30 abril, 2009

Amplificasom em Barroselas

01:05 – 01:40 GREY DATURAS [ australia ] stage #2
01:45 – 02:30 YEAR OF NO LIGHT [ france ] stage #1
A décima segunda edição do melhor festival pesado português começa hoje, mas o ponto alto dar-se-á amanhã com o especial Amplificasom (:P). É óbvio que estou a brincar, mas estou entusiasmado com esta colaboração e espero que corra bem para que para o ano seja possível não só repetir como trazer mais e melhores bandas. Os horários estão aí em cima, ambas as bandas vão fechar o dia por isso apareçam!!!
Até amanhã \m/

Porto: Queima das Fitas 2009

2 de Maio
PJ Harvey @ Casa da Música

3 de Maio
Qualquer plano, mesmo que este seja não fazer nada, é melhor que Reamonn

4 de Maio
Qualquer plano, mesmo que este seja não fazer nada, é melhor que Blind Zero e o seu Miguel Guedes da Pass-LOL-Música

5 de Maio
Minsk @ Fábrica de Som

6 de Maio
Anathema @ Sá da Bandeira

7 de Maio
White Hills @ Porto-Rio

8 de Maio
Tallowate @ Galeria 110

9 de Maio
Qualquer plano, mesmo que este seja não fazer nada, é melhor que Per7ume

Ele também vem com os Minsk!!!

Bruce Lamont é um génio e anda em tour com os Minsk. Se alguém não o conhece é por distração ou não tem por hábito ler os créditos dos álbuns. Lamont não só é membro dos Yakuza como já colaborou com imensas e diversas bandas tais como Minsk, Scott Kelly, Nachtmystium, Kayo Dot, Cephalic Carnage, Om, John Cale, Battles, Sigh, Dalek, Akron Family, Borbetomagus, etc etc etc. Prepara-se agora para lançar o seu debut “Feral Songs” via Neurot e, se terça o conseguir convencer, quero que ele toque um pouco a solo entre Ketha e Minsk. Veremos…
www.myspace.com/brucelamont

Breyner 85: já alguém visitou este novo espaço portuense?

Mothlite em Vigo: falta uma semana

Mothlite (uk) + The Secret Society (es)
Teatro Roberto Vidal Bolaño, Vigo
7 de Maio, Quinta
18h30 (17h30 em PT)
Entrada livre

Como é? Bora lá combinar boleias e afins para um dos melhores concertos do ano! Eis o line-up dos Mothlite embora ainda estejamos à procura de um baterista:
Daniel O'Sullivan /// Vox + Synths + Guitar
Antti Uusimaki /// Synths + Beats
Knut Jonas Sellevold /// Synths
Christos Fanaras /// Synth + Bass

A rodar

Escritório:Carro:
Casa:

Festivais de jazz em grande forma

Jazz ao Centro (Coimbra) com Joe Mcphee, Peter Brötzman, etc. Jazz em Agosto (Lisboa) com Bill Dixon with Exploding Star Orchestra, Peter Evans, etc etc. + info:

Amplificasom Collective

Aceito a sugestão do Neuroticon e do Sérgio, vamos marcar um ensaio com a malta que participa no blog para darmos uns toques.
Este tópico serve para as inscrições (digam que instrumento tocam).

Local: Fábrica de Som, Porto
Data: uma segunda-feira
Horário: 22h
Duração: duas horas e pico
Preço: 18€ / x

Minsk + Ketha european tour

Marcamos quase tantos concertos como o agente polaco, mas a diferença entre nós e esses tipos é que nós no lugar deles teríamos posto o website e/ou logo da Amplificasom neste poster. É disto a que me refiro quando falo de protagonismo...

29 abril, 2009

Anomalia apresenta: Jarboe no Porto!!!!

