29 agosto, 2008

Amanhã contamos convosco

Não, os Icos não são a melhor banda do mundo, mas garanto-vos que vai ser um grande concerto. Já falei com o promotor do concerto de Bilbao e ontem eles arrasaram o país basco. Vejam a bola (nós também queremos ver) e depois apareçam para dar força aos Icos, aos Crushing Sun, a nós pois é a vossa presença que nos dá força para continuar e, acima de tudo, para se divertirem e beberem uns copos. Modéstia à parte, a Fábrica nos nossos concertos fica sempre com um ambiente tão porreiro, não fica? :)
Até amanha por volta das 22h \m/

The Gorge...


28 agosto, 2008

A tour começa hoje

7"

01 - Icos - Far From Home
02 - Overmars - The Road to Awe
Só agora descobri que acabou de sair um split dos Icos com os franceses Overmars. Espero que no sábado tragam algumas cópias...

25 agosto, 2008

Amplificasom apresenta

Um gajo vai de férias e quando chega repara que os concertos que ainda não anunciamos já andam pela net fora. Sendo assim, aqui vai a nossa agenda para os próximos tempos:

30/08 Icos + Crushing Sun @ Fábrica de Som, Porto
É já este Sábado, data única em PT e a reentré perfeita para o que aí vem.
13/09 Katabatic (pt) @ Stone Festival, Pedras Salgadas
19/09 Katabatic (pt) @ Fnac Sta. Catarina, Porto
19/09 Katabatic (pt) @ Fnac Norteshopping, Matosinhos
20/09 Katabatic (pt) @ Fnac Gaiashopping, Gaia
21/09 Katabatic (pt) @ Fnac Braga, Braga

24/09 TBC
Quase quase confirmada a presença de um músico americano que fez parte da Rolla 13 e 14.

30/09 SECRET CHIEFS 3 @ Plano B
Esta colaboração com os nossos amigos da Soopa é mais uma estreia em Portugal. Mais info muito em breve.

03/10 TBC
Faltam confirmar duas datas para que a tour desta excelente banda francesa se realize. Mal se confirme isso anunciaremos o respectivo concerto.

06/10 Caspian + The Allstar Project @ Porto-Rio, Porto
Mais uma estreia e data única em PT, desta vez bem acompanhados por uma das bandas portuguesas que mais tem dado que falar. Mais info brevemente.

28/10 TBC
Drones fodidos e tal, aguardem por novidades.

05/11 THESE ARMS ARE SNAKES + RUSSIAN CIRCLES @ Porto-Rio, Porto
Outra grande noite no barco, imperdível!!! Info sobre bilhetes também em breve.

Mais concertos Amplificasom (e que concertos!!!!) e novo logo nas próximas semanas ;)

Tenho saudades...


Está a fazer dois anos que fui de férias e comigo levei o "In the Absence of Truth". Ainda hoje me lembro da sensação que foi ouvir a "Garden of Light" pela primeira vez... Anyway, já todos sabemos que já há "rascunhos" prontos daquilo que vai ser o quinto álbum de originais, mas, por favor, tratem lá disso que já sinto falta... www.myspace.com/sgnl05

200 )))

Os Sunn O))) deram, há poucos dias atrás na Noruega, o concerto nr 200 da sua carreira. Reconhecidos e elogiados internacionalmente, eu pergunto: o que fez com que esta banda atingisse este estatuto? Foi só a música ou algo mais?

Bossk: RIP

Primeiro tópico pós-férias com uma triste notícia: os Bossk decidiram acabar. É pena, sempre acreditei que tinham um grande futuro e há poucos meses até se falou num eventual regresso ao Porto. Quem lá esteve esteve, quem não esteve... www.myspace.com/bossk

24 agosto, 2008

Disorientalism


Artigo publicado na revista cultural Bidoun sobre a "misteriosa" editora Sublime Frequencies. Referência feita aos transcendentais Group Inerane (ver vídeo), assim como outros projectos interessantes. Se alguém tiver os dvds mencionados no artigo, que se acuse nos comentários. Obrigado

Ler

13 agosto, 2008

Even punks hated Suicide

Artigo publicado recentemente no The Guardian sobre os grandes Suicide.

