30 junho, 2008

Catacombe - memoirs EP [2008]


Pedro Sobast vai dar que falar, ou melhor, já está a dar que falar. Para quem [ainda] não sabe, Pedro Sobast é o idealizador desta entidade privada denominada de Catacombe e é um rapaz com gosto.
Memoirs, o primeiro registo, é fruto da maturação de ideias e influências que afloravam no seu universo musical, e é a prova de que não são precisos os melhores meios para se atingir o fim desejado. Integralmente composto, tocado e produzido pelo próprio no seu "home studio", demonstra uma fluidez extraordinária, resultante da plácida manifestação de emoções transversal aos diferentes retalhos sonoros. Ele conhece os territórios em que se move, e a assunção de influências não é vergonhosa nem deslustra o resultado final, sente-se a expressão instrumental delicada de Isis, Explosions in the Sky, Katatonia, Cult of Luna ou Red Sparowes, num vocabulário familiar que transforma o som em imagem e estimula diferentes sentidos.
Vamos esperar para ver se, com a ajuda de outros músicos, o objectivo de levar os Catacombe para os palcos se torna possível, a experiência seria certamente do melhor.
De referir ainda a excelente apresentação em que o conteúdo musical vem inserido. Um layout simples mas muito original com um embrulho e uma rodela compacta a fazer lembrar um vinil, e que pode ser vosso por uns míseros 3,00€ + portes. É favor comprar!

Neptune - Gong Lake (2008, Radium)

"Gong Lake" é o primeiro disco dos Neptune a ter distribuição a nível global (para trás ficam várias edições limitadas). Um dos factos mais interessantes neste grupo é que eles usam instrumentos construídos pelos próprios músicos (guitarras feitas de ferro velho, lâminas usadas como pratos da bateria, isto para não falar de máquinas que só os gajos sabem para o que servem). Abordam o Rock de forma crua e de certeza que roubam da sucata dos Einstürzende Neubauten. O Noise, a aitude Punk e a experimentação são apenas o embrulho de um trabalho, onde por incrível que pareça, encontra-se muita melodia e alguns ritmos dançantes (quer dizer depende do tipo de dança). É um salto até ao Myspace da banda.

Myspace

Até quarta...

O reflexo da indústria discográfica

29 junho, 2008

Kranky

A Kranky tem-se mantido uma editora de referência há já vários anos. Dou alguns exemplos que me recordo, a folk obscura dos Charalambides, "The Dead Texan" disco a solo de um dos membros dos Stars of the Lid, os fantásticos Growing que através de discos como "The Sky's Run Into the Sea" deixaram a sua marca em longos drones ambientais e inquietantes, Loscil também com um excelente trabalho de drones em "Plume" e finalmente mais uma referência, Keith Fullerton Whitman que gravou "Lisbon", um disco ao vivo na Galeria Zé Dos Bois em 2005 que merece ser escutado por todos aqueles que gostam de música experimental.
Através da Kranky passaram nomes de capital importância para perceber alguma da música mais interessante dos anos 90 e da presente década - Labradford, Jessamine, Bowery Electric, Stars of the Lid, Low, Windy & Carl, Pan American, Godspeed You! Black Emperor etc.
Esta semana andei a ouvir "Précis" do músico Benoît Pioulard. Um trabalho que parte de drones luminosos para lhe juntar cândidas composições acústicas. Ambiental mas nem por isso ausente de alguma inquietação. A experimentação, os pequenos ruídos não abalam a beleza destas canções. Um piano captado como se de um velho vinil se tratasse, os dedilhados que se vão tornando cada vez mais pesados assim como a voz distante. Para todos aqueles que gostam de Folk com um pouco mais do que o cheiro a uma casa de campo este é um disco a visitar.

Quais os discos da editora Kranky que mais vos marcaram? Deixem comentários.