Sabia da possibilidade desde a semana passada, mas só hoje me foi confirmado: a monstruosa Jarboe vem ao Passos Manuel (Porto) pelas mãos da Anomalia dia 16 de Junho. Info como bilhetes, primeira parte (pelos vistos já não é Rose Kemp), horários, etc muito em breve.
Estou tão satisfeito como se fossemos nós a organizar e desejo à Anomalia que corra tão bem como se fosse a Amplificasom. Falta cerca de mês e meio, comecem a passar a palavra!!

Procura-se baterista para tocar com os Mothlite!!!

Foi-nos pedido um baterista para tocar com a banda de Daniel O' Sullivan no concerto em Vigo do próximo dia 7 de Maio. Tínhamos duas ideias, mas infelizmente ambos estarão fora do país nesse dia. Sugestões? Dá-se prioridade a quem é local (Porto e arredores).
amplificasom@gmail.com

Vai ser o concerto do festival!!!

Pierre Anouilh (guitar)
Jérôme Alban (guitar, keyboard)
Johan Sebenne (bass, electronics)
Bertrand Sebenne (drums, keyboard)
Shiran Kaidine (guitar, vocals)
Mathieu Mégemont (drums, electronics)

Não há por aí nenhum bilhetinho a mais?

David no Roadburn: diário

"Começo a escrever na altura que o comboio parte da estação de Tilburg. Já estou com saudades da cidade e do Roadburn. Adorei a cidade, tipicamente Holandesa, pequena, limpa, cheia de raparigas lindas e sem a imagem de plástico que Amesterdão transmite. O festival foi provavelmente o melhor que irei na minha vida. A organização leva os parabéns, só pecando pelos preços da alimentação e bebidas, com destaque para a banhada que era a comida vegetariana. Nossa sorte foi um turco para comer e o Cul de Sac e as suas esplanadas envolventes para beber cerveja belga. Consegui safar dormida pelo couchsurfing para 5tugas, sendo que os 2 deuses do Barreiro ficaram numa casa cheia de roadburners malucos da Suécia, tendo o Pinto e o Pedro ficado com um professor de piano. Eu fiquei na casa da Saskia, que foi uma hoster 5 estrelas e sempre deu para falarmos das culturas dos nossos países e não ser só rock e drogas.

Passando aos concertos, perdi a virgindade com os Unfommaut, rapazes agradaveis, mas não foram surpreendentes, no final fiquei com a certeza que não eram banda para o palco principal.Vieram os Baroness, que grande concerto. O vocalista/guitarrista passou o festival possesso por Lazarus, não tendo eu ficado grande fá do disco, depois de os ver mudei de ideias, fez-se luz. Melhor concerto do 1 dia. Depois assisti a primeira música dos Minsk, na sala pequena, com um gajo chamado Steve Von Till ao meu lado. Só tendo visto a primeira música, sei que os concertos na tuga serão muito bons. Vinham os Zu no mesmo palco pequeno, sinceramente ia reticente, com medo de ouvir coisas que os Last Exis faziam a 20 anos atrás, sou mesmo estúpido, mafiosos deram o 2 melhor concerto do 1 dia, samples em espanhol de elevada qualidade, sopros gigantes, baixo pantagruesco e baterista endiabrado. Ainda apanhei 20 minutos de Alexander Tucker na sala minúscula, tocando para 20 pessoas. Daquilo que vi o rapaz safa-se em concerto. De seguida para a sala pequena, super lotada, para ver os Wolfes in the Throne Room. Gosto dos discos, mas as 3 músicas que ouvi foram uma desilusão. Parei para ver MotorPshyco no palco grande e estava a gostar até entrar a voz, fecheo o tasco pelo 1 dia. Mais copos e regresso a casa como pendura numa bicicleta.

