28 julho, 2006

Opeth em Portugal

Grande notícia! Depois da confirmação de mais um concerto de Tool (finalmente fora do contexto festival) para o Atlântico em Novembro, segundo o site da RoadRunner (Na homepage da banda ainda não mencionam as datas portuguesas), em Dezembro teremos os Opeth pela segunda vez no nosso país. Já nem tinha grandes esperanças de os ter por cá numa tour do Ghost Reveries. O fim do ano promete :-)



12/9/2006 Paradise Garage . Lisbon, Portugal
12/10/2006 Hard Club . Porto, Portugal

21 julho, 2006

Ofertas instrumentais

2 discos instrumentais editados este ano pela Relapse, uma editora que tem vindo a alargar o seu catálogo a outras sonoridades fora do seu habitat natural.

Barriers and Passages é o 4º disco dos Dysrhythmia e o 2º com o selo Relapse. Estes 3 indivíduos formam uma das bandas instrumentais mais inventivas, que mistura metal progressivo com indie-rock e free jazz. Música complexa mas não desconexa e com um excelente equilíbrio entre técnica e melodia. No entanto não é fácil encontrar riffs que se possam considerar memoráveis, tal é a alternância rítmica, mas a simplicidade também se encontra por aqui, em Luminous, uma composição ambiental de guitarra carregada de efeitos. Isto ao vivo deve render!

Download: http://www.megaupload.com/?d=6W3VMZ1V


No caso de Don Caballero, World Class Listening Problem, é a estreia pela Relapse, depois de 6 anos de silêncio e com apenas um elemento original na formação.
Defendidos como estandartes do math-rock instrumental, este talvez seja um disco menos complexo, com algumas partes mais "convencionais" e outras mais pesadas, mas não necessariamente acessível, continuam a ter um som muito elaborado mas ao mesmo tempo orgânico.

Download: http://www.megaupload.com/?d=WZH0F9U1

Atenção: Estes discos requerem a atenção do ouvinte. Não servem para música de fundo ou de elevador.

20 julho, 2006

Bardo Pond - Ticket Crystals

On the Ellipse foi um dos melhores álbuns rock de 2003, Ticket Crystals talvez seja um dos melhores de 2006.
Temas quase sempre longos, que totalizam mais de 77 minutos de Noise Drone Rock Psicadélico. O disco começa de forma inconfundível, com a crueza e o poder da distorção das guitarras em ritmo lento e as sobreposições da melancólica e hipnótica voz de Isobel Sollenberger a instalarem-se ao fim de 20 segundos de acústica em Destroyng Angel, que é uma das melhores músicas do disco. O Volume é diminuído na segunda faixa, mas o ritmo melancólico é idêntico. A Flauta desalinhada desempenha um papel de grande relevância nestas duas primeiras músicas.
O tema mais longo, Fc II, é uma verdadeira maratona instrumental, 18 minutos de psicadelismo espacial alinhados pelos compassos da secção rítmica e do violino, e iluminados por melodias/ruídos de guitarra em reverb que vão surgindo pontualmente.
Os 77 minutos podem ser difíceis de assimilar de uma só vez. É ir com calma se faz favor.

14 julho, 2006

Enduser - Form Without Function

And now for something completely different.
Último lançamento deste one man project de Break-beat, Sampling , Drum'n'Bass, Breakcore... Ritmos frenéticos, ambientes obscuros e sufocantes contrapostos com partes amosféricas mais relaxantes.

Algumas partes (drum'n'bass) lembram os trabalhos iniciais de Amon Tobin.

