31 agosto, 2009

O meu festival de verão

Antes que fique sem hipotese de postar isto. Aqui fica um singelo relato dos dias passados em Guadalest.

A viagem afigurava-se complicada e não foi pelo conhecimento prévio da dificuldade que o deixou de ser.

De comboio até Mangualde. 10 horas de carro até Alicante. Perceber que Guadalest não era assim tão perto da cidade espanhola. Percorrer Kms pelos montes em infindáveis curvas e contracurvas. Calor, muito calor... Todo este esforço para perceber que os concertos iriam acontecer num espécie de campo de futebol cinco á beira estrada...

Depois do choque inicial, passa-se o dia a suar, a explorar a pequena aldeia/vila, a aproveitar o belo do lago e a beber cerveja claro.


O calor insuportável, de directa em cima e a beber cerveja desde manhã cedo levaram á pouca paciência para as bandas espanholas levaram a um blackout total ainda quando decorria o concerto da segunda banda do dia... Quando acordei já os Colour Haze se atiravam á "Love", dando assim ínicio ao encore... Definitivamente o ponto baixo da entourage ao sul da península.


Depois de uma bela noite de sono ao relento e sob o chão rochoso do sul de Espanha, o segundo dia afigurava-se mais risonho.

Saltando a parte do sol, da cerveja e das tapas e totalmente desperto para não se repetir o desastre da noite anterior, o dia de concertos inicia-se com os CAUSA SUI, dinamarqueses integrantes da mui respeitável Elektrohash e meninos do orgulho da editora alemã a julgar pelo olhar embevecido do patrãoStefan Koglek durante todo o concerto.

Dificilmente se podia pedir um final de tarde mais perfeito, o som instrumental dos Causa Sui encontra eco nos companheiros de selo Colour Haze com um certo sabor á lá Kyuss apimentado por uma sonoridade motorika swingante e a espaços jazzística a fazer jus ás excelentes "Summer Sessions" (Vol.1, 2 e 3).


Seguiram-se aqueles que são considerados os maiorais da cena psych/stoner espanhola, os VIAJE A 800. Confesso que em disco não me aquecem nem arrefecem mas em concerto a banda afirma-se como uma autêntica locomotiva psicadélica e inspira os primeiros movimentos de copo de cerveja erguida ao céu. O idioma é que ainda me faz alguma comichão...


De seguida, um dos concertos mais esperados do festival, WITCHCRAFT!

Para quem ainda não sabe, os Sabbath (circa 1969-1972) renasceram na Suécia e ficaram mais loiros. Apostados em promover o álbum mais recente "The Alchemist", não deixaram de dar um salto aos dois álbuns anteriores transformando Guadalest num cenário de prazer e diversão pura. Dedicam uma música á Rise Above e ao patrão Lee Dorrian que incrivelmente era o gajo que está a curtir um milhão ao meu lado. Notar que no final da noite os pobres nórdicos só gritavam por Portugal (o saloismo tuga ás vezes fala mais alto).



Com a tarefa ingrata de substituir os The Heads chegam os ASTRA, colectivo que a par dos Earthless e de outra banda (da qual não me recordo o nome) formam a cena psicadélica de San Diego (Mike Eginton dixit). Os ASTRA presentearam todos os presentes com uma intensa sessão ritualística entre ecos de Pink Floyd e do Kraut de Shulze e companhia.

Apostados em promover o etéreo "The Weirding", os ASTRA reduziram para metade as rotações de Guadalest e, com "The river under" ofereceram-me a música do verão de 2009. O som progressivo da banda acabou por funcionar como ponte perfeita entre Witchcraft e Earthless.


Depois de ASTRA, Guadalest entrou num universo paralelo, os EARTHLESS preparavam-se para entrar em palco e a ansiedade duplicava ao segundo...

EARTHLESS ao vivo vai mais além do conceito de concerto e assume-se como celebração total e intransmissível. Cinco músicas bastaram para quase duas horas de diversão poucas vezes anteriormente sentida. "Godspeed", "From the Ages", "Sonic Prayer", a maravilhosa cover de "Cherry Red" dos ausentes Groundhogs e o final apoteótico com "Jull" revelaram uma banda no topo da sua forma e deixam salivar por mais, muito mais.


Apesar de todos os cancelamentos, de ser um autêntico cabo das tormentas para chegar a Guadalest, do facto do festival não acontecer no castelo, do calor insuportável e do maldito café espanhol. O festival Castel de Guadalest saldou-se positivamente e deixou muitas e boas recordações. Resta saber que coelhos vai a organização sacar da cartola, da minha parte basta que tragam aqueles que cancelaram este ano e acrescentar Electric Wizard e The Sword para valer mais uma roadtrip ao sul de Espanha.