O 2 dia começou com um concerto de Steve Von Till/Harvestman, sozinho no palco com uma guitarra eléctrica, creio que me vim uma vez durante o concerto. Metade foi músicas dos discos homónimos e a outra metade dos discos de Harvestman. No final olhei para a trupe tuga presente e estávamos todos com um grande sorriso e queixos caídos. Fui ver os Mono desconfiado como fico sempre com concertos de bandas pos-rock. No final do concerto sai da sala com a certeza de que são a melhor banda do género da actualidade. Arrastado pela multidão fui sofrer durante 4 músicas de Cathedral, tendo fugido rapidamente. Depois levaria com 1 hora de Saint Vitus, claro que não foram geniais, mas ainda me fizeram ter prazer em estar a assistir ao concerto ao contrário da tristeza que foi assistir a 3 músicas de Amon Dull. Segui viagem para o Scott Kelly na sala pequena, sozinho com uma guitarra acústica. O Scott estava falador e foi um concerto mesmo grande, colocou a sua alma a nossa frente e tocou grandes músicas, para mim foi o melhor concerto do 2 dia.

No 3 dia comecei com os Grails, sendo que foram tão bons como imaginava e deles só esperava que me fizessem cair os tomates no chão, feito que conseguiram facilmente. No final encontrei a mesma trupe tuga todas de boca aberta a pensar donde tinha surgido o comboio que nós tinha atropelado. Observei as 3 primeiras músicas de Earth, deu para ver que o concerto seria igual ao do Porto, pinga da boa. Sai a correr com a trupe Barreirense para ver o Eugene Robinson, na sala minúscula falar num microfone. Aquilo que o Eugene falou em 30 minutos será uma recordação longa na minha memória, histórias de abusos físicos sofridos na juventude e infância, sendo que a última delas não posso contar senão ele vem atrás de mim ata-me a uma cadeira e tortura-me. Passado os 30 minutos entram os Black Sun no palco e começam a tocar uma música que podia ser Godflesh circa 91,com o Eugene a alucinar na voz. Melhor spoken word da minha vida. Fui ver Six Organs sozinho com uma guitarra, para mim foi o melhor concerto do festival até essa altura. Já tinha visto concertos do Ben sozinho, com banda e nenhum foi tão bom como este. Quase chorei quando ele começa a tocar a Fire of the Mind dos Coil. Numa altura deixa a guitarra a fazer um drone e vai sozinho para o microfone, lançando uns berros a black metal que dariam muito a aprender ao vocalista dos Wolfes, simplesmente genial. Depois fui ver os OM, donde o Ben Chasny me diz “incrivel terem posto os OM e os Zeni Geva ao mesmo tempo”. O concerto foi bom, mas não foi uma pedrada, creio que o novo baterista abusa um bocado, mesmo assim ver o Al Cisneros abanar a cabeça como um pinguim enquanto bate no baixo foi muito bom.Vinham os Neurosis, claro que foi o melhor concerto do festival. A trupe tuga toda fez um círculo colada a grade, começam o concerto com a “Sun that never sets” e acabam com a Trough Silver in Blood”, naquele que foi o melhor final dum concerto que já vi na minha vida. Pelo meio tocaram a “Times of grace”,”Stones from the Sky”, “Belief” e mais 5 músicas do último disco. No final do concerto a trupe tuga toda foi para o meio da rua, levar com ar fresco, parecíamos crianças, todos a sorrir e a pensar se aquele teria sido o melhor concerto da nossa vida. Fiquei 2 horas sem ver concertos, recuperando e segui ainda atordoado para ver os Tribes of Neurot. Estavam os Neurosis no palco (incluindo o Josh Graham com uma guitarra). O concerto começou por ser electrónica cheia de repetições, sem batidas, com o baixista no velhinho sintetizador que o acompanha a há mais de 15 anos. Quando levavam como 20 minutos, o baixista agarra no baixo e começa a tocar blues queimado repetitivo, depois foram 10 minutos do que podia ser Can na fase Tago Mago, continuaram mais 20 minutos de electrónica marada e acabaram com 10 minutos de pós-rock cheio de força, daquele que já poucas bandas fazem, nos últimos 5 minutos o baterista estava possesso. Para mim foi um grande fecho para o Roadburn, todavia recordo a cara do Pedro Mendes, nós os 2 agarrados a grades e a olhar um para o outro a pensar que tudo podia ser um sonho.