27 junho, 2008

Show No Mercy

A última edição da coluna "Show No Mercy", publicada no site da Pitchfork, traz entrevistas a alguns nomes recomendáveis da música "extrema" actual: Wold, Gnaw Their Tongues, Circle etc.

Ler

Próxima Rolla

A nova edição está a caminho, mas antes de divulgar mais info fica aqui o convite para tentarem acertar em quem será o grande destaque da próxima edição. Como sempre, a Rolla não segue modas nem tendências...

Randall Dunn & Sunn O)))

+ MBV


Amanhã todos os caminhos vão dar à Almada

+ info uns posts abaixo

26 junho, 2008

My Bloody Valentine

Assim foi o regresso... lindo e barulhento.

Review via Pitchfork
Vídeo

25 junho, 2008

Within the Church of Thee Overlords II

01. OM - Unitive Knowledge Of The Godhead
02. Weedeater - God Luck And Good Speed
03. Burning Witch - History Of Hell
04. Sunn O))) - Orakulum (Edit)
05. Wolves In The Throne Room - Cleansing
06. Glorior Belli - Manifesting The Raging Beast
07. Tangorodrim - Justus Ex Fide Vivit
08. Striborg - Psychedelic Nightmare
09. Burial Chamber Trio - Only Vinyl Is Real (Ultra-Mega Death Throb Edit)
10. Orthodox - Solemne Triduo
11. Boris w/ Merzbow - Flower, Sun, Rain
12. Earth - The Driver

Almadarua

Os espaços mais recentes da Rua Almada olharam-se entre si e verificaram que existe muito em comum: são espaços comerciais com uma vertente cultural forte, são espaços de cultura urbana e/ou de moda, identificam-se com as tendências artísticas contemporâneas e revivalistas e sentem um enorme gosto e prazer em trabalhar nesta Rua... decidiram, então mostrar isso mesmo... um sábado muito especial, com promoções até 30%, espaços abertos até às 24h e eventos de diversos géneros: exposições, projecções vídeo, sessões dj', cinema etc + party depois às 24h01, no espaço da Galeria Alma em Formol.

Espaços Participantes:
Embaixada Lomográfica do Porto - Lomografia
Casa Almada - Mobiliário Vintage
Quarto de Cima - Marcas, Criadores Nac e Inter. de Roupa /H e M
Maria Vai com as Outras - Livros, chás, artesanato e café concerto
Louie Louie - Loja de Discos
Alma em Formol- Galeria de Arte
Zona6 - Gravação em Vinil e Discos
Átomo 47 - Laboratório de Cinema e Fotografia
Lost Underground - Loja de Discos (Novos e Usados)

Sábado, 28 de Junho entre as 14h e as 24h
As lojas estão abertas até às 24h!!!

23 junho, 2008

Novo)))

Pára tudo, vem aí novo álbum dos Sunn O)))!!!
Greg Anderson e Stephen O' Malley encontram-se em estúdio a gravar aquele que é o sucessor de "Altar" (colaboração com Boris) e o seu sétimo álbum na carreira. Sabe-se que Attila, Oren Ambarchi e Eyvind Kang farão parte da lista de convidados e prevê-se que o mesmo seja editado no início do próximo ano. Diz-se também que será mais uma mudança de direcção...

MGR

"Às vezes tenho umas crises, tarde da noite, envolvendo álcool e telefonemas. Eu fico bêbado e afasto a minha mulher com um hálito que mistura gás mostarda com rosas."
Foi daqui que Michael Gallagher (Isis) tirou o nome para o seu projecto a solo, Mustard Gas and Roses. O livro - Matadouro 5 de Kurt Vonnegut - está disponível em formato pdf (brasileiro) aqui.