Electrozombies (Chile)

Antes que o mês acabe aqui fica uma dica.

Electrozombies from suivan on Vimeo.



Amanhã na Casa Viva com Freedoom. Entrada livre e como sempre agradece-se o donativo. 1ª parte a cargo dos Freedoom. Deverá começar pelas 20h.

http://www.myspace.com/elektrozombies

28 agosto, 2009

Orthodox: melhor banda de sempre

Orthodox - Sentencia [Alone 2009]
Escrevo estas linhas após uma audição apenas. Uma. A opinião é prematura e posso estar enganado, mas um álbum de Orthodox é um momento especial logo tinha que o partilhar.

Sentencia é o 3º álbum dos sevilhanos, tem 3 temas em 33 minutos. A espanhola Alone é novamente a editora responsável e, pelos vistos, a Southern Lord não se mostrou interessada o que prova que está a perder o fulgor pela música interessante.

Mais perto do jazz e do experimentalismo que nunca, Sentencia é o reflexo duma banda que não conhece a palavra estagnar, é mais um exemplo da evolução da sua música. Álbum para álbum vemos um trio que não se acomoda e sabe exactamente o que quer. Mesclam a sua perspectiva do metal com as suas raízes (Andaluzia) e o resultado é o álbum mais inacessível e intrigante mas também o mais recompensador dos três.

Gravado em Janeiro, o disco vê agora a luz do dia e pode ser finalmente adquirido em CD ou LP. Tanto uma edição como a outra são extramemente belas tal como um álbum destes merece. Encomendem aqui: Alone Records
Para aqueles que só agora se estão a familiarizar com a banda, aviso-vos que perderam um fantástico concerto em 2008 mas nunca é tarde. Espreitem aqui: www.myspace.com/orthodoxband
O único defeito de Sentencia é não ter sido descoberto a tempo por Jim Jarmusch, caso contrário o mestre tê-los-ia escolhido para as paletes de som quando esteve a gravar Limits of Control em Sevilha.

Tracklist:
1. Marcha de la Santa Sangre 2:40
2. Ascensión 26:27
3. ... y la Muerte No Tendrá Dominio 4:19

Ps: Pesquisem "Orthodox" aqui no tasco.

Fucked Up ainda roda

Slow Southern Steel (trailer)

26 agosto, 2009

Primeira parte de Kayo Dot

Aqui fica o belo cartaz final para o concerto de Kayo Dot. O cartaz sublime é da autoria do Hélder Costa: www.myspace.com/unreasonablebehaviour

Na primeira parte estará presente o duo formato por João Filipe (F.R.I.C.S., Sektor 304, Eskizofrénicos etc etc) na bateria e Henrique Fernandes (F.R.I.C.S, Soopa, etc, etc) no contrabaixo.

Os bilhetes estarão em breve á venda nas lojas habituais: Louie Louie, Lost Underground, Matéria Prima, Jo Jo's e Piranha.

Sweetapple: vem aí álbum


David Sylvian: Manafon em breve

O novo e aguardado álbum de David Sylvian verá a luz do dia em Setembro. Enquanto isso não acontece, é possível entretermo-nos com samples, videos, entrevistas, etc no site criado com o propósito de antecipar este lançamento: http://www.manafon.com/

Sabe-se que Manafon foi gravado entre Londres, Viena e Tóquio na companhia dos melhores: Fennesz, Evan Parker, Keith Rowe, Sachiko M, Otomo Yoshihide...

Ps: Wire

Evan Parker na Casa da Música

Novo tema dos Pelican

Strung Up From the Sky, tema que fará parte do novo álbum a sair em Outubro via Southern Lord, está a rodar no myspace da banda: http://www.myspace.com/pelican

Oceansize: o que é feito deles?

Entrevista aqui onde falam do novo EP a sair em breve, etc etc etc.

25 agosto, 2009

KK Null no Porto

O Trama deste ano promete, novamente. Segundo o last.fm, KK Null aka cérebro dos Zeni Geva, e Robert Henke com o seu projecto "Atom" vão estar no Porto de 8 a 11 de Outubro.

Que disco estrondoso!!!


Peter Brotzmann & Paal Nilssen-Love - Sweetsweat [Smalltown Superjazzz 2008]

Gostam?

Mais um excelente poster do nosso amigo Hélder Costa... Ainda esta semana vamos divulgar a primeira parte. Bilhetes à venda nos próximos dias, avisaremos através dos nossos sites. Reservas a bom ritmo.

