
Glenn Branca

3 Comments:

At 12.2.11, Blogger Luis said...

Eu comprei isto quando saiu e sinceramente não bateu - acho que houve um pouco de alarido em demasia à volta deste lançamento não retirando qualquer mérito histórico ao mesmo.

Audições subsequentes ainda não ajudaram a entrar no disco - vamos a ver como correm mais audições futuras.

 
At 12.2.11, Blogger ::Andre:: said...

Alarido existe sempre quando, lá está, algo não te bate e os outros por aí andam a elogiar. Ninguém está correcto ou errado, é uma questão de perspectivas e sentires o disco de maneira diferente.

Se já não o tivesse até te comprava :)

 
At 12.2.11, Blogger ::Andre:: said...

Já agora, na prateleira não consegues por este disco ao lado dos da Amacher?

 

Enviar um comentário

<< Home