Talvez o único músico em que todos os seus álbuns foram "criticados" pela Amplificasom:
Nova Lux [Neurot Recordings 2006]
Impromptu [Neurot Recordings 2006]
Wavering On The Cresting Heft [Conspiracy Records 2007 ]
Barge Split Series Vol. 1 [Barge Recordings 2008]

Sigur Rós de volta

Dia 11 de Novembro no Campo Pequeno em Lisboa.
http://www.sigur-ros.co.uk/tour/

Vem aí novo Ephel Duath

"Through My Dog's Eyes is a generous album and we are extremely proud of it. After tons of preproductions we are ready to enter the studio this next July 14 to complete the recording sessions. We have tried to limitate intricate structures, and dissonant arrangements, offering a warm trip not too difficult to capture and appreciate. This album arrives directly to the stomach of the listener, but not using any kind of violence. The body of TMDE is massive, his eyes are delicate and gentle: what you find in a big size dog. Considering our career so far, this is the album that in the composition phase had the chance to breathe the most, and this has let us keep just the best of it. The core of every song became the song itself. We've gone through so many things while making this record that it can be felt in the music but contrary to the past the outcome is positive: no matter how painful the journey, you have to find something good in it too. This album is an ode to life, simply." www.myspace.com/ephelduath
*foto por Rui Cardoso @Fábrica de Som

22 junho, 2008

Tom Waits

O homem anda em tour (e só eu sei o quanto queria ver...). Para todos os que vão e sobretudo aqueles que continuam a sonhar, aqui fica uma entrevista...

Ler

20 junho, 2008

Mão Morta & Maya Deren

Os Mão Morta foram contratados pelo Festival de Curtas de Vila de Conde para musicarem os filmes de Maya Deren, ícone do cinema experimental. Se os bracarenses dispensam apresentações, já sobre Maya Deren há que dizer que foi (e é) uma das figuras mais importantes do cinema avant-garde influenciando cineastas como David Lynch e inspirando bandas como os Godflesh. Estou muito muito curioso para ver o resultado final até porque não encontro pontos em comum entre estas duas instituições. 5 de Julho em Vila de Conde…
O resto do programa na secção "Re Mixed" consiste na fusão de música original dos Loosers para as imagens de Stan Brahkage e de The Legendary Tiger Man (o qual repete o festival) para as curtas de Len Lye. www.curtasmetragens.pt

Ciúmes acabam com os Amesoeurs

Pelos vistos, a nova namorada do “frontman” Neige não suporta os ciúmes em relação a Audrey, ex-namorada e também elemento dos Amesoeurs.
"Ladies and Gentleman, Amesoeurs does not exist anymore. Neige has decided to split up the band, because of his new girlfriend, who is jealous of Audrey S' participation, forced him to stop everything. Winterhalter, who has nothing to do with this story, was fired too, even if he doesn’t know it yet. The same for Fursy. Conclusion : Byes, and have a nice Sunday."
De qualquer maneira, ambos parecem ter chegado a um entendimento e vão completar o novo álbum antes de acabarem definitivamente.

MBV: o regresso

Os míticos My Bloody Valentine começam hoje, em Londres, a sua muito antecipada “reunion tour” e o entusiasmo é evidente. Eis um link onde se poderá fazer o download de um dos últimos ensaios da banda: http://www.megaupload.com/pt/?d=RN8ZKMWT

WITTR no Roadburn (audio)

19 junho, 2008

Falta um mês!!!

Oto-verme

Não há nada pior, nada mesmo, que acordar com uma pimbalhada a rodar na cabeça. Mas, prometo que se logo ganharmos ouço um álbum dos Guano Apes do início ao fim.

Homenagem ou sátira?


18 junho, 2008

O fim dos Capricorns?

É o que se diz por aí... Alguém sabe algo em concreto?

Today is the Day hoje no Porto

17 junho, 2008

Primavera em blogs

Quem não gostaria de ter lá estado? Como não fomos, resta-nos as opiniões de malta amiga:

Depois do concerto...