No final só queria agradecer aos Holandeses e Holandesas que nós ofereceram as suas casas e nós permitiram ter dinheiro para ir ao festival. Melhor festival dos meus 29 anos de vida."

28 abril, 2009

caiman deixou de enviar para Portugal??!!

E agora onde é que vou comprar cds novos e originais acabadinhos de sair por menos de 10€ já com portes incluídos??

Minsk: falta uma semana!!!!

Vagos Open Air: primeiros nomes

Confirmações:
Katatonia [swe]
Dark Tranquility [swe]
The Gathering [hol]
Epica [hol]
Thee Orakle [pt]
Process of Guilt [pt]
Rumores:
Gojira [fr]

27 abril, 2009

Gigantic Brain, World

Se nunca tivesse ouvido falar nos Gigantic Brain e me deparasse com este trabalho gráfico, dificilmente ficaria com alguma curiosidade para os ouvir. No entanto, como me aconselharam [ei Miike, sorry naS] fervorosamente a investir os meus dois tostões, lá resolvi investigar que mistérios é que este planeta encerra.
Dizem-se influenciados por Agoraphobic Nosebleed, Flesh Parade, Stars of the Lid, Eluvium, Saxon Shore e Explosions in the Sky. Eu acrescentaria aqui Jesu, porque o 1º tema, We've reached the stars, é, inegavelmente, um derivado deste produto JKB. De resto, parece-me inevitável que se identifique na totalidade do álbum, um cruzamento entre os extremos de Agoraphobic Nosebleed e Stars of the Lid, mesmo sem se ter conhecimento prévio das bandas pelas quais eles próprios se consideram influenciados. É no contraste entre esses extremos que o ambiente Sci-Fi impera e sobrevive, entre a manipulação da violência dos frenéticos blast beats e a serenidade das paisagens ambientais. Em alternância, com curtos assomos de predomínio, mas algumas vezes também em sobreposição [The god in the flames], os dois mundos coexistem em harmonia de guerrilha, numa unificação decadente e iluminada, que denota até potencial cinematográfico.
Isto é material para agradar a gajos como eu, que tanto gostam de um mundo como de outro, o que eu não estou a ver é nada disto agradar de caras a quem é apenas adepto de um dos lados.

Ali na loja

Pronto, hoje vou comprar Long Distance Calling. Parece que é o produto em destaque no novo tasco dos Lobões. Um tasco que não inspira muita confiança, diga-se. No entanto, se a coisa se vier a revelar um fiasco procederei a um pedido de indemnização. Considerem-se avisados.

Isis: fim à vista??

A sensação com que se fica depois deste artigo que vai sair na próxima Decibel é que é provável que não ouçamos falar nos Isis após o cliclo habitual da tour do novo álbum. As razões são várias: Aaron Turner vai-se mudar para Seattle para a beira da sua namorada e todos se sentem amargos quando pensam no que foi compor e gravar o ITAOT; apesar de um excelente trabalho com o Wavering Radiant, todos os membros da banda tinham ideias e caminhos diferentes; querem e precisam de experimentar novos desafios ou, pelo menos, descansar de Isis pois têm sido 10 anos sem parar; etc etc.

Process of Guilt e Men Eater dão-nos música nova

Já voltaram?

Não ouvi mais nada no fim-de-semana

24 abril, 2009

Jarboe em Lisboa

Jarboe + Rose Kemp
15 de Junho
Santiago Alquimista
15€ / 18€
Organização: Prime Artists

Crestfall @ Checksound 14

Amplificasom special @ SWR XII

YEAR OF NO LIGHT
GREY DATURAS

Falta uma semana para o primeiro "especial Amplificasom" em Barroselas. Infelizmente não será tão bom como queríamos (os Asva cancelaram) mas as expectativas estão muito altas para os concertos dos YEAR OF NO LIGHT (duas baterias tipo Cult of Luna) e dos GREY DATURAS (quem já os viu sabe que é uma viagem do caraças)!!!
Toda a informação sobre o festival aqui: http://www.swr-fest.com/

Está quase \m/

"dark and evil"

''The new songs sound dark and evil''. ''Very early 90's thrash influenced. Lately I have been realizing the purpose of why I started Dillinger all those years ago. It was to make people truly uncomfortable and to make them not feel accepting of what is happening in their surroundings. When I was growing up I discovered metal and it interested me, I liked that it was dark and talked about the fact that the world is not all puppy dogs and ice cream cones. But then it just got ridiculous, humourous, I look at black metal bands and they are suppose to be so evil. But it's not real. It's about fiction. About goblins and the gates of hell, pretty much a bad horror movie.