Download: http://files.to/get/103163/34182/Enduser_-_Form_Without_Function__2006_.rar

Grails & Red Sparowes - Black Tar Prophecies Vol I (2006)


01 - red sparowes - as the black wind withers in the sky, we are graced dimly in our dreams
02 - grails - stray dog
03 - grails - bad bhang recipe
04 - grails - black tar prophecy


download: http://www.sendspace.com/file/2jenps

Triad (Neurot, 2006)


1. Red Sparowes - Alone And Unaware...(live)
2. Battle of Mice - Sleep And Dream
3. Battle of Mice - Lamb And The Labradour
4. Made Out Of Babies - Proud to Drown
5. Made Out Of Babies - Gunt
6. Red Sparowes - Buildings Began To Stretch Wide Across The Sky...(live)

mais info: http://www.neurotrecordings.com/home.aspx
download:
http://www.sendspace.com/file/yrxjuf

13 julho, 2006

Mouth of the Architect - The Ties That Blind

Este álbum só será editado no dia 22 de Agosto, mas desde ontem que não tenho ouvido outra coisa!
Para quem conhece o disco de estreia dos MotA, Time and Withering, a referência a Neurosis e Isis será óbvia. Óbvio poderá ser também o aparente excesso de grupos que têm vindo a percorrer a larga carruagem sonora conduzida por estas duas bandas. No entanto, e mais uma vez, apesar de este cd não trazer nada de inovador em termos de composição, os MotA conseguem desbravar o seu próprio caminho e compor músicas que, variando entre os 7 e os 15 minutos, nunca se tornam aborrecidas. Este ano já tinham editado num Split com Kenoma uma excelente música de 17 minutos, Sleepwalk Powder.
Neste segundo registo, o som parece-me ser ainda mais compacto e intenso, sendo trabalhado de uma forma mais contida nos riffs mais lentos, numa linha sludge/doom, e tornam-se ultra poderosos com a dinâmica do baixo e o ritmo da bateria. As vocalizações, sempre guturais, estão melhores e encostadas mais atrás, e pelos vistos o senhor na 4ª faixa, At Arms Length, é Brent Hines dos Mastodon (boas companhias). O início (25seg) dessa mesma faixa traz-me imediatamente à memória Explosions in the Sky e várias melodias de guitarra poderão fazer lembrar os Mogwai.
Não sei se consigo destacar alguma música, tenho ouvido o disco sem parar, mas as constantes variações da última... linda. A primeira também é do caraças! E a segunda e e...
Tempestade, calmaria, tempestade, eu não quero saber da originalidade para nada, fossem todos os discos como este.

12 julho, 2006

Baroness + Torche em Portugal!!!


THU 19/10 PORTUGAL LISBOA
FRI 20/10 PORTUGAL PORTO

http://www.yourbaroness.com/tour.php

Zidane e o Rock

Novas informações sobre o caso da alegada cabeçada de Zidane em Materazzi.
Graças a uma filmagem obtida num concerto dos Portuenses Stillness In Chaos, na cidade Alemã de Düsseldorf nas vésperas da final do campeonato do mundo de futebol, podemos conjecturar que o movimento corporal que Zidane efectuou, poderá não ter sido uma agressão.
Aparentemente Zidane é grande adepto da música Rock e, talvez devido ao abuso do headbanging ao longo dos anos, a situação ocorrida no jogo, poderá ter sido uma reacção involuntária.
Não sabemos se Zidane estaria devidamente autorizado a presenciar o concerto, o que, tendo em consideração a importancia do jogo, seria difícil. Terá o craque descansado o suficiente?
Pelo menos agora que terminou a carreira, vai poder córtir à vontade e não estará sujeito a acusações infundadas.

calla - strangler

11 julho, 2006

Sickoakes - Seawards

Mais um excelente colectivo oriundo das terras frias a norte. Da Suécia chegam-nos quase sempre boas bandas.
Depois de 6 anos de existência em que gravaram uma série de Splits, tiveram várias Net releases e um CD-R, lançaram o disco de estreia, Seawards, este ano, através da cada vez mais interessante Type Records.
Seawards é um registo que aparentemente não se encaixa no restante (maioritariamente electronico) catálogo da Type, mas as ambiencias orquestrais contidas neste disco têm bastante em comum com muitos dos seus artistas. As 7 faixas funcionam como um todo e têm uma capacidade cinematográfica impressionante. Conseguem-se imaginar e sentir as paisagens capturadas nas Field Recordings presentes ao longo do disco.
Post-rock será a classificação mais simples e óbvia que se poderá atribuir ao som dos Sickoakes. Mogwai, Sigur Rós e Explosions in the Sky são grupos que podemos citar para falar dos Sickoakes, mas o trabalho destes senhores não é nenhuma cópia de clichés do género.
As partes orquestrais fazem-me lembrar os Godspeed You! Black Emperor, principalmente no épico e extraordinário Wedding Rings & Bullets in the Same Golden Shrine (part II), que é o tema mais longo, quase 23 minutos.
A 2ª música, Taking the Stairs Instead of the Elevator, é a mais convencional mas é ao mesmo tempo uma das mais contagiantes, com uma melodia de guitarra que se repete durante quase a totalidade dos seus 10 minutos de duração, acompanhada por um saxofone melancólico e, quando nos apercebemos que o fim está próximo, por uns samples vocais que são assombrosos nos 2 sentidos da palavra.
Oceans on Hold também é construída em volta das guitarras, mas aqui com diversas variações em ritmo e melodia e bem mais Uptempo.
O disco termina de uma forma muito serena com Leonine, uma música muito etérea e perfeita para encerrar a viagem.
Oiçam este disco, as palavras não são suficientes para o descrever.

