21 março, 2011

Something About...


Hoje falo-vos de um disco que provavelmente a maioria de vocês até já conhece. É o quarto disco em nome próprio de Alice Coltrane (depois de já ter tocado em muitos grandes álbuns, com ainda mais impressionantes personalidades do jazz).
Journey In Satchidananda foi editado algures nos inícios de 1971, altura em que Alice era já viúva de John.
Ponham-no a tocar, sentem-se e fechem os olhos, pois poucos nomes de discos foram tão acertados como este, que é uma autêntica viagem que vai seguindo sem nos dar muito tempo para pensar no que quer que seja, de tal modo que as faixas fluem com uma áurea muito mística e homogénea entre elas.
Quem ainda tem aquele preconceito contra o jazz que se desengane, pois aqui não se vão ouvir solos e variações intermináveis e prodigiosas. O disco tem um cariz muito mais drone espiritual do que devaneios jazzísticos, combinando com momentos orientais, funcionando quase como um mantra.
O oriente é a forte influência do disco, sendo que Swami Satchidananda, o mestre espiritual e líder religioso, se tinha tornado bastante próximo de Alice, bem como de outras celebridades da altura, como John Fahey ou Allen Ginsberg.

Peguei no disco outra vez por causa do concerto dos Orthodox no Passos Manuel, que interpretaram o tema-título de forma sublime, e desde então é a harpa e o piano de Alice Coltrane que me têm guiado para os momentos antes de dormir...

Se ainda estão de pé atrás, pensem lá qual terá sido a razão para que Greg Anderson e Stephen O'Malley dedicassem o tema final (e talvez o melhor da carreira dos Sunn O)))) a Alice...?

7 Comments:

At 23.3.11, Blogger ::Andre:: said...

Por tua causa ando a ouvir este disco desde segunda. Mesmo que potenciada pelos sevilhanos, foi uma bela de uma recuperação. Concordo com quase tudo o que disseste e acrescentaria que ninguém merece os ouvidos que tem à tua frase "Quem ainda tem aquele preconceito contra o jazz...". Quem tem preconceito que o descubra e este disco é um belo exemplo. Obrigado por me relembrares!

 
At 23.3.11, Blogger ::Andre:: said...

Quanto ao tema dos Sunn O))), a última vez que tive com o Soma ele disse-me que era dedicado à minha mãe, mas pediu segredo.

 
At 23.3.11, Blogger BrainStorm said...

… é este e o Astral Meditations…

 
At 23.3.11, Blogger Unknown said...

Que bela dedicação André ;)

O disco é belíssimo, enorme.

BrainStorm, esse ainda não conheço, mas vai já passar para o topo das minhas próximas audições ;)

 
At 23.3.11, Blogger Tiago said...

Também tenho andado a ouvir este disco graças a ti.
Obrigado pela descoberta.
E já agora, o teu texto está sublime. :)

 
At 23.3.11, Blogger Tiago said...

Já agora, alguém gravou a actuação dos Orthodox?

 
At 24.3.11, Blogger Unknown said...

Obrigado Tiago, faz-se o que se pode.
A inspiração é que não tem sido muita...

Bootleg de Orthodox seria muito giro por acaso... e de Scott <3

 

Enviar um comentário

<< Home