24 agosto, 2009

E que tal um Trips à Moda do Porto 2009?

+ info em breve :)

Vai um 7'' cor de rosa?

Os Lobster juntam-se aos amigos The Sound Of Typewriters para o lançamento de um 7" cor de rosa. O lançamento fica a cargo da RockIt e Sleep City. Sai a 10 do próximo mês.
www.myspace.com/wearelobsters

Windsor for the Derby ao vivo... ou não...

Depois do melhor sushi de sempre e de uns Black Bombaim cada vez em melhor forma, vi uma banda que não foi banda, uma banda que não voltarei a ver. Os Windsor for the Derby podiam ter tido uma noite má, podiam, mas deram claramente um concerto para o cachet, um concerto sem alma, sem atitude, aborrecido... O som não foi o melhor, o atraso cansou, e o espaço, ao contrário da noite dos L'Enfance Rouge, demasiado grande onde mesmo com umas centenas de pessoas dava a noção de estar despido, mas isso são críticas para a organização. Já a banda, aquilo que se pede é que estejam onde estiverem, com ou sem palco, para uma ou mil pessoas, é que nos dêem o melhor. Enfim...
Um obrigado especial à malta que se deslocou a Braga. Daria tudo para que essa mesma malta tivesse ido a L'Enfance Rouge, esse sim foi um concerto incrível.
O terceiro concerto agenciado pela Amplificasom no juB09 será muito melhor: HEIRS dia 23 de Setembro.

BORES


Já ouviram o novo tema dos Boris? "Luna" faz parte do split com os Torche e continua no caminho esquizofrénico do Smile, álbum que na minha opinião é o auge da banda em termos de composição.

Conheci estes japoneses com o Akuma no Uta, na altura fiquei entusiasmado e nunca mais lhes perdi o rasto. Pink, Vein, Amplifier Worship, etc etc fazem parte de uma discografia extensa onde quantidade não só é sinónimo de qualidade como também de flexibilidade. Acho que não conheço uma banda com tantos discos diferentes e ao mesmo tempo a soar a si mesma.

São uma das favoritas por estes lados e o nosso concerto no Porto-Rio foi uma espécie de clímax. Lembro-me perfeitamente que foram uma das bandas mais difícieis de comunicar gerando alguns episódios engraçados, mas também me lembro da quantidade de arrepios que fabricaram em palco.
Depois da tour americana com os NIN, surgem agora dois splits: o já mencionado com os Torche e "Golden Dance Classics" com os 9dw (já o encontraram?), mas um novo LP vinha mesmo a calhar...

21 agosto, 2009

Em que editora trabalhariam?

Imaginem que são convidados para trabalharem numa editora. Qual gostariam que fosse e que álbum gostariam de lançar?

Merchandising Amplificasom

Faith No More no Sudoeste

João Veiga descreve-nos no ERODE o que terá sido uma noite memorável. Querem acrescentar mais alguma coisa?

20 agosto, 2009

Windsor for the Derby em Braga :: Entrada livre

Olá a todos,

Escrevemo-vos para vos relembrar que sábado há concerto. Os WINDSOR FOR THE DERBY vão-se estrear em Portugal num concerto em Braga agenciado pela Amplificasom. Pós-indie-rock americano com pitadas de shoegaze para fãs de Tortoise, Slint, Stereolab, etc etc. Viram o Marie Antoinette da Sofia Coppola? Se o viram então conhecem a maravilhosa The Melody of a Fallen Tree: http://www.youtube.com/watch?v=sWpvr0FuCZQ
Boa música, data única em Portugal, entrada grátis, concerto ao ar livre, bom tempo, spot bonito... Que mais é preciso para sábado irem até Braga? Ainda por cima com os fantásticos Black Bombaim a abrir?

Até lá :)

Agenda Amplificasom:
22.08 Windsor for the Derby / Braga
23.09 Heirs / Braga
24.09 KAYO DOT / PORTO
30.09 FUCK BUTTONS / PORTO
04.10 Caspian + Katabatic / Bilbao
05.10 Caspian + Katabatic / Gijón
06.10 Caspian + Katabatic / Braga
07.10 Caspian + Katabatic / Lisboa
08.10 Caspian + Katabatic / Madrid
13.11 Minsk + A Storm of Light / Madrid
14.11 Minsk + A Storm of Light + Catacombe / Bracara Festival
15.11 Minsk + A Storm of Light / Lisboa

Mais concertaços em breve!!