"Delivering their final message, the rockstars run off the stage, glistening with swear, body searing with adrenaline, the adoring crowd roaring behind them. It’s a special and intimate moment for they are no longer under the scrutiny of the public. Letting their guard down, they step out of character just for a second… just for a fleeting moment. And they’ve graciously allowed me to capture it in this series titled the moment after…"
www.matthiaswilli.ch/

Rapidshare: o futuro

Começa a não haver pachorra para fazer downloads através do Rapidshare e os seus irritantes códigos...

Ulver Vs Prince

Novos EPs: o Tobin já anda aí, Mogwai chega mais tarde


16 junho, 2008

Dia C...


...de Cult of Luna.
Sai hoje o novo e muito aguardado álbum dos suecos, o sucessor do fantástico Somewhere Along the Highway. Por esta altura já todos o ouvimos, mas como ainda ninguém escreveu sobre o mesmo, serve este tópico para partilharmos adjectivos.
Avisa-se a tripulação londrina que por ordens da Earache o dito cujo não vai ser vendido nos concertos.

2009 já tem lista de espera

Review de 2006 a "Metridium Field" aqui

Tens que tar calma pá...

O Ministério da Justiça Norueguesa recusou o pedido de Liberdade Condicional ao senhor Varg-BURZUM-Vikernes por considerá-lo demasiado perigoso para a sociedade. Vikernes, que apesar de preso leva uma boa vida ou não tivesse sido pai pela segunda vez há 9 meses atrás, cumpre desde 93 uma pena de 21 anos por ter assassinado o guitarrista dos Mayhem Oystein Aarseth.

Hecatombe @Casa Viva no próximo Sábado

Músicos, DJ's e diletantes num ambiente de experimentação sónica que não tem barreiras nem convenções.

Vários espaços físicos, diversos ruídos, múltiplas imagens, uma visão.

Menos uma tarde ou noite de entretenimento aburguesado, apresentado de modo asséptico a um público anódino e que consome sem reflectir, mais um evento orientado para os artistas.
Homenagem à puerilidade e ao dada, que a Arte para além de dolorosa e intensa, seja divertida.

Não à habitual (e entendiante) estrutura de palco-artista-público. Nenhuma barreira entre os intervenientes (artistas e público) e menos formalismos levam a mais espontaneidade e mais honestidade.


Sacrifício simbólico inevitável. Solstício de Verão, ciclos de morte, sons de morte.

Cacofonia ritual para diversos intervenientes e ainda uma humilde lição sobre a realização de eventos com orçamento zero.
Tudo isto numa casa com as portas abertas (e sem porteiros a cobrar bilhetes) para quem quiser aparecer!

13 junho, 2008

Vouchers 1£

First come, first served:
Voucher 1: e813b-e3072-f73ec-44275
Voucher 2: cb6e0-ccbef-65018-91b6e
Voucher 3: 2be16-14ae2-6429d-d34e0
Expiram à meia-noite do próximo dia 15. Bom proveito ;)

Curtas...

Os Red Sparowes (agora sem Josh Graham) vão editar o próximo trabalho neste verão. É um EP digital gravado por Toshi Kasai (Melvins, Tool, Big Business) e segundo a banda “We're all very pleased with the results and can't wait for you all to hear them.”

Os Isis já têm seis músicas novas, embora todas ainda sem vozes. Novo álbum em 2009? Espero que sim..

“The Last Baron”, é o nome de um tema de 15 minutos que vai fazer parte do próximo Mastodon. Diz-se por aí que é possível que haja uma colaboração nesse mesmo álbum com um membro dos Neurosis…

"The Hawk is Howling", dos Mogwai, já tem data marcada: 22 de Setembro. A Matador é a editora responsável por este lançamento.

Apesar da data oficial de lançamento ser a véspera de S. João, eu pergunto: já ouviram o novo dos Sigur Rós? Que tal?

Sexta, Sábado e Domingo



12 junho, 2008

O melhor treinador do Euro 2008

Nunca ouvi, mas o treinador da Croácia Slavan Bilic (à esquerda) tem uma banda de metal, os Rawbau: www.myspace.com/rawbau