The music we are writing is influenced by the feelings I get when I hear and see the real evils of this world. Horrible things that make me really question if there is a God or not. This shit is not comfortable, the world is not comfortable, babies are getting raped in your town for God sakes. Young girls are being sold as sex slaves, but most people sitting at their computers downloading music don't want to know. They want to sit on a message board or play fantasy football while their mommy makes them a sandwich.''

Ben Weinman (Dillinger Escape Plan) in Rock Sound

Scratch the Surface

Se ainda não conhecem esta zine (é portuguesa apesar de escrita em ingalês), então comecem agora com entrevista à Laura dos Kylesa: http://scratchthesurface-webzine.blogspot.com/

23 abril, 2009

Será que é para ninguém reparar na voz?!







www.myspace.com/thesounds

Amplificasom + Lovers = <3

Osso (pt) @ Porto-Rio 30/05/2007
Men Eater (pt) @ Porto-Rio 30/05/2007
Pelican (usa) @ Porto-Rio 30/05/2007
Larkin (pt) @ Porto-Rio 15/06/2007
Capricorns (uk) @ Porto-Rio 15/06/2007
Lair of the Minotaur (usa) @ Porto-Rio 15/06/2007
Chang Ffos (cro) @ Casa Viva 15/11/2007
Suma (swe) @ Casa Viva 15/11/2007
Growing (usa) @ Porto-Rio 26/05/2008
Boris (jap) @ Porto-Rio 26/05/2008
Thee Silver Mount Zion (can) @ Passos Manuel 01/11/2008
Six Organs of Admittance (usa) @ Passos Manuel 08/11/2008
James Blackshaw (uk) @ Passos Manuel 08/11/2008
Sic Alps (usa) @ Maus Hábitos 08/11/2008
Wooden Shjips (usa) @ Maus Hábitos 08/11/2008
Jorge Coelho (pt) @ Passos Manuel 31/03/2009
Earth (usa) @ Passos Manuel 31/03/2009
Quando será o próximo?

Chord (Neurot): alguém arranja?

Chord is a minimalist drone collective that relies on few structural components. They are not concerned with, nor do they attempt to play, songs. Their goal is the achieving of "chord" -- the melding of separate sustained notes into a single unified aural entity. And while the "chords" themselves are relatively simple in construct (even when attempting challenging chords), the complexity of Chord in action lies within the enormity of the texture it produces. To be in the presence of chord achieved is transcendent. www.myspace.com/dronecollective

Beija o ânus dum gato preto

KISS THE ANUS OF A BLACK CAT - The Nebulous Dreams [Conspiracy 2008]

Este disco dos Kiss the Anus of a Black Cat roda há uns dias e é esquisito (não só o nome), mas bem construído. Folk apocalíptico, dizem os gajos, mas gostava de ler as opiniões de fãs dos Current 93, gostava mesmo.

16 de Maio, 2009


By rodolfo @Team Kali

22 abril, 2009

Out.Fest 2009: os primeiros nomes

William Basinski Whitehouse
Spectrum
Ducktails
Gala Drop
Loosers
Tomutonttu
Cian Nugent

Cailesa

Kylesa - Static Tensions [Prosthetic Records 2009]

O sol quentinho voltou, bate no párabrisas do carro e com esta merda a rodar bem alto então temos a viagem perfeita. Eu já os curtia, mas não morria de amores. Aliás, nem estive com pressa para o comprar na loja do pássaro. Mas, agora que isto roda compulsivamente, há que admitir que não só é o melhor disco deles como um dos melhores paridos este ano. Grandes voos se esperam desta banda, atingiram a maturidade e não há um momento neste álbum que possa ser considerado como desperdício. Ah, as duas baterias e a voz de Laura Pleasants são a alma. Que riffalhado do car*lh*!!!

