Mais um excelente colectivo oriundo das terras frias a norte. Da Suécia chegam-nos quase sempre boas bandas.
Depois de 6 anos de existência em que gravaram uma série de Splits, tiveram várias Net releases e um CD-R, lançaram o disco de estreia,
Seawards, este ano, através da cada vez mais interessante
Type Records.
Seawards é um registo que aparentemente não se encaixa no restante (maioritariamente electronico) catálogo da Type, mas as ambiencias orquestrais contidas neste disco têm bastante em comum com muitos dos seus artistas. As 7 faixas funcionam como um todo e têm uma capacidade cinematográfica impressionante. Conseguem-se imaginar e sentir as paisagens capturadas nas Field Recordings presentes ao longo do disco.
Post-rock será a classificação mais simples e óbvia que se poderá atribuir ao som dos Sickoakes. Mogwai, Sigur Rós e Explosions in the Sky são grupos que podemos citar para falar dos Sickoakes, mas o trabalho destes senhores não é nenhuma cópia de clichés do género.
As partes orquestrais fazem-me lembrar os Godspeed You! Black Emperor, principalmente no épico e extraordinário
Wedding Rings & Bullets in the Same Golden Shrine (part II), que é o tema mais longo, quase 23 minutos.
A 2ª música,
Taking the Stairs Instead of the Elevator, é a mais convencional mas é ao mesmo tempo uma das mais contagiantes, com uma melodia de guitarra que se repete durante quase a totalidade dos seus 10 minutos de duração, acompanhada por um saxofone melancólico e, quando nos apercebemos que o fim está próximo, por uns samples vocais que são assombrosos nos 2 sentidos da palavra.
Oceans on Hold também é construída em volta das guitarras, mas aqui com diversas variações em ritmo e melodia e bem mais Uptempo.
O disco termina de uma forma muito serena com
Leonine, uma música muito etérea e perfeita para encerrar a viagem.
Oiçam este disco, as palavras não são suficientes para o descrever.
Se conseguirem descarregar:
http://www.megaupload.com/?d=V1XNERIY