14 outubro, 2009

Diários Emocore




Pois dizem-me que isto se chamava assim. Em 1994 saiu "Diary", disco de estreia dos Sunny Day Real Estate, que coexistiu com outras coisas que ainda não cheguei a ouvir, como os Jawbreaker e Jets To Brazil. Na verdade, sei muito pouco sobre este estilo de música, pelo que este é mais um post de primeiras impressões do que propriamente um discurso assertivo.

O que gosto mais em "Diary" não pode ser as letras, porque sem o booklet (e ainda dizem que estas coisas estão ultrapassadas...) é difícil perceber o que Jeremy Enigk canta, com a sua voz que parece dissolver-se no ar à medida que arrasta as sílabas. Paradoxalmente, é esta maneira de cantar, e a forma como interage com a sempre irrequietíssima secção rítmica de Nate Mendel e William Goldsmith que se tornam mais fascinantes na música dos SDRE. Aliás, a voz de Enigk parece ter ascendência directa sobre a de Chino "Deftones" Moreno.

Os SDRE pegam naquilo que podiam ser corriqueiras canções rock FM, e dão-lhes uma série de ângulos e arestas capazes de prender a atenção pelo fascínio que exercem. Não surpreende que nunca tenham realmente alcançado sucesso comercial, pois esta não é música particularmente fácil. Serve excelentemente nas primeiras impressões por aqui, e para já é isso que importa.

12 Comments:

At 15.10.09, Blogger tak said...

batman forever 8 \,,/

 
At 15.10.09, Blogger Saturnia said...

Sunny Day Real Estate do que tu me foste lembrar...
Tenho o The Rising Tide e o Live (as vezes que a "in circles" me acompanhou pela rua fora).

Não sei pq mas lebram-me sp os jane's addiction

 
At 15.10.09, Blogger Hélder Costa said...

Gostei muito do ultimo album deles, "The Rising Tide", andei viciado numa musica do album "Faces in Disguise", a "In Circles" do "Diary", é capaz de ser das melhores malhas do rock alternativo, descobri-os numa das noites do indigenmte, praí em 99/2000

 
At 15.10.09, Blogger Hélder Costa said...

http://www.youtube.com/watch?v=vDSsh7Ocv8o

 
At 15.10.09, Blogger Saturnia said...

Concordo Hélder!! a Circles é qq coisa... nostalgia neste momento!!

Por causa disto até fui ouvir os Splender (a música cigarrette. nao sei se alguem conhece).
De comum só tem a altura em que entraram na minha vida ehhehehe

 
At 15.10.09, Blogger Saturnia said...

http://www.youtube.com/watch?v=Ub-0gOZnNYA

já agora!!

 
At 15.10.09, Blogger Saturnia said...

Alguem se lembra disto??

http://www.youtube.com/watch?v=6oQUy5IhBq4

http://www.youtube.com/watch?v=Tgdx9dLRJI0&feature=related

 
At 15.10.09, Blogger Hélder Costa said...

Eu lembro-me da Oxygen dos JJ72 :P os My Vitriol não conheci muito bem, o pouco que conhecia fazia lembrar os Placebo, estes ultimos eram tão bons nos 2 primeiros albuns, depois perderam-se

a nostalgia é qq coisa, descobri muita boa música nos programas do Nuno Calado, que ouvia religiosamente

 
At 15.10.09, Blogger tak said...

epá sophia tinha-me completamente esquecido da in circles, dei por mim a cantar o refrão, não ouvia isto na boa há uns 7 ou 8 anos.

oh a altura em que se podia fazer qualquer tipo de música sem ter que andar a associar a isto ou aquilo...

 
At 15.10.09, Blogger Sarrabulho said...

Acordar ao lado da mulher q amo ouvindo o "The Rising Tide" é algo q me marcou p todo o sempre.
Devo-lhe esta e muitas outras descobertas!
Foi o último disco q fizeram juntos, mas o Jeremy Enigk vem atirando belíssimos discos a solo desde então.
Juntaram-se há dias e estão a "tourear" de novo.
Quem sabe...

 
At 16.10.09, Blogger ::Andre:: said...

My Vitriol? Vi-os há uns anos com Placebo, bom concerto. Nunca mais ouvi falar deles...

 
At 16.10.09, Blogger Susana Quartin said...

Ui, My Vitriol....só conhecia meia dúzia de música e essa (moodswings) era uma delas. Que nostalgia x).

 

Enviar um comentário

<< Home