Abreijos,
AMPLIFICASOM

Mais uma porreira de um disco que há-de chegar


Não sei como é que o naSum desencantou isto, nem parece dele, mas gostei da toada jazzy black de Pulse/Surreal, o tema de avanço para aquele que me parece ser o 2º álbum dos Lantlôs. O sr. Neige empresta a voz à coisa, e é porreiro ouvi-lo cantar e berrar desta forma depois da desilusão que foi o álbum de Amesoeurs. Os outros temas de trabalhos anteriores que estão no myspace também não são mesmo nada de se deitar fora.

http://www.myspace.com/lantlos

Oliver Sacks: Musicofilia

Os livros são para todo o ano, mas não é mentira nenhuma se disser que nas férias há uma maior disposição para leituras. É por isso que abro este tópico. Comecei a ler este Musicofilia em pleno avião e mesmo indo a meio posso garantir-vos que é um livro imperdível.

É um livro em que Oliver Sacks, um neurologista e escritor bastante reputado, explora o lugar que a música ocupa no cérebro e como é que ela afecta a condição humana.

Apresenta "desalinhamentos musicais": um homem atingido por um relâmpago que subitamente deseja ser pianista aos quarenta e dois anos, pessoas com «amusia» para quem uma sinfonia soa a ruído de panelas, ou um homem cuja memória dura apenas sete segundos excepto quando se trata de música; fala-nos dos "earworms" que são aqueles temas que temos sempre em loop na cabeça e não sabemos porquê; pessoas musicais e não musicais; ensina-nos imensa coisa que fará com que qualquer fã da arte mais abstracta não o largue até à última página.

Sunn O))): Monoliths & Dimensions em palco

SUNN O)))
Monoliths & Dimensions Europe
October 2009 w/ Eagle Twin

17 oct. SUNN O))) @ LUFF / Lausanne
18 oct. SUNN O))) @ Feierwerk / Munich
19 oct. SUNN O))) @ Kantine / Koln
20 oct. SUNN O))) @ Tivoli / Utrecht
21 oct. SUNN O))) @ AB Box / Brussels
22 oct. SUNN O))) @ Manufaktur / Schorndorf
23 oct. SUNN O))) @ Berghain / Berlin
24 oct. SUNN O))) @ Ut Connewitz / Leipzig (w/ Daniel Higgs, James Blackshaw)
25 oct. SUNN O))) @ Unsound Festival / Krakow
27 oct. SUNN O))) @ A38 / Budapest
28 oct. SUNN O))) @ Teatar Ltd / Zagreb
29 oct. SUNN O))) @ Interzona / Verona

Mestres do Bukkake ao vivo

19 agosto, 2009

Novo tema dos Lightning Bolt!!!!!

Woodstock: já lá vão 40 anos


"It's peaceful, which is what the event was about", "And it's an honest representation of a generation. When we look at that photo I don't see Bobbi and me. I see our generation".

Lembram-se dos Aereogramme?

Iain Cook e Craig B têm uma nova banda: The Unwinding Hours

Converge: novo álbum

Outubro, vinte. Apontar na agenda não é necessário, a contagem decrescente começou para o próximo terramoto dos Converge e já ninguém descansa. Vai-se chamar Axe to Fall e terá selo da Epitaph. "Dark Horse" roda no myspace desde ontem: http://www.myspace.com/converge

First-come first-served

Your voucher code (£1): M6K21 YKWIV SJ85C JGU
Your voucher code (£1): 01770 Z49Y9 LPJ8Z QNQ
Voucher expiry date: 19th August 2009

Utech em saldos... e que saldos!!

18 agosto, 2009

Windsor for the Derby em vossa casa

Malta do sul, do Algarve a Lisboa, alguém arranja um quartinho para os Windsor for the Derby para a próxima sexta-feira? Pode ser em vossa casa correndo o risco deles vos darem em troca um concerto acústico. Sério, o concerto de Lisboa foi cancelado e não há alternativas, mas uma banda destas não se pode dar ao luxo de não tocar uma noite e ainda ter despesas de alojamento. Alguém ajuda? Apitem para amplificasom@gmail.com

Não será antes a 29 de Setembro?


Uiiiiiii que isto promete! Impossível não bulir com este ritmo.

