20 março, 2011

Questões de memória




No ultimo fim de semana, num almoço com os meus avós, o meu avô, a certa altura perguntou-me se o Sporting já tinha jogado e se o Zé tinha marcado algum golo.
Zé? Durante algum tempo ficámos a olhar uns para os outros a tentar descortinar sobre qual o Zé a que se referia. Alguma nova contratação? Não. Afinal estava-se a referir a José Travassos, um dos 5 violinos.
O meu avô está a começar a viver num mundo em que o presente se mistura com o passado e de certa forma invejo-o por isso.

Esta semana estive a copiar uns CDs dos Smiths que só tenho em vinil e que queria ouvir no carro. Ouvi pela primeira vez o Reel Around the Fountain em CD e... Achei-o insuportável.
Como é possível? O tema perfeito dos Smiths. O que é que aconteceu? O que mudou? Ouvi este tema centenas de vezes, mas o meu disco, vim a descobrir agora, estava riscado. Aquilo que eu sempre achei normal e acreditei que fosse um arranjo de génio de Johnny Marr e um fabuloso truque vocal de Morrissey que aqui cantava como um asmático engasgado, nada mais era do que um defeito no vinil que me teria dado direito à devolução dos meus 500 escudos.
Depois de pensar bem no assunto decidi-me por perder um bocado de tempo e copiar o tema directamente do vinil como o barulho do arrastar da agulha e a interpretação engasgada.
Há memórias com as quais não vale a pena brincar. Quero continuar a considerar o The Smiths como um dos discos que me traz melhores recordações.

Quanto ao meu avô. Decidimos adoptar uma atitude tipo Goodbye Lenin. Nos almoços de domingo vamos começar a usar uns pullovers de lã e camisa engomada, casaco de fazenda, bigode arranjado e brilhantina. Aos Domingos ao almoço vamos "voltar" à ultima metade da década de 40 quando Jesus Correia, Peyroteo, Vasques, Travassos e Albano espalhavam a sua arte pelos estádios deste país.
No próximo fim de semana vamos celebrar a vitória do Sporting frente à Académica por 9 1 em 46/47.


(peço desculpa por não ter publicado na 6a, mas os senhores da PT decidiram que eu só preciso de internet na 2a)

4 Comments:

At 20.3.11, Blogger Scometa said...

Ah Fadista! :D

 
At 20.3.11, Blogger Unknown said...

Em primeiro lugar deixa-me dizer-te que o teu avô é um homem de extremo bom gosto ;)

Depois, The Smiths é mesmo do melhor, e no final de contas, tu gostas de uns Smiths a que mais ninguém tem acesso :D

 
At 20.3.11, Blogger Tiago Esteves said...

Grande texto. Não só porque fala de uma das minhas bandas de eleição como de outra paixão o SCP :D

 
At 23.3.11, Blogger ::Andre:: said...

As sextas-feiras passaram a ser um dia querido. Grandes textos, sempre :)

 

Enviar um comentário

<< Home