Se conseguirem descarregar: http://www.megaupload.com/?d=V1XNERIY

10 julho, 2006

Histoire - The Future of White America (2006)

I am better known for playing in rock groups like Human Cock, Teith, Pelican, The Look Ahead, and gazillion others, but I got my start as a musician doing home recordings and making up songs on 4-track tape recorders and so forth. After several years of work, I assembled an anthology of the most sucessful tape experiments I had done in 2000, settling on the name "Histoire" to categorize these works.The name "histoire" is deroved from the French word for story, but it is often applied by film critics to refer to films the lack voice over narration; that substitute their internal reality for the viewers' for the course of their duration. I found the term fitting, as the goal of recorded works geared toward deep listening is much the same - an alternate reality, a story that unfolds in the interpretation of the listener.This past year I released two new albums: "Architecture" on my own Migration Media, and "The Future of White America" on Atomic Mouse Recordings.
Trevor Debrauw

Aqui:
http://www.sendspace.com/file/l6pppb

Cult of Luna - Bodies/Recluse 7" (2006)

Given free when you purchase the album "Somewhere Along The Highway" from any UKindie record store. Limited to 1000 copies.This will also be sold on tour with Cult Of Luna limited to 500 copies with complete artwork (hence different version).
1.Bodies (Smashing Pumpkins cover) 03:54
2.Recluse (Unbroken cover) 06:16
Total playing time 10:10

aqui: http://www.sendspace.com/file/2za1hi

09 julho, 2006

Rescaldo... Concerto "Just Covers"

Passada uma semana e ainda não me consegui recompor do colossal concerto da jovem e fenomenal banda "Just Covers". A banda debitou músicas de bandas como Guns´n´Roses, Placebo, Red Hot, Violent Femmes, Radiohead, entre muitas outras... "Just Covers" conta com o já célebre guitarrista Tiago "Jordas", que imprime um cunho pessoal às reinvenções de temas que fazem parte do colectivo de memórias daqueles que teimam em permanecer sempre jovens ;)

Ficamos mesmo a aguardar por temas originais e, é claro, por mais concertos. Já agora, para os interessados, a banda está a aceitar convites para mais eventos, mas claro só contem com covers...

07 julho, 2006

Muitos parabéns...



...ao nosso escriba preferido!!!
tem um bom dia cheio de sol, prendas, beijos da raquel, bolos, pouco trabalho, riffs maravilhosos, etc...
have fun ;)

05 julho, 2006

A Portuguesa

Arrepio-me sempre...
Falta uma hora e meia...

Se Portugal não for a prolongamento...

The Japanese instrumental post-rock quartet Mono was formed in 2000. Their music sounds imposing and epic. It reaches its ultimate climax when performed on stage in one of their notorious, powerful and impressive live-shows.After their first demo, they were signed by the leading Tzadik label. Not their debut 'Under The Pipal Tree', but the follow-up 'One Step More And You Die' really defined the unique sound of Mono. 2006 'You Are There' again met all high expectations.
http://www.fabchannel.com/mono
Wed 5 July 2006 22:00 CET
location Paradiso Amsterdam


Se for também não há problema pois é possivel ver e rever todos os concertos transmitidos pelo fabchannel.