17 agosto, 2009

O álbum mais esperado do momento também a 27 de Outubro

Jodis, an entirely new outfit involving James Plotkin (Khanate, Khlyst, Phantomsmasher, O.L.D.) Aaron Turner (ISIS, Old Man Gloom, Lotus Eaters, House of Low Culture, GREYMACHINE) and Tim Wyskida (Khanate, Blind Idiot God), is a modern exploration of restrained sonic minimalism and tonal/textural density. Jodis' "Secret House" as a whole, recalls a void, a shoreless pit, a slow nihilistic decent into absolute blankness... The vocals emote a deviating distress, one that the listener will walk away from also knowing. The guitars loom with an almost inconceivable image of stillness. The percussion possesses an irregular circularity facilitating the general disorientation encapsulating the mood of the record. In summation, a thorough listen would kick the living shit out of your aptitude for co-habituation with other humans.
Secret House Tracklisting:
1. Ascent
3. Secret House
4. Follow the Dogs
5. Little Beast
6. Waning
7. Slivers

"Promotoras vivem dias difíceis"

"Prejuízos anuais elevados complicam situação financeira de empresas como a Everything Is New e Música no Coração.
Apesar da alegria reinante nos festivais de Verão, as empresas responsáveis pela sua organização não têm razões para sorrir. As duas maiores promotoras nacionais - a Everything is New e a Música no Coração -, aliadas a uma outra mais pequena - a In Music We Trust -, apresentaram em 2007 prejuízos de quase 1,3 milhões de euros. De resto, as dificuldades no sector não são exclusivas das grandes promotoras, alastrando também às de menor dimensão. De entre um conjunto de cinco das mais conhecidas promotoras de espectáculos, aliás, apenas duas apresentaram lucros em 2007: a Ritmos & Blues e a Smog. Em 2008, as dificuldades agravaram-se, com a Everything Is New, líder do sector, a acabar o ano com prejuízos de 518,6 mil euros e a Smog - uma promotora de muito menor dimensão - de 3,5 mil euros."

27 de Outubro via Hydra

1. Into the Silent Waves
2. Another War
3. The Sound of Ice and Grass
4. An Angel Was Heard to Cry Over the City of Rome

14 agosto, 2009

Aurora em saldos

A editora com melhor nome de sempre (ok João, agora é a Dromos) está em saldos com descontos até 25%. É favor gastar o subsídio de férias em discos. http://www.aurora-b.com/intro.php

13 agosto, 2009

RIP Lester William Polfus

Lester William Polfus aka Les Paul (9-06-1915 / 13-08-2009)
Hoje, antes de carregarem no play, façam um minuto de silêncio ao criador das incríveis Les Paul.

Primeira parte de Kayo Dot: sugestões

A primeira parte de Fuck Buttons está confirmada com um projecto português muito muito bom, mas estamos com dificuldades em encontrar algo porreiro para a noite de 24 de Setembro no Passos Manuel. Quem já nos conhece sabe que tanto nós como a Lovers não gostamos de encher chouriços e apreciamos o ecletismo. Sugestões?

Amplificasom apresenta: Caspian e Katabatic em Portugal e Espanha


4.10 Bilbao
5.10 Gijón
6.10 Braga
7.10 Lisboa
8.10 Madrid
+ info em breve

Senhores, para quando o álbum?

“I’m aware of the expectations, but I don’t care. People will either like it or they won’t.”
Scott Kelly em entrevista sobre os Shrinebuilder na Rock-A-Rolla 21

Them Crooked Vultures

Josh Homme (QOTSA) + Dave Grohl (Foo Fighters) + John Paul Jones (Led Zeppelin) = Them Crooked Vultures. Álbum lá para o fim do ano. Prognósticos?

11 agosto, 2009

Vira o disco e toca...

Rome - Flowers from Exile (Trisol, 2009)

André, este é para ti. Se queres um disco com nomes de músicas que não te forcem vómitos e com letras dramáticas, profundas e tocantes a acompanhar, tens a nova proposta dos Rome.
Até porque, apesar de eu já aqui ter deixado vários comentário elogiosos sobre todos os trabalhos que antecederam Flowers from Exile, aposto que nunca ouviste :D.
Para uma entidade que compõe um disco a cada x (x nunca superior a 12) meses, o grau da sensação vira o disco e toca o mesmo será maior ou menor, consoante a sensibilidade e inclinação para uma sonoridade que, se inicialmente começou por ser mais marcial e apocalípica, prossegue no trilho do percurso recente, assentando bases na simplicidade circunspecta da voz profunda de Jerome e na elegância da guitarra acústica. Agora oficialmente um duo, Jerome faz-se acompanhar por um designer sonoro que, aparentando despir as composições de samples mais evocativos do maciço industrial, manipula todos os fields recordings, todas as vozes "estrangeiras" e todos os outros sons de forma a criar uma atmosfera sempre presente, com detalhe nos arranjos, que ajuda a dramatizar e enfatizar a melodia [oh para o que se passa ali por trás da guitarrinha e ao lado da voz em Swords to rust hearts to dust].