Rock-A-Rolla também no Beco

Bracarenses e malta dos arredores, a Rolla já pode ser adquirida na vossa cidade. Apareçam no belo espaço Beco com Saída, bebam um copo, vejam as exposições, espreitem os vinis que estão à venda e comprem a revistinha. www.becocomsaida.pt/index.html

Amplificasom @ Antena 1

Foi hoje à uma e tal, alguém ouviu?

Uma semana depois...

Uma semana depois, aqui fica a gravação do belo concerto dos This Will Destroy You: Obrigado Daniel!!!

"Sinto o cheiro a carne queimada e peço a deus que seja humana"

A tirada é do Stage Diving, mas a verdade é que Morrissey abandonou o palco de Coachella devido ao cheiro dos hamburguers!! Já vi os Oasis serem corridos do palco à garrafada, os Nickelback à pedrada, etc etc, mas pelo cheiro a comida não e confesso que admiro a atitude dele apesar de conhecer o seu feitio sui generis.

21 abril, 2009

Minsk no Porto :: 5 de Maio


Olá a todos,

A experiência diz-nos para não organizarmos concertos na semana da Queima das Fitas, mas não se pode nem queremos dizer que não a uma banda como os MINSK. Em menos de um mês conseguimos agendar seis concertos e os Minsk, banda super respeitada da Relapse, vão finalmente estrear-se em Portugal e apresentar o novo álbum. Para quem não conhece, imaginem uns Neurosis tribais, imaginem um concerto de jazz, sludge, doom, stoner, black metal. Ou não, parem de imaginar e marquem na agenda:

MINSK (us)
KETHA (pl)
Fábrica de Som, Porto
5 de Maio, terça
22h
7€ c/ reserva
8€ no dia

A entrada é limitada a 90 pessoas, garantam o vosso lugar e ao preço mínimo para amplificasom@gmail.com

Dia 4 há concerto em Lisboa!! A Ritual Som nasceu em A Storm of Light e está aí para ficar por isso contem com concerto no Transmission que fica no Cais do Sodré. A capital andava desaparecida, mas os concertos desta dimensão e qualidade só voltarão com o vosso apoio e presença. Apareçam!!
Reservas para aqui: ritualsom@gmail.com

Entretanto, amanhã vamos colocar no blog a gravação do concerto de This Will Destroy You. Foi mais uma excelente noite e sem dúvida que temos de vos agradecer. Em noites de concertos pouco é o tempo para conviver, mas fica aqui a um obrigado a todos os que apareceram, a todos os amigos do costume, a todos os que vieram de longe, a todos que apareceram a horas, a todos que nos deram apoio e bitaites cheios de força para continuar, etc etc. Por muito prazer que eu e o Jorge tenhamos com isto, nunca resultaria sem vocês. Assim, estamos aqui para lutar contra quem tivermos de lutar e a continuar a trazer estas bandas que tanto gostamos.

Até breve e obrigado.

André & Jorge,
AMPLIFICASOM

Agenda Amplificasom:
01/05 Year of no Light + Grey Daturas @ SWR XII, Barroselas
05/05 Minsk + Ketha @ Fábrica de Som, Porto
16/05 Kongh @ Fábrica de Som, Porto

Sonic Youth: novo tema!!!!!!!!!!!!!!

Faltam duas semanas!!!

Reservas Porto (7€): amplificasom@gmail.com
Reservas Lisboa (8€): ritualsom@gmail.com
Design por Hélder Costa

Já fizeram as malas?

20 abril, 2009

Mono em Madrid

Vários tópicos sobre o concerto dos Mono em Madrid no blog do nosso amigo Tiago: http://interventiooon.blogspot.com/