Ler

10 agosto, 2008

Electro-Acoustic Improvisation

Aqui fica uma lista recomendável, para todos aqueles que queiram conhecer alguns nomes relevantes, inseridos no estilo Electro-Acoustic Improvisation.

Link

foto: Sachiko M

08 agosto, 2008

Rapidinhas...

Dub Trio - Another Sound is Dying [Ipecac 2008]
Salada noise-rock, post-rock, punk-rock e, claro, dub, fazem desta estreia do trio pela Ipecac uma excelente “refeição” para este verão. O álbum é muito bom, mas ouvi-lo do princípio ao fim cansa-me. De qualquer maneira, vale muito!
Flower Travellin' Band - Satori [Atlantic 1972]
Eis uma daquelas históricas que podia ter dado que falar mas não deu. A culpa é do Mick Jagger que não renovou o seu passaporte a tempo do concerto em que os Flower iam fazer a primeira parte. Anyway, estes japoneses começaram por ser uma banda de covers, mas ao fim de algum tempo, e com novos membros, transformaram-se num dos melhores segredos rock/ heavy do Japão. “Satori” é talvez o álbum mais conhecido da banda e é apontado como uma grande referência às novas bandas de hoje em dia que exploram o stoner e o doom. TPC para todos: escutá-lo cinco vezes seguidas.
Grails - Take Refuge in Clean Living [Important 2008]
Finalmente, é com muito agrado que finalmente entro no mundo “Grailiano”. Todos os álbuns que estão para trás pouco me disseram, mas já posso fazer parte do clube de fãs destes americanos. Não é difícil nos deixarmos levar, logo ao primeiro tema – Stoned at the Taj Again – somos transportados para um ambiente que nem o Indiana Jones teve direito antes de entrar no templo perdido. O resto do álbum mantém a qualidade e ao penúltimo tema – Take Refuge – ouvimos aquele que é provavelmente uma das melhores canções (detesto a palavra) da banda. É pós, é, mas tem um toque oriental tão gostoso... Ouve-se Pink Floyd, ouve-se uma cover fantasmagórica dos Ventures (no passado já tinham feito uma dos Flower Travellin’ Band), ouve-se uma banda genuína e sem precedentes. Isto lido nunca parece o que realmente é, o melhor é mesmo carregarem no play. Ah, não se esqueçam de acender um…. incenso.
Heavensore - Asmodai [Utech 2008]
Depois do excelente álbum da Runhild, a Utech começa a ser um caso sério. Neste caso, todas as atenções estão viradas para os gregos (sim, leram bem) Heavensore e o seu “demónio” Asmodai. Começo por dizer que se não tivesse a minha colecção por ordem alfabética, colocaria este álbum ao lado de uns Orthodox, por exemplo. Isto porque, apesar de algumas semelhanças sonoras, ambas as bandas representam, e de que maneira, o metal mais exploratório. Asmodai vai do doom ao drone sem nunca esquecer as influências duns Black Sabbath ou Earth. “Tabula Smaragdina” é o ponto alto da besta: lenta, riffs distorcidos que se permitem susterem-se a si mesmo durante algum tempo, bateria que nos tritura os nervos e uma voz que nos rosna aos ouvidos. É difícil de acreditar que esta banda só tem um ano e que o álbum foi gravado praticamente num take. Genial!
Krallice - Krallice [Profound Lore 2008]
Ele é o pós-punk, pós-rock, pós-metal… e que tal um pós-black metal? Por mim dávamos início a essa etiqueta já com este álbum, mas não me chamo André Reynolds. Também é verdade que não sou o maior especialista de BM, mas isto é, sem dúvida, um passo à frente em termos de composição dentro do estilo e dentro do que conheço. Tem um lado disfuncional irreconhecível e gostoso. A banda é composta por Mick Barr, um dos mais virtuosos guitarristas dos dias de hoje, Colin Marston (Behold… The Arctopus, Dysrthmia) e com a ajuda das baquetas de Lev Weinstein (Bloody Panda) fizeram deste um disco extraordinário. Não se deixem enganar pela primeira audição, é normal sentirmo-nos às escuras e meio adormecidos. Depois, nas seguintes, somos capazes de captar toda a beleza e originalidade do álbum chegando mesmo a viciar impulsivamente. É maravilhoso, melódico, demente, excelente álbum (pós) black-metal.

Nigeria Disco Funk Special [Soundway 2008]
O Funk sempre me atraiu. Não sou especialista na cena, mas o funk mais virado para o instrumental é uma excelente companhia sobretudo quando lá fora está um solzinho agradável. Há géneros sazonais, este é um deles. Não vou realçar nada, mas no fim da compilação dá vontade de investigar a fundo os The Sahara All Stars of Jos. Mais recomendações p.f.
Nurse With Wound - The Bacteria Magnet 12'' [Dirter Promotions 2008]
Com todo o respeito pelo senhor Stapleton, não percam tempo com este doze polegadas e investiguem o que está para trás.
The Evpatoria Report - Maar [Get a Life 2008]
A Suiça tem exportado umas bandinhas porreiras como os Knut, Shora... Estes Evpatoria não são novos, mas aposto que grande parte dos fãs de pós instrumental não os conhece. Por estes lados, o Maar (“mas”) não está a ter o impacto do Golevka, são outros tempos, mas está a crescer bem neste mundo já infestado de bandas iguais. Vale a pena espreitar e deixar crescer, é o que estou a fazer. Excelente primeiro tema!
Zozobra - Bird Of Prey [Hydra Head 2008]
Segundo álbum do bebé de Caleb (Cave In) e não há tempo para segredos ou surpresas. É duro, directo, é uma carga de porrada com o pedal de distorção que nos deixa arrumados no primeiro round. Scofield nunca foi tão feliz e ao Aaron Harris (Isis, também produz o álbum) só lhe faz bem suar e explorar ideias noutro projecto. Play play play…

06 agosto, 2008

2009

Legos...


Mais capas aqui

Matts Gustafsson hoje em Lisboa / Entrada livre

04 agosto, 2008

Mais um belo poster para mais um grande concerto

01 agosto, 2008

Till deaf us do part

Aqui fica um artigo publicado no The Guardian sobre dois grandes músicos, Justin Broadrick (Jesu) e Kevin Martin (The Bug).

Ler

É natal!

U.S.Christmas - Eat the Low Dogs [2008]

Tá bem, se calhar não é, se calhar parece, o natal geralmente também representa altura de férias, mas a culpa desta confusão temporal deve ser das propriedades alucinogénias que se libertam das ondas sonoras quanto ponho esta porcaria a tocar. Stoner-space-rock? Algo assim deve servir mas não limitar. As guitarras entornam um certo sentimento sulista e os sintetizadores estão por todo o lado contribuindo com várias camadas em espiral para um som muito cheio. É um vórtice de efeito hipnótico. Gosto de ser surpreendido por coisinhas assim. Mais a rasgar com The scalphunters e mais psicadélico em Silent tongue. Uma prendinha Neurot.

Amplificasom apresenta: Caspian


6 de Outubro
Local, primeira parte, preço e essas coisas todas a confirmar em breve.
www.myspace.com/caspiantheband

Com o disco de estreia, os americanos Caspian tornaram-se umas das bandas mais aclamadas e promissoras do Post-rock. Um campeonato onde já triunfaram nomes como os Explosions in the Sky, Godspeed You Black Emperor!, Mono, Russian Circles entre outros. Por vezes tempestivos e pesados, outras vezes mais paisagísticos e harmoniosos. Um sonoridade luminosa mas ao mesmo tempo melancólica. São concertos como este que apetece ver sozinho. Acompanhado pela música e pelos sonhos. www.myspace.com/amplificasom

Porto Blue Jazz 2008

Está de volta aos Jardins do Palácio de Cristal o Porto Blue Jazz. O músico convidado para a abertura a 3 de Agosto, é o pianista e compositor norte-americano Herbie Hancock galardoado com um “Grammy”. O músico vai estar acompanhado por Dave Holland, Vinie Colaiuta, Chris Potter, Lionel Loueke, Sonya Kitchell, Amy Keys. 22.00 h. Entrada Livre.

Resto da programação:
9 de Agosto - Mário Laginha Trio
Mário Laginha – piano
Bernardo Moreira – contrabaixo
Alexandre Frazão – bateria

16 de Agosto - The Postcard Brass Band
Mário Marques – saxofone soprano
Ruben Santos – trombone
Sérgio Carolino – sousaphone

23 de Agosto - Jacinta “Convexo”
Jacinta – voz
Rui Caetano – piano
Bruno Pedroso - bateria

